
A hipótese de Final Fantasy XV chegar à Nintendo Switch 2 voltou a ser discutida depois da Square Enix ter respondido, ainda que sem grandes garantias, a uma pergunta feita por um acionista durante a reunião anual de acionistas da empresa, realizada a 24 de junho de 2026.
O momento surge numa altura em que a consola da Nintendo tem vindo a reforçar o seu catálogo com jogos de terceiros, incluindo a trilogia de remakes de Final Fantasy VII, já disponível na Switch 2 através de Remake Intergrade e Rebirth. Foi precisamente essa presença que motivou a questão colocada pelo acionista, se a Final Fantasy VII Remake conseguiu chegar à consola híbrida, não seria também tecnicamente viável portar outros títulos mais antigos da saga, nomeadamente Final Fantasy XV?
Segundo a tradução oficial publicada pela Square Enix, a resposta da empresa não foi um sim direto, mas também está longe de ser uma recusa. Um representante explicou que existem limitações técnicas que dificultariam replicar fielmente a experiência original de 2016, embora tenha deixado a porta aberta:
“Em primeiro lugar, embora existam certas limitações de hardware quando se trata de replicar fielmente a experiência exata de Final Fantasy XV, podemos dizer que não é totalmente impossível. Quanto a saber se iremos de facto implementá-lo na Nintendo Switch 2, iremos transmitir o vosso contributo à equipa de desenvolvimento como uma perspetiva valiosa sobre marketing e futuras opções de plataforma”.
A publicação do documento oficial, esta semana, também ajudou a esclarecer alguma confusão que se tinha gerado nos dias anteriores. É que, inicialmente, várias interpretações da pergunta feita na reunião levaram a especular que a Square Enix estaria a equacionar um remake de Final Fantasy XV, e não apenas uma versão para a nova consola da Nintendo.
Vale recordar que Final Fantasy XV, lançado originalmente em 2016 para PlayStation 4 e Xbox One, chegou à Nintendo Switch original em 2018, mas apenas através de Pocket Edition HD, uma versão simplificada e com gráficos bastante reduzidos face à experiência completa. Uma eventual chegada à Switch 2 representaria, assim, a primeira oportunidade de os jogadores da consola experimentarem a versão integral do jogo.
Esta não é a primeira vez que a Square Enix demonstra abertura relativamente ao catálogo da Switch 2. Nos últimos meses, a editora tem multiplicado anúncios para a consola, com destaque para a chegada de Final Fantasy X/X-2 HD Remaster, prevista para julho, e para a confirmação de que Final Fantasy VII Revelation, o terceiro e último capítulo da trilogia de remakes, será lançado em simultâneo em todas as plataformas na primavera de 2027, incluindo a Switch 2, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.
Ainda assim, para já, não existe qualquer confirmação oficial de que Final Fantasy XV venha efetivamente a ser desenvolvido para a consola. A Square Enix limitou-se a garantir que vai transmitir o interesse dos jogadores à equipa responsável, deixando o tema em aberto para futuras decisões sobre a estratégia multiplataforma da empresa.









