Já passou mais de um ano desde que Mycopunk entrou em Acesso Antecipado, e a espera pela versão completa está prestes a acabar. O jogo da Pigeons at Play deixa essa fase a 20 de outubro, data em que é lançado em simultâneo para PlayStation 5 e chega à sua versão 1.0 no PC via Steam. O preço mantém-se nos 14,99 dólares, e quem tiver subscrição PlayStation Plus vai poder jogá-lo gratuitamente logo no primeiro dia, através do catálogo de jogos do serviço.
O ponto de partida do jogo é tão absurdo quanto divertido, uma equipa de robôs rejeitados é contratada pela corporação SAXON para uma última oportunidade de glória lucrativa, em vez de acabarem na sucata. São a New Atlas Hazard Crew, um grupo de exterminadores desengonçados enviado para investigar os mistérios por trás de uma catástrofe fúngica que se espalha por todo o planeta. Entre missões e explosões, sobra ainda espaço para humor autodepreciativo.
Jogável até quatro pessoas em cooperação, o jogo organiza-se em missões que vão desde limpar áreas de inimigos até tarefas mais elaboradas, como construir railguns capazes de abater naves espaciais. Cada jogador tem várias vidas por missão, o que permite tanto jogar sozinho quando os amigos estão ocupados, como não ficar demasiado incomodado quando alguém da equipa acaba por “morrer” no meio da ação.
O sistema de armamento é um dos pontos altos do jogo, há um arsenal futurista (com direito a algumas ferramentas elétricas improvisadas) que pode ser potenciado através de um sistema de melhorias em grelha, permitindo criar verdadeiras super-armas ridículas ao gosto de cada jogador. Os próprios inimigos fúngicos exigem alguma atenção extra depois de abatidos, os fragmentos deixados para trás precisam de ser destruídos, já que outras criaturas podem absorvê-los e tornar-se ainda mais poderosas.
Nos intervalos entre missões, a tripulação pode descontrair numa nave orbital cheia de distrações, conhecer melhor o universo do jogo e conviver com Roachard Cox, o veterano insectóide da SAXON que serve de mascote não oficial da tripulação.
Mycopunk entrou em Acesso Antecipado a 10 de julho de 2025, o que significa que a versão completa chega depois de mais de um ano de feedback da comunidade, ajustes de equilíbrio e conteúdo adicionado ao longo do tempo.









