Mais...
    InícioJogosAMD FSR Redstone já está disponível em exclusivo para as placas gráficas...

    AMD FSR Redstone já está disponível em exclusivo para as placas gráficas AMD Radeon RX 9000

    Mas a meio gás

    A AMD anunciou que a tecnologia de Super Sampling, AMD FSR Redstone já está disponível em exclusivo através dos drivers AMD Radeon Software Adrenalin 25.12.1 para placas gráficas RDNA5, nomeadamente a série AMD Radeon RX 9000.

    Apesar das expectativas, e tal como no mês anterior, a AMD não disponibilizou ainda todos os quatro componentes principais que compõem o ecossistema Redstone. Pelo menos um deles só chegará em 2026, e outra funcionalidade volta a ficar limitada a um único jogo, Call of Duty: Black Ops 7.

    À semelhança da NVIDIA DLSS 4, a FSR Redstone deixa de ser apenas uma tecnologia de upscaling e geração de fotogramas, permanecerá exclusiva às Radeon RX 9000, mas só funcionará em jogos que já suportavam FSR 3.1 e vai atuar como uma substituição direta. Graças a isso, terá suporte em mais de 200 jogos até ao final de 2025.

    A FSR Frame Generation, anteriormente conhecida como ML Frame Generation integra também o pacote Redstone. Estará disponível em mais de 30 jogos até ao final do ano. Segundo a AMD, esta tecnologia foi desenhada para proporcionar gameplay suave e com framerates elevados ao utilizando uma rede neural treinada em cenários exigentes para reduzir artefactos temporais e corrigir problemas de sombras.

    Já a FSR Radiance Caching não chegará este ano e prevista apenas para 2026. Esta funcionalidade acelera o ray tracing e reduz custos no cálculo de iluminação. Trata-se de uma técnica de iluminação global que armazena luz indireta em pontos específicos da cena e reutiliza essa informação para diminuir o número de raios e interações a calcular. Isto permite acelerar efeitos como iluminação ambiente, luz indireta e reflexos suaves, desde que as condições de iluminação não variem excessivamente nas regiões armazenadas.

    Por fim, a FSR Ray Regeneration chegará a mais jogos no futuro, mas permanece, para já, exclusivo de Call of Duty: Black Ops 7. Tal como acontece com a DLSS Ray Reconstruction da NVIDIA, a sua implementação depende dos programadores e promete melhorar iluminação e reflexos realistas.

    A AMD afirma que o conjunto Redstone pode alcançar até 3,3× mais desempenho em média quando comparado com resolução 4K nativa ao combinar upscaling com geração de fotogramas. O FSR Redstone SDK está igualmente disponível a partir de hoje, com integração simplificada via DLL, o que deverá facilitar a adoção por parte dos estúdios.

    Apesar disso, o lançamento está a ser visto como algo dececionante por parte da comunidade, uma vez que o pacote Redstone chega incompleto e, sobretudo, porque ao contrário do que alguns executivos da AMD haviam deixado entender  não existe suporte para as arquiteturas anteriores.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares