
A Microsoft reconhece que tem sido inconsistente na forma como lança os seus jogos na PlayStation 5 e promete corrigir essa situação. Craig Duncan, responsável pelos Xbox Game Studios, admitiu em entrevista à GamesRadar+ que a empresa vai trabalhar para ser mais coerente na sua estratégia multiplataforma.
“Às vezes somos mesmo inconsistentes. Vês alguns jogos num sítio, outros em vários. Fica sabendo que vamos trabalhar nisso e tentar ser mais consistentes no que fazemos”, afirmou Duncan.
A declaração surge num momento em que a Microsoft intensifica a sua presença em consolas rivais. Em 2025, a empresa lançou seis títulos para a PS5, com mais previstos para 2026. No entanto, a abordagem tem sido irregular, alguns jogos chegam à PlayStation 5 no mesmo dia do lançamento noutras plataformas, enquanto outros só aparecem meses depois, casos de Indiana Jones, Avowed e Forza Horizon 6.
Duncan explica que as realidades de desenvolvimento são a principal razão para estas diferenças: “Há sempre realidades de desenvolvimento sobre quando estes projetos começam – o tamanho de uma equipa e os planos que temos no início do desenvolvimento. Quando uma estratégia muda, talvez tenhas um plano que existe para um jogo e talvez possas adotá-lo, talvez não”.
O responsável pelos Xbox Game Studios esclarece que o objetivo número um é ajudar as equipas a terem sucesso. Se um jogo só puder ser lançado numa plataforma sem parecer realmente bem, a Microsoft prefere não o fazer. “A não ser que possamos fazê-lo mesmo bem e fazer o correto por esses jogadores, então… é quando entras em conversas do tipo, bem, talvez possamos lançá-lo depois”, explicou Duncan.
A questão dos recursos é central nesta equação. “As equipas têm apenas um determinado tamanho. Temos apenas uma certa quantidade de… no fim, tudo se resume a recursos. Nem tudo é ilimitado”, afirmou. A empresa quer garantir que cada jogo aparece na melhor forma possível em cada plataforma, aproveitando as características específicas de cada uma.

Duncan também abordou o sucesso de Sea of Thieves na PS5, título que ajudou a comunidade a crescer. “À medida que migrámos de Xbox para PC e depois para PlayStation, vimos mais jogadores chegarem e a comunidade à volta do jogo crescer”, referiu, mencionando que Forza Horizon 5 teve igualmente bons resultados quando chegou à plataforma da Sony.
Para o futuro, a abordagem da Microsoft passará por manter alguma flexibilidade. Alguns jogos poderão ser lançados primeiro em PC, outros primeiro em consola.
A inconsistência deverá continuar pelo menos até meados de 2026. O Xbox Developer Direct da semana passada confirmou Fable como um lançamento simultâneo na PS5, enquanto Forza Horizon 6 só chegará à consola da Sony mais tarde.








