
A NVIDIA que a tecnologia NVIDIA DLSS 4.5 já se encontra disponível para todos os utilizadores da NVIDIA App. Revelada durante a CES 2026 que decorreu na semana passada, a DLSS 4.5 Super Resolution apresenta um modelo transformer de segunda geração para a DLSS Super Resolution e oferece qualidade de imagem superior em mais de 400 jogos e aplicações, em todas as placas gráficas GeForce RTX. Basta abrir a aplicação NVIDIA para receber a atualização automaticamente.
Este modelo de segunda geração é o mais avançado até à data e utiliza cinco vezes mais poder de computação do que o modelo transformer original e tem sido treinado num conjunto de dados significativamente maior e de alta fidelidade. Os Jogadores e a imprensa já tiveram oportunidade de testar a DLSS 4.5 Super Resolution na versão beta e elogiaram a clareza visual e a estabilidade, especialmente ao utilizar os modos DLSS Performance e Ultra Performance.
Durante a CES 2026, também foi anunciado que a NVIDIA DLSS 4 Multi Frame Generation já está disponível em mais de 250 jogos e aplicações com suporte contínuo. 007 First Light, Phantom Blade Zero, PRAGMATA, Resident Evil Requiem, Active Matter, Screamer e DEFECT, são alguns dos jogos mais aguardados de 2026 vão ter suporte day one a esta tecnologia.
Adicionalmente, esta semana chegam dois novos jogos com suporte a NVIDIA DLSS, StarRupture e LET IT DIE: INFERNO.
- LET IT DIE: INFERNO: Desenvolvido pela SUPERTRICK GAMES e GungHo Online Entertainment, LET IT DIE: INFERNO é um jogo de ação e sobrevivência roguelite que leva a série a novas profundezas perturbadoras. Uma atualização recentemente lançada adiciona a DLSS Super Resolution para melhorar o desempenho para jogadores com placas gráficas GeForce RTX. A NVIDIA App permite ainda otimizar a experiência com a DLSS 4.5 Super Resolution, através das opções de substituição DLSS.
- StarRupture: Desenvolvido pela Creepy Jar, StarRupture é um jogo de construção de bases em mundo aberto na primeira pessoa que atualmente está em acesso antecipado. O jogo já suporta a DLSS Super Resolution e a DLSS Frame Generation desde o lançamento. Através da aplicação da NVIDIA, é possível melhorar ainda mais a qualidade de imagem com o novo modelo transformer de IA de segunda geração da DLSS 4.5 Super Resolution, maximizar a fidelidade com DLAA e ativar o DLSS 4 Multi Frame Generation nas placas gráficas GeForce RTX 5000 e aumentar significativamente a taxa de frames.
Mas novidades se não ficam por aqui, a NVIDIA lançou também uma nova atualização da sua aplicação oficial. Para além da DLSS 4.5 Super Resolution, a versão 11.0.6 inclui novos recursos:
- Sistema > Monitores: Todas as configurações restantes do NVIDIA Surround foram transferidas do Painel de Controlo NVIDIA que incluindo opções de correção de moldura e teclas de atalho.
- Portáteis com Advanced Optimus: Os utilizadores passam a ver os nomes completos das aplicações que bloqueiam a ativação do recurso, em vez dos ficheiros .exe para facilitar a identificação de programas problemáticos.
- Sistema > Avançado: O “Modo de Depuração” desativa instantaneamente todos os ajustes de overclock e voltagem aplicados por qualquer aplicação, ajudando a determinar se estes ajustes estão na origem de instabilidades, até que o sistema seja reiniciado.
- Opção Avançada de Desenvolvedor: Relacionada com ferramentas de perfil e depuração, que podem ser mantidas por defeito sem necessidade de intervenção.
Há ainda várias novidades lançadas juntamente com o DLSS 4.5 Super Resolution:
- DLSS: Os programadores podem aceder hoje à DLSS 4.5 Super Resolution através do DLSS Super Resolution Streamline Plugin. A Dynamic Multi Frame Generation e a Multi Frame Gen, com modo até 6x vão estar disponíveis no segundo trimestre através do DLSS Multi Frame Generation Streamline Plugin.
- Neural Shaders: O RTX Neural Shaders SDK foi introduzido no ano passado com as placas gráficas GeForce RTX 5000. Agora, a NVIDIA lança a RTX Neural Texture Compression SDK, que utiliza IA para comprimir texturas de forma muito mais eficiente do que os métodos tradicionais mas mantendo qualidade de imagem equivalente. A codificação Block Compression 7 (BC7) foi acelerada 6x e a velocidade de inferência aumentou entre 20% e 40% em relação à versão 0.8 para permitir reduzir o impacto na taxa de frames e economizar até 7x a memória do sistema.
- ACE: A NVIDIA ACE expande o suporte a modelos de linguagem mais pequenos. O modelo NVIDIA Nemotron Nano 9B V2 está agora disponível como plugin do SDK de Inferência In-Game (IGI) para simplificar a integração nos jogos e otimizar simultaneamente o processamento gráfico e de IA. O suporte ao Qwen3-8B foi expandido para incluir os modelos 4B e 0.6B, oferecendo mais opções na integração de IA em tempo de execução.
- Nsight Graphics 2025.5: A versão 2025.5 foca na estabilidade e completude de recursos para Captura Gráfica que inclui edição dinâmica de shaders em frames capturados e suporte à visualização de primitivas RTX Hair (LSS Hair) no Ray Tracing Inspector. O Trace Profiler recebeu melhorias, tais como um novo fluxo de trabalho para organizar múltiplos rastreamentos numa única sessão.








