Mais...
    InícioJogosTomb Raider: Legacy of Atlantis vai ser mais fácil do que o...

    Tomb Raider: Legacy of Atlantis vai ser mais fácil do que o original

    A Crystal Dynamics confirma ajustes de dificuldade para "gostos modernos dos jogadores", mas promete manter as armadilhas icónicas

    Quem jogou o Tomb Raider original em 1996 sabe, o jogo era brutalmente difícil. Mortes instantâneas por todo o lado, espigões que apareciam do nada, pedras gigantes a rolar sem aviso, e uma filosofia de design baseada em tentativa e erro que fazia os jogadores morrerem dezenas de vezes antes de descobrirem o caminho certo. Agora, com Tomb Raider: Legacy of Atlantis confirmado para 2026, a Crystal Dynamics admite que vai ajustar essa dificuldade brutal para se adequar aos tempos modernos.

    Durante uma apresentação para a imprensa, Will Kerslake da Crystal Dynamics foi questionado sobre a abordagem à dificuldade do remake, especialmente considerando todas as situações de morte instantânea que os jogadores enfrentavam no título original. A resposta de Kerslake foi clara: “Parte de reimaginar um jogo corretamente é ajustar esse jogo evoluindo para os gostos modernos dos jogadores”.

    Mas isso não significa que a experiência core de Tomb Raider vai mudar. Kerslake garantiu que “é central para a experiência Tomb Raider que existam puzzles no combate e travessia e ação desafiadora”. Apontando para o trailer de Legacy of Atlantis, acrescentou: “Verás grandes bolas a rolar, e tu sabes, as coisas que esperas num jogo Tomb Raider vão estar lá às pazadas”.

    O anúncio duplo nos The Game Awards 2025 foi uma agradável surpresa para os fãs. Legacy of Atlantis é um remake completo do primeiro jogo, construído de raiz, enquanto Tomb Raider: Catalyst será um jogo inteiramente novo que chega em 2027. Ambos os títulos contarão com Alix Wilton Regan, conhecida pelos seus trabalhos em Dragon Age: Inquisition, Cyberpunk 2077 e Mass Effect 3, como a nova voz de Lara Croft.

    Para quem não se lembra ou nunca jogou, o Tomb Raider original de 1996 era genuinamente punitivo. Alguns dos problemas de dificuldade deviam-se ao facto de que, como acontecia com Crash Bandicoot ao tentar atravessar níveis, os polígonos às vezes não correspondiam a onde supostamente devias estar, resultando em cenas de morte bastante brutais.

    Quando Tomb Raider: Anniversary foi lançado em 2007, o jogo já tinha encontrado uma solução para a dificuldade do original, adicionando quick-time events para ultrapassar as situações de morte instantânea. Na altura, foi considerado uma grande melhoria.

    Kerslake explicou a filosofia por trás do projeto: “Queremos honrar o legado desse jogo original, modernizando-o com uma experiência de jogabilidade e uma fidelidade que agora é possível no Unreal 5. Passaram-se 30 anos de tecnologia desde 1996, então isso não é uma coisa fácil de fazer, mas em última análise o nosso objetivo aí é fazer com que se sinta como se sentiu quando jogaste pela primeira vez, mas que jogue como um jogo moderno”.

    Kerslake elaborou ainda mais: “As realidades de 1996 e 2026 são diferentes. Queremos que Tomb Raider: Legacy of Atlantis evoque os mesmos sentimentos da primeira vez que jogaste, mas tem de ser uma experiência de jogo moderna quando a jogares. Mantivemos a Lara confiante e a maioria dos puzzles, mas tivemos de reconstruir completamente os sistemas de combate e exploração”.

    Cocriador de Tomb Raider prefere mundos novos a mais um remake

    Esta não é a primeira vez que a Lara regressa à sua primeira aventura. Tomb Raider: Anniversary, lançado em 2007, já era um remake do original. Mas Legacy of Atlantis promete ir muito mais longe, aproveitando 30 anos de evolução tecnológica e de design de jogos.

    Desenvolvido em parceria entre a Crystal Dynamics e a Flying Wild Hog, o estúdio polaco por trás de Hard Reset, Shadow Warrior, Trek to Yomi e Evil West, Tomb Raider: Legacy of Atlantis apresenta visuais deslumbrantes impulsionados pelo Unreal Engine 5, design de jogo moderno e novas surpresas que honram o espírito e atmosfera do jogo original.

    Segundo o PlayStation Blog, o jogo permitirá aos jogadores explorarem localizações exóticas perdidas no tempo, desde as selvas do Peru às ruínas antigas da Grécia, os desertos do Egito e uma misteriosa ilha mediterrânica envolta em mito. Os jogadores terão de atravessar paisagens traiçoeiras, resolver engenhos mortais e enfrentar predadores letais enquanto caçam as peças dispersas do Scion, um artefacto de poder imensurável.

    Tomb Raider: Legacy of Atlantis será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC via Steam em 2026. O trailer de revelação mostra uma Lara Croft reminiscente do seu design de 1996 com um pouco mais de cor, modernidade e polígonos, assim como puzzles e platforming traiçoeiros, um dinossauro e muito mais.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares