Mais...
    InícioJogosFable regressa em grande com mundo aberto e lançamento na PlayStation 5

    Fable regressa em grande com mundo aberto e lançamento na PlayStation 5

    Pela primeira vez na história da série, o RPG chega à consola da Sony no outono de 2026

    A Playground Games mostrou finalmente aquilo que os fãs esperavam há anos, um olhar profundo sobre o reboot de Fable. Durante o Xbox Developer Direct de 22 de janeiro, o estúdio britânico confirmou que o jogo vai ser lançado para Xbox Series X|S, PC e, pela primeira vez na história da franquia, para PlayStation 5 no outono de 2026.

    Ralph Fulton, diretor do jogo, deixou claro que esta não é uma simples continuação ou remake. “Fable é o primeiro RPG de ação em mundo aberto da Playground, e não poderíamos estar mais orgulhosos de continuar o trabalho dos lendários Lionhead Studios, os criadores originais da franquia”, afirmou ao Xbox Wire. Apesar de ser um novo começo, Fulton garante que o projeto mantém-se fiel ao espírito da trilogia clássica.

    A grande novidade é a natureza verdadeiramente aberta do mundo de Albion. Ao contrário dos títulos anteriores que dividiam áreas por ecrãs de carregamento, os jogadores poderão agora explorar livremente desde o início. A história começa na pacata aldeia rural de Briar Hill, onde o jogador descobre ser o primeiro herói de Albion numa geração. Mas quando um estranho misterioso transforma os habitantes da aldeia em pedra, incluindo a avó da personagem, a aventura arranca a sério.

    O sistema de reputação promete ser um dos pilares da experiência. Com mais de 1.000 NPCs únicos, cada um com nome próprio, profissão e rotina diária, o mundo reage constantemente às ações do jogador. Fulton deu um exemplo peculiar: “Se uma pessoa vir que estás a dar pontapés numa galinha, vais começar a ganhar reputação como ‘Chicken Chaser’, e se pessoas suficientes te virem a fazer isso, ou se o fizeres muito, essa reputação tornar-se-á numa das coisas pelas quais és conhecido naquela localidade. E as pessoas vão reagir a ti com base no que pensam dessa reputação em particular”.

    O que torna isto ainda mais interessante é que diferentes NPCs vão interpretar as mesmas ações de formas distintas. Não existe um sistema rígido de bem e mal, tudo depende da perspetiva de cada personagem.

    O combate permite aos jogadores misturar livremente combate corpo a corpo, armas à distância e feitiços mágicos. Segundo Will Kennedy, diretor associado do jogo, “o combate corpo a corpo está no coração do combate de proximidade. Vais usar combos ligeiros e pesados, frequentemente desequilibrando inimigos e executando finalizadores estilosos”.

    Mas Fable não é só combate. Os jogadores poderão arranjar trabalhos, comprar casas, tornar-se senhorios, ter romances e até ter filhos. A Playground Games promete que estas atividades secundárias têm impacto real no mundo e na forma como os NPCs veem o jogador.

    As escolhas morais também ganham nova dimensão. No início do jogo, os jogadores encontram Dave, um jardineiro interpretado por Richard Ayoade, que acidentalmente se transforma num gigante. Dependendo se o jogador escolhe poupá-lo ou matá-lo, as consequências serão permanentes. Mark Tan, diretor de cinematografia, revelou que matar Dave deixará o cadáver gigante espalhado pela paisagem para o resto do jogo, afetando os preços das casas e a opinião dos habitantes, especialmente a irmã de Dave.

    O estúdio mantém o humor britânico característico da série original, inspirando-se em comédias como Peep Show, The IT Crowd e The Office para criar “um estilo de humor realmente enraizado e desconfortável”.

    Fulton explicou a filosofia do projeto: “Fable é conto de fadas, não fantasia”. Enquanto a fantasia é grandiosa, geopolítica e séria como The Witcher ou Skyrim, os contos de fadas são íntimos, focados em pessoas normais, e exploram o que acontece quando a magia toca a vida de gente comum. “E também têm este componente moral. E acho que essa é uma descrição brilhante do que Fable realmente é”.

    O jogo foi anunciado pela primeira vez em 2020, com trailers cinematográficos apresentados em 2023 (com Richard Ayoade) e 2024 (com Matt King de Peep Show). Inicialmente previsto para 2025, o lançamento foi adiado para 2026 em fevereiro de 2025 pelo chefe dos Xbox Game Studios, Craig Duncan.

    O título estará disponível no Xbox Game Pass desde o primeiro dia e pode já ser adicionado à lista de desejos na PlayStation Store.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares