
Pelo menos cinco publicações no Reddit, das últimas duas semanas, descrevem que sistemas com equipados com processadores AMD Ryzen 7 9800X3D deixam de funcionar em motherboards ASUS com a socket AM5, com os utilizadores a relatarem o Q-Code “00”como ponto final comum e significa ausência de processador ou não consegue detetar um processador.
A lista de placas inclui motherboards da série B850 e vários modelos X870E. Nestes casos, as histórias são semelhantes após a ocorrência da falha, o sistema funciona normalmente e, depois de um reinício abrupto, de despertar do modo de suspensão ou mesmo durante um uso normal no ambiente de trabalho, surge um ecrã preto e a placa fica “presa” no código 00 que por vezes também surgiu acompanhado de uma luz de estado dos módulos de memória.
Os utilizadores descrevem o habitual ciclo de resolução de problemas, ou seja, limpar a CMOS, troca de módulos de memória RAM, troca da fonte de alimentação, voltar a encaixar os componentes e várias tentativas de atualização da BIOS por USB.
Num caso com a ASUS TUF B850M-PLUS WIFI, o sistema deixou de apresentar imagem após cerca de dois meses de funcionamento, e o autor da publicação afirma que os testes de componentes apontaram para um processador queimado. Num sistema com a ASUS ROG X870E-E, ocorreu um bloqueio durante um reinício, seguido do erro “00”. O autor refere ainda uma dobra acidental de um pino do socket posteriormente, o que complica a determinação da causa.
Com a ROG Crosshair X870E, houve um encerramento total do sistema após dois dias e, depois disso, ausência de BIOS ou de imagem, o relato sugere uma falha da plataforma e não do processador definitivamente confirmado como avariado. Num sistema ROG Strix X870E-E Gaming, surgiu um ecrã preto após sair do modo de suspensão. O autor indicou novamente o código “00” e referiu que uma loja de reparações o funcionário relatou mais de 20 casos semelhantes.
No caso da ROG Crosshair X870E Hero, o sistema bloqueou após uma sessão de jogos e depois apresentou o código “00”, o autor afirma que um processador de substituição funcionou e que o proprietário está em contacto com a AMD.
As fontes indicadas são o Reddit, mas podem existir relatos noutras redes sociais ou até sem serem notificados. O tempo até à falha varia entre dois dias num sistema recém-montado e mais de um ano noutros casos, e pelo menos um utilizador afirma que apenas tinha o perfil EXPO ativado, sem qualquer overclock manual do processador. Ondas anteriores de relatos de falhas do processador AMD Ryzen 7 9800X3D centraram-se na ASRock, mas parece que não é a única marca a assassinar processadores.
No caso da ASRock, a empresa reconheceu posteriormente que a sua BIOS aplicava definições incorretas e continua a lançar novas versões da BIOS e a substituir unidades danificadas.
A lista atual menciona 157 casos que envolvem apenas o processador AMD Ryzen 7 9800X3D. Contudo, a ASRock nunca fez um recolha das suas placas-mãe e continua a lançar novos modelos e diversas BIOS na esperança de retificar as suas murderboards.









