Publicado no Japão pela revista seinen Big Comic Superior, da editora Shogakukan, entre dezembro de 2020 e maio de 2024, o mangá Fobia possui história de Katsunori Hara e desenhos de Yukiko Goto. A obra possui um sucesso considerável, sendo inclusive recomendado pelo mestre do horror Junji Ito.

A obra está chegando ao Brasil pela Editora JBC em três volumes, o primeiro volume possui 200 páginas, com formato 15,0 x 21,0 cm, capa cartão com orelhas, com papel pólen bold 90g e custando R$59,90.

Sinopse de Fobia (Volume 1)

Prepare sua mente para encarar seus maiores medos. Fobia traz uma coletânea de histórias que farão até sua alma se arrepiar de pavor. Ao longo de cinco contos repletos de terror e de um suspense sufocante, sua própria sanidade será testada além do limite.

Diferente do que conhecemos em filmes e séries de terror aqui no Ocidente, obras do leste-asiatico voltadas para este tipo de gênero fazem o uso do terror de uma forma bastante interessante. No lugar de um ser violento em busca de um objetivo e que faz vítimas em seu caminho, em Fobia somos apresentados a um terror psicológico em que situações cotidianas são exageradas em diversos níveis. No decorrer dos cinco contos somos apresentados a coisas que são simples para algumas pessoas, mas que para outras são fobias reais.

Praticamente não temos nada de fantasmas, espíritos ou seres mágicos, neste primeiro volume de Fobia é a imaginação da mente humana que gera as situações mostradas no mangá, envolvendo relacionamentos, ansiedades e outras coisas que fazem o ser humano agir em determinadas situações. Gostei que em algumas situações os exageros chegam a ser engraçados, em outras chegam a ser grotescos, mas sempre mostrando como o psicológico são gatilhos para muitas de situações apresentadas nos contos dos mangás.

Existe a possibilidade de que algumas pessoas se identifiquem por terem algumas das fobias apresentadas neste primeiro volume, apesar das situações exageradas serem apenas uma forma para discutir como algumas fobias podem afetar negativamente a vida das pessoas. Mas, por outro lado, achei que neste primeiro volume o uso de atos sexuais ocorrem de forma repetitiva, as vezes esse uso ocorre fazendo sentido para a historia do conto, já em outros ele parece ser usado apenas como uma forma de fan-service.

A arte de Yukiko Goto funciona muito bem com os roteiros de Katsunori Hara, fazendo com que muitas das fobias apresentadas neste volume tenham um lado de suspense e tensão bem construídos. Existem alguns momentos de impacto visual por causa da tensão que vai escalando naturalmente, mas nada que chegue ao grotesco. Já os momentos sexuais da obra chegam a ser um pouco alongados em alguns momentos, então se prepare para se constranger se tentar ler este mangá em público.

No geral, o primeiro volume de Fobia acaba sendo uma apresentação interessante. Com pequenos contos que se utilizam de histórias de suspense para abordar como fobias podem impactar as pessoas, o mangá usa do exagero para trazer à tona essa abordagem. O mangá tem uma arte que funciona junto do roteiro e com alguns momentos de impacto visual que vem da tensão que vai escalando naturalmente, a obra é recomendada para quem gosta de mangás em que o terror está dentro da mente das pessoas.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments