![]()
Greg Street, diretor do Fantastic Pixel Castle, confirmou através do LinkedIn que o estúdio vai encerrar no dia 17 de novembro. A notícia surge pouco tempo depois de a NetEase ter cortado o financiamento ao projeto, deixando a equipa numa corrida contra o tempo para encontrar alternativas.
O estúdio tinha sido criado em 2023 pela NetEase e estava a desenvolver um MMO de fantasia AAA com o nome de código “Ghost”. Street, que antes de liderar este projeto trabalhou como lead systems designer em World of Warcraft, não esconde a dificuldade do momento mas mantém uma porta aberta à possibilidade de continuar.
“Embora ainda exista uma hipótese de conseguirmos financiamento depois dessa data, vai depender de quantos membros da equipa ficarem”, escreveu Street. “Adoraríamos fazer o nosso jogo, mas a primeira prioridade é ajudar os nossos developers a encontrar emprego, seja num indie studio Fantastic Pixel Castle 2.0, ou em muitas outras excelentes empresas de jogos e tecnologia que existem por aí”.
A situação coloca em risco os postos de trabalho de toda a equipa do estúdio. Street agradeceu publicamente às dezenas de pessoas que tentaram ajudar a angariar capital ou que fizeram apresentações a potenciais investidores, admitindo que esses gestos o deixaram humilde. Segundo o responsável, basta um desses contactos resultar para mudar o cenário.
Há poucas semanas, quando a NetEase anunciou pela primeira vez a retirada do financiamento, Street tinha elogiado a postura da empresa, descrevendo-a como “graciosa e apoiante” durante a procura de um novo publisher. Agora, com o prazo definido para metade de novembro, as opções estreitam-se.
“À nossa equipa, agradeço por terem vindo comigo nesta jornada, e esperemos que possamos continuar a trabalhar juntos”, acrescentou Street na sua mensagem. Aos apoiantes da NetEase, deixou também uma palavra de reconhecimento por terem apostado no projeto desde o início.








