A Sucker Punch vai manter-se fiel à sua abordagem de trabalhar apenas num projeto de cada vez, mesmo depois do lançamento de Ghost of Yotei. Quem esperava ver o estúdio a desenvolver simultaneamente um novo Ghost, um regresso de Sly Cooper e talvez um remaster de InFamous terá de continuar à espera.
Brian Fleming, cofundador e diretor do estúdio, explicou numa entrevista à VGC que esta escolha tem tudo a ver com a filosofia da empresa: manter o foco e dar tempo para iteração. Embora seja uma das equipas da PlayStation, a Sucker Punch prefere manter-se relativamente pequena em termos de dimensão triple-A, e isso significa ter de fazer escolhas difíceis.
“A verdade é que, façamos o que fizermos a seguir – seja continuar com Ghost ou voltar ao Sly – a decisão é mesmo limitada por valorizarmos muito o foco e o tempo para iterar, o que significa que só conseguimos fazer uma coisa de cada vez”, afirmou Fleming. Se o estúdio fosse bom a fazer malabarismos com quatro projetos ao mesmo tempo, haveria remasters, pedidos dos fãs concretizados, várias frentes abertas. Mas não é assim que trabalham.
O diretor compara a escolha do próximo projeto a decidir que universidade frequentar ou que curso tirar, mas fazendo-o a cada cinco anos. “Podes ir para Cambridge, para a UCLA ou juntar-te aos Corpos da Paz, mas só consegues escolher uma dessas opções para os próximos cinco anos. É uma decisão enorme que exige reflexão cuidada”.
Estúdio mantém filosofia de focar numa só coisa e escolher bem o que faz a cada cinco anos
A Sucker Punch vai celebrar 30 anos em 2027, e muitos fãs esperam ver um regresso de franquias clássicas como Sly Cooper ou InFamous. Fleming admite que a diversidade de expectativas é um desafio tanto interno como externo. O estúdio tem agora funcionários que são filhos de antigos empregados, e pessoas que nem sequer tinham nascido quando a empresa foi fundada.
As mudanças entre Sly, InFamous e Ghost também significaram perder elementos da equipa ao longo do caminho. Quando decides abandonar Tsushima, não estás apenas a deixar para trás um cenário e atores, também há empregados que fizeram parte do estúdio durante a última década mas que não querem trabalhar num jogo histórico, e por isso saem.
O diretor de InFamous disse recentemente que adoraria revisitar a franquia um dia, mas deixou claro que não há planos concretos nesse sentido neste momento. Com o lançamento de Ghost of Yotei: Legends previsto para o próximo ano, a equipa terá depois de voltar a sentar-se e fazer aquela escolha crucial: qual vai ser o próximo grande projeto dos próximos cinco anos?