Mais...
    InícioAnimeTerminator Zero cancelado e não regressa à Netflix

    Terminator Zero cancelado e não regressa à Netflix

    Terminator Zero cancelado na Netflix, apesar das boas críticas e de um plano ambicioso de cinco temporadas.

    Poster japonês de Terminator Zero

    A Netflix decidiu cancelar Terminator Zero após apenas uma temporada, confirmou o criador da série Mattson Tomlin através da sua conta no X (Twitter). A decisão surge apesar da série ter recebido críticas positivas e de Tomlin já ter completado os guiões para uma segunda temporada.

    “Foi cancelada”, escreveu Tomlin na rede social. “A receção crítica e do público foi tremenda, mas no final do dia não houve pessoas suficientes a ver. Adoraria ter entregue a Guerra Futura que tinha planeada para as temporadas 2 e 3, mas também estou bastante satisfeito com o facto de parecer completa tal como está”.

    A série anime, que estreou na Netflix a 29 de agosto de 2024, transportava o universo Terminator para Tóquio em 1997, seguindo um cientista chamado Malcolm Lee que desenvolve um sistema de inteligência artificial chamado Kokoro, desenhado para competir com a Skynet.

    Com animação pela (Ghost in the Shell: Stand Alone Complex) e direção de Masashi Kudo (Sanrio Danshi, designer de personagens da série anime Bleach), Mattson Tomlin (Project Power, The Batman II) é responsável pela história e produção, David Ellison, Dana Goldberg e Don Grangera são os produtores executivos.

    Cinco temporadas planeadas desde o início

    Tomlin revelou que tinha um plano ambicioso para a série desde o momento em que conquistou o projeto: “Talvez um dia faça uma longa thread sobre os planos que tinha para as cinco temporadas completas. O final da temporada era especial e fazia parte da minha proposta para conseguir o trabalho. Escrevi todos os scripts da segunda temporada e esboçei praticamente toda a terceira”.

    O criador deixou a porta aberta para um possível regresso ao universo de Terminator noutro formato. “Talvez regresse àquele mundo numa forma diferente. Adoro-o realmente, e foi extremamente gratificante ver tantas pessoas a conectarem-se com ele da forma que fizeram”.

    Contrariando a narrativa habitual de cancelamentos abruptos, Tomlin defendeu a postura da plataforma de streaming. “A Netflix foi realmente óptima a apoiar a série e a dar-me tremenda liberdade criativa para fazer o que queria fazer. Bons parceiros. A série era cara e muito demorada. A única forma de justificarem era se a audiência aparecesse, e simplesmente não apareceu”.

    A plataforma chegou a oferecer a possibilidade de produzir mais dois ou três episódios para concluir a história, proposta que Tomlin declinou. “Senti que a história que queria contar era muito mais longa, e o final da primeira temporada deixou as coisas num bom lugar. Mas não tinham de oferecer isso. Bons parceiros”, acrescentou.

    Números de audiência insuficientes

    Apesar da receção crítica favorável, os números de audiência não corresponderam às expectativas. De acordo com dados partilhados anteriormente, Terminator Zero registou 4,8 milhões de visualizações no segundo semestre de 2024, ocupando a 413.ª posição entre os conteúdos mais vistos da Netflix nesse período.

    A produção contou com vozes de peso tanto na versão inglesa como japonesa. Timothy Olyphant deu voz ao Terminator, enquanto Rosario Dawson interpretou a IA Kokoro e André Holland o cientista Malcolm Lee. O elenco japonês incluiu Yuya Uchida, Toa Yukinari e Saori Hayami, entre outros.

    Terminator Zero anime visual 2

    Na descrição de Terminator Zero podemos ler:

    2022: Uma guerra futura dura há décadas entre os poucos sobreviventes humanos e um exército interminável de máquinas. 1997: A IA conhecida como Skynet ganhou autoconsciência e iniciou a sua guerra contra a humanidade.

    Preso entre o futuro e o passado está uma soldado enviada de volta no tempo para mudar o destino da humanidade. Ela chega em 1997 para proteger um cientista chamado Malcolm Lee, que trabalha para lançar um novo sistema de IA projetado para competir com o ataque iminente da Skynet à humanidade. Enquanto Malcolm navega pelas complexidades morais da sua criação, ele é caçado por um implacável assassino do futuro que altera para sempre o destino dos seus três filhos.

    Terminator Zero marcou a primeira incursão anime da franquia Terminator, tentando revitalizar uma propriedade que tem lutado para encontrar sucesso comercial nos últimos anos. Com este cancelamento, junta-se à crescente lista de séries anime da Netflix que não conseguiram garantir continuidade apesar de receção crítica positiva.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares