
Durante anos, os fãs de NieR: Automata têm feito uma piada recorrente: Yoko Taro não faz nada. O criador japonês, conhecido pela sua abordagem excêntrica e filosófica aos videojogos, não lança um título principal desde 2017, alimentando a perceção de que estaria inativo. Mas a realidade é bem diferente.
Num painel na convenção de videojogos G-CON 2025, realizada na Coreia do Sul, Yoko Taro apareceu ao lado de Hideki Kamiya, fundador do estúdio Clovers e diretor de Bayonetta, para discutir filosofia de design e processos criativos. A conversa, reportada pelo site japonês 4Gamer, revelou algo inesperado, Yoko Taro tem estado bastante ocupado nos últimos anos, só que nenhum dos seus projetos chegou a ver a luz do dia.
Quando questionado sobre atualizações dos seus projetos mais recentes, Hideki Kamiya mencionou que o estúdio Clovers tem trabalhado de forma constante na sequela de Ōkami, enquanto expande a sua equipa de desenvolvimento. A resposta de Yoko Taro, por outro lado, foi reveladora de uma realidade frustrante.
“Recebo muitas perguntas como ‘Porque não estás a fazer uma nova sequela de NieR?’ ou ‘Yoko Taro não está a fazer nada’, mas isso acontece porque recentemente muitos dos projetos nos quais estive envolvido foram descontinuados a meio do desenvolvimento”, explicou o criador. “Na verdade, estive a trabalhar em algumas coisas, só que nunca chegaram ao público. Recebi por isso, portanto pessoalmente não tenho problemas, mas as pessoas parecem pensar que não fiz nada só porque nenhum do trabalho que realizei foi lançado”.

A declaração esclarece finalmente o silêncio prolongado em torno do trabalho de Yoko Taro. O criador não especificou as circunstâncias ou razões pelas quais estes projetos foram cancelados, mas deixou claro que o problema não foi falta de iniciativa da sua parte.
Apesar da frustração que poderia resultar de ver tanto trabalho descartado, Yoko Taro mantém uma abordagem surpreendentemente otimista. Para ele, o cancelamento de projetos não representa necessariamente algo negativo, especialmente quando comparado com a alternativa de lançar algo medíocre.
“Não vejo isso como algo negativo” afirmou. “Acredito que se vou lançar algo estranho, seria melhor não lançar nada”.
Esta filosofia reflete a reputação de Yoko Taro como criador que prioriza a qualidade e a singularidade acima de tudo, mesmo que isso signifique falhar várias vezes antes de criar algo verdadeiramente memorável. É uma abordagem que contrasta fortemente com a pressão da indústria para produzir constantemente novos títulos.
O último grande projeto de Yoko Taro foi NieR: Automata, lançado em 2017 para PlayStation 4 e PC. O jogo tornou-se num fenómeno cultural, elevando o criador de culto a uma figura importante na indústria. Desde então, apenas trabalhou como diretor criativo na trilogia Voice of Cards e em alguns jogos mobile publicados pela Square Enix.

Vale lembrar que em 2023, durante a G-CON desse ano, Yoko Taro e o produtor da série NieR, Yosuke Saito, mencionaram estar a trabalhar num projeto separado de NieR e que gostariam de falar sobre ele em 2024. Esse anúncio nunca aconteceu, e é possível que este seja um dos projetos cancelados mencionados agora. Na mesma ocasião, Saito declarou que a série NieR continuaria “enquanto Yoko Taro estiver vivo”, mas também admitiu que circunstâncias externas impediam o desenvolvimento de um novo capítulo naquele momento.
Muitos fãs esperavam que 2027 pudesse trazer uma revitalização da franquia NieR, coincidindo com o 10.º aniversário de Automata. No entanto, baseado nas declarações recentes de Yoko Taro, as hipóteses de isso acontecer parecem reduzidas. Ainda assim, o facto de o criador estar ativamente envolvido em múltiplos projetos sugere que pode ser apenas uma questão de tempo até que anuncie algo novo.
A franqueza de Yoko Taro ao abordar esta situação é característica da sua personalidade pública. Conhecido por usar sempre uma máscara em aparições públicas e por comentários não convencionais sobre a indústria, o criador japonês mantém uma relação única com os seus fãs. Mais cedo este ano, chegou a prever que a inteligência artificial poderá tornar todos os criadores de videojogos desempregados dentro de 50 anos, dizendo que “os criadores de jogos poderão ser tratados como bardos errantes” quando isso acontecer.
Por agora, os fãs de Yoko Taro terão de continuar a aguardar pacientemente, sabendo que o criador está a trabalhar nos bastidores, mesmo que esses esforços não resultem em lançamentos imediatos. E quando finalmente surgir um novo projeto, será certamente algo distintivamente “Yoko Taro”, estranho, filosófico e inesquecível.









