InícioJogosSony e Microsoft sobem preços e perdem clientes enquanto Nintendo continua a...

Sony e Microsoft sobem preços e perdem clientes enquanto Nintendo continua a crescer

Ao completar o primeiro ano no mercado norte-americano, a Nintendo Switch 2 acaba de entrar para os livros de história. Com 5,9 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos em 12 meses, a consola da Nintendo é agora a segunda plataforma de videojogos a vender mais rapidamente em toda a história registada do mercado norte-americano, um feito que se torna ainda mais impressionante quando se olha para o estado em que a concorrência se encontra.

Os dados são da Circana, empresa de análise de mercado que acompanha as vendas de hardware e software de videojogos nos EUA. Mat Piscatella, diretor sénior da Circana, partilhou os números detalhados do mês de maio de 2026 no Bluesky, confirmando que a Switch 2 ocupa agora o segundo lugar de sempre neste ranking, superada apenas pelo Game Boy Advance, que vendeu mais de 6,5 milhões de unidades no seu primeiro ano.

O contexto em que este marco foi alcançado não podia ser mais contrastante. Em maio de 2026, as vendas de hardware da PlayStation caíram para o nível mais baixo num mês de maio desde o ano 2000, quando a PS1 era o único produto Sony nos mercados. A queda em unidades face ao mesmo período do ano anterior foi de 58%, com o gasto total na plataforma a recuar 43%. A Xbox não ficou muito melhor, registou o pior maio de sempre em vendas de hardware desde que a primeira consola chegou ao mercado em novembro de 2001.

Uma parte significativa deste desempenho pode ser atribuída às subidas de preços. Segundo a Circana, o preço médio pago por uma nova consola em maio foi de 502 dólares, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. A PS5 atingiu uma média de 672 dólares por unidade, o que representa uma subida de 33%. A Xbox Series registou uma média de 524 dólares, mais 22% do que em 2025.

A Switch 2, ao invés, manteve o seu preço de lançamento e continuou a dominar as tabelas, tanto em unidades vendidas como em receita gerada em maio e no acumulado de 2026. A PS5 ficou em segundo lugar em ambas as categorias.

No total, o mercado norte-americano de videojogos movimentou 4,2 mil milhões de dólares em maio de 2026, um crescimento de 3% em relação ao período homólogo. O acumulado do ano atingiu os 23 mil milhões de dólares, mais 4% do que em 2025. O crescimento no setor do hardware foi especialmente expressivo, com uma subida de 38% em termos de valor, impulsionada sobretudo pela Switch 2.

Piscatella já avisou, contudo, que os próximos meses serão mais difíceis, maio foi, nas suas palavras, “o último mês com crescimento de hardware por algum tempo”, dado que a Switch 2 vai agora começar a competir com os seus próprios números do ano anterior.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
- Publicidade -

Notícias

Populares