Mais...
    InícioMangaMangá Tsubame wa Modotte Konai termina em Janeiro 2026

    Mangá Tsubame wa Modotte Konai termina em Janeiro 2026

    Tsubame wa Modotte Konai vol 1 cover (1)

    O mangá Tsubame wa Modotte Konai (A Andorinha Não Vai Voltar), vai terminar na próxima edição da revista Cocohana da editora Shueisha, que será publicada em janeiro. A adaptação do romance de Natsuo Kirino pela mangaká Eri Sakai, criadora de He’s Expecting, começou a ser publicada em fevereiro de 2024.

    A história centra-se em Riki, uma mulher de 29 anos que abandona o seu trabalho como cuidadora na sua cidade natal em Hokkaido e muda-se para Tóquio para trabalhar num hospital. No entanto, o trabalho exaustivo e irregular deixa-a com problemas financeiros. Quando a colega Teru lhe fala de um trabalho secundário bem remunerado, Riki dirige-se à filial japonesa da Arte, uma clínica americana especializada em tecnologia reprodutiva assistida, para se tornar mãe de substituição.

    O romance original de Natsuo Kirino foi publicado em março de 2022 e conquistou dois dos mais prestigiados prémios literários japoneses: o Prémio de Arte Mainichi em 2022 e o Prémio Yoshikawa Eiji de ficção popular em 2023. Kirino é mais famosa pelo seu romance noir Out, de 1997, um sucesso internacional que foi publicado em tradução inglesa por Stephen Snyder em 2004.

    A escolha de Eri Sakai para adaptar a obra fazia sentido, dado o seu histórico com temas relacionados com gravidez e questões reprodutivas. Sakai publicou o mangá He’s Expecting em 2012 na revista Be Love da Kodansha, obra que explora um mundo onde homens podem engravidar. O mangá inspirou uma série live-action que estreou em abril de 2022 na Netflix e na TV Tokyo, protagonizada por Takumi Saitoh.

    O romance de Kirino aborda as intersecções entre classe social e questões reprodutivas. Riki é enfermeira e vive em Hokkaido quando decide concretizar o sonho de viver em Tóquio, encontrando emprego num hospital na capital. No entanto, rapidamente fica esgotada pelas exigências da posição não regular. Em dificuldades financeiras, fica a saber através de uma colega sobre um trabalho secundário bem remunerado e visita uma clínica onde uma famosa bailarina e o seu marido procuram uma mãe de substituição.

    Natsuo Kirino estabeleceu-se como uma voz crítica sobre o patriarcado com Out, um bestseller internacional sobre mulheres marginalizadas que trabalham no turno da noite numa fábrica de bento e se unem para encobrir um assassinato. Seguiu-se Grotesque e Real World, obras que exploram questões como prostituição, expectativas de género, pressões adolescentes e conformidade, sempre focando os cantos marginalizados da sociedade.

    Eri Sakai lançou também em janeiro de 2024 outro mangá intitulado Shōsansei no nai Nigorikawa na revista JOUR da Futabasha, demonstrando que continua activa enquanto criadora apesar do fim de Tsubame wa Modotte Konai.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares