Sonic Racing: CrossWorlds é o sucessor de Team Sonic Racing (2019) e Sonic & All-Stars Racing Transformed (2012) nesta série de corridas spinoff de Sonic the Hedgehog, deixando de ser desenvolvido pela Sumo Digital e passando agora para as mãos da Sonic Team da SEGA.
A grande novidade vem juntamente com o subtítulo, a mecânica “CrossWorlds”, que faz com que Travel Rings para outras pistas apareçam durante a 2ª das 3 voltas de uma corrida, levando os corredores para 1 de 15 destinos diferentes ou, no caso da corrida final de um Grand Prix, a última corrida contará com uma volta em cada uma das pistas anteriores do GP. Há 24 pistas diferentes distribuídas por 8 GP’s, em localizações baseadas/inspiradas em vários jogos do histórico de Sonic, desde Sonic Adventure a Sonic Frontiers.
Os jogadores podem escolher entre 24 personagens jogáveis iniciais, com várias mais já anunciadas, disponíveis através de um season pass, e que irá adicionar personagens não só de Sonic e outras franchises da SEGA, como Nights, Hatsune Miku, e Ichiban Kasuga de Yakuza: Like a Dragon, mas também personagens convidadas como Steve e Alex de Minecraft, Spongebob e Patrick de Spongebob Squarepants e Mega Man e Proto Man de Mega Man. Com as personagens adicionais planeadas, CrossWorlds irá contar com a maior lista de todos os jogos da série!
Outra novidade é o nível de personalização de veículos, com as personagens livres de usar qualquer veículo, sendo que é possível misturar peças de diferentes veículos, assim como alterar completamente as suas cores e acabamentos, e ainda acrescentar stickers e decalques para fazer criações completamente únicas ao gosto de cada um. Os veículos podem ser várias classes diferentes de carros de corrida (que se transformarão em barcos e aviões à medida dos trajectos das pistas, tal como em All-Stars Racing Transformed) ou hoverboards Extreme Gear, saídos directamente da série Sonic Riders!
De resto, mantêm-se as familiares mecânicas da série como os drifts e os truques aéreos durante os saltos para dar boost extra, uma colecção de items para usar como armas contra os adversários durante as corridas, assim como os icónicos anéis que aumentam a nossa velocidade máxima, mas que podemos perder ao ser atacados ou ao colidir com obstáculos na pista.
Fora dos modos de corrida ditos “normais”, há também um conjunto de modos de corridas com objectivos cooperativos (ao jeito de Team Sonic Racing), onde os corredores formam equipas para juntar pontos colaborativamente, entreajudando-se e partilhando power-ups para cumprir propósitos diferentes – ficar em primeiro na corrida NÃO garante a vitória!
Tudo isto permite ao jogador ganhar Donpa Tickets, que depois podem ser utilizados na loja in-game para comprar novos veículos e alguns desbloqueáveis. Infelizmente, é aqui que CrossWorld acaba por perder um pouco, visto que acaba por se tornar um pouco “grindy” e repetitivo dado o conteúdo disponível no lançamento, com items bastante caros na loja para a quantidade de tickets que se ganha em cada actividade, e escolhas estranhas como a necessidade de gastar tickets para reiniciar uma corrida que esteja a correr menos bem…
Como muitos jogos da era moderna, Sonic Racing: CrossWorlds apresenta muito boas bases, mas acaba por se perder na promessa do conteúdo que o tornará genuinamente incrível… eventualmente! (em vez de este estar disponível desde o lançamento), que acaba por entrar também na questão da monetização e da aparente necessidade que todos os jogos têm em ter um (ou vários!) season pass pagos… Como se já não fosse suficiente, ainda tem uma progressão relativamente lenta que nos obriga a afundar horas e horas para desbloquearmos os nossos goodies… Mas vá, pelo menos… o gameplay está de facto ao mais alto nível que a série nos apresentou até hoje, e quem investir no season pass, terá bastantes novidades para aguardar no futuro.
Review por Tiago Vasconcelos.









