InícioJogosHasbro cancela jogo de Dungeons & Dragons do diretor de Star Wars...

Hasbro cancela jogo de Dungeons & Dragons do diretor de Star Wars Jedi

A Hasbro contratou o diretor de Star Wars Jedi para fazer um jogo de D&D e depois cancelou tudo

Baldur's Gate 3 psn visual

O jogo de Dungeons & Dragons que estava a ser desenvolvido pela Giant Skull, o estúdio fundado pelo veterano Stig Asmussen, foi cancelado pela Hasbro. A notícia foi avançada pela Bloomberg, menos de um ano depois de o projeto ter sido anunciado publicamente.

Stig Asmussen é um dos nomes mais respeitados da indústria dos videojogos, foi ele quem dirigiu God of War III na Sony Santa Monica, e mais tarde liderou os dois jogos da série Star Wars Jedi na Respawn Entertainment, Fallen Order (2019) e Survivor (2023).

Em março de 2024, depois de sair da Respawn, Asmussen fundou a Giant Skull, um estúdio independente com sede em Los Angeles, com o objetivo declarado de criar “jogos de ação e aventura orientados para a jogabilidade e com narrativa imersiva”. Desde o início, o projeto era ambicioso, um jogo AAA single-player desenvolvido no Unreal Engine 5, com uma equipa recrutada entre veteranos da Respawn, Epic Games, Rocksteady e Sony Santa Monica.

Em junho de 2025, foi anunciada a parceria entre a Giant Skull e a Wizards of the Coast, a subsidiária da Hasbro responsável pela propriedade intelectual de Dungeons & Dragons, para o desenvolvimento de um jogo de ação e aventura no universo de D&D. O projeto não seria uma continuação de Baldur’s Gate, mas sim algo completamente novo.

Na altura, o entusiasmo era evidente. John Hight, presidente da Wizards of the Coast, descreveu a equipa de Asmussen como “o encaixe perfeito” para o projeto, referindo a sua experiência na série God of War. Asmussen, por sua vez, declarou: “o nosso objetivo é criar um rico novo universo de Dungeons & Dragons repleto de narrativa imersiva, combate heróico e travessia emocionante que os jogadores vão abraçar plenamente”.

O cancelamento

Segundo o Bloomberg, o acordo de publicação foi terminado mais cedo este ano, tendo o cancelamento sido confirmado publicamente esta semana. O projeto encontrava-se ainda numa fase conceptual inicial quando a Hasbro decidiu não avançar.

A Wizards of the Coast reagiu com uma nota que procura preservar a relação com o estúdio: “Avaliamos os conceitos em todas as fases de desenvolvimento. Embora tenhamos decidido não prosseguir com um conceito inicial da Giant Skull, temos um grande respeito por Stig Asmussen e pela sua equipa e valorizamos a nossa relação contínua”.

Asmussen, da sua parte, não revelou amargura. “As coisas estão bem na Giant Skull”, acrescentando que o estúdio continua em conversações tanto com a Wizards of the Coast como com outros potenciais parceiros de publicação.

A Hasbro confirmou que continua a aceitar novas propostas da Giant Skull, o que sugere que a porta não está completamente fechada para uma futura colaboração.

Foi o enorme sucesso de Baldur’s Gate 3 em 2023, desenvolvido pela Larian Studios, que entretanto regressou aos seus próprios projetos originais, que levou a Hasbro a procurar ativamente novos parceiros para expandir a presença de D&D nos videojogos. A Giant Skull parecia ser, na altura, uma aposta sólida. O que correu mal entre o anúncio e o cancelamento não foi explicado publicamente por nenhuma das partes.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -

Notícias

Populares