1 em cada 5 estúdios de animação está em risco de falência

21,6% dos estúdios de animação estão em situação de défice, representando os 1 em cada 5 em risco de falência devido ao elevado défice e à falta de lucros.

1 em cada 5 estúdios de animação está em risco de falência

Apesar do crescimento continuo da indústria no geral, com o seu valor a superar os 2 triliões de ienes recentemente. O número de animes produzidos por ano já ultrapassa os 300, e isso tem causado vários problemas em várias produções pela falta de tempo e staff. O último grande exemplo foi o caso da  em abril deste ano, que levou o “Escritório de normas laborais” a enviar uma recomendação. Nos últimos anos, principalmente, a partir de 2016 várias produções têm tido episódios adiados múltiplas vezes e até alguns cancelados.

Este gráfico revela o número de estúdios animação que cessaram a suas actividades nos últimos 10 anos.

O site yahoo.jp publicou um estudo hoje em que revela que 1 em cada 5 estúdios de animação estão em risco de falência. Nas circunstâncias atuais, o número de estúdio de animação que têm problemas nas suas produções têm aumentado cada vez mais e devido à bancarrota, cessamento de negócio e dissolvência o número de estúdios que deixaram a indústria tem crescido pelos últimos 3 anos. Em 2018 registaram-se 11 companhias que cessaram atividades, quase o dobro de 2017 (6).

 

 

 

Não obstante do crescimento do número de produções, o negócio de produção de anime continua numa posição confortável por causa da alta e intensa procura por mais produções pelos vários comités de produção. Mesmo que o custo para manter a qualidade (que é baixo na indústria de anime comparado com a indústria de animação no ocidente) seja alto, a receita correspondente à produção geralmente o consegue cobrir na sua totalidade.

1 em cada 5 estúdios de animação está em risco de falência
Número de estúdios de animação nos últimos de 2000 a 2015

Em anos recentes, tem havido um largo número de start-ups a trabalhar na produção de animes, em 2018 o número registado aumentou 1,5 vezes em relação ao registado em 2000. Apesar do crescimento do número de produções, o rápido aumento das companhias de produção parece ter um grande impacto nos pedidos de produção (dos comités), a supressão no aumento dos orçamentos de produção e na dificuldade de assegurar animadores.

 

 

 

De acordo com os resultados do questionário feito pela Teikoku DataBank, 39,6% dos estúdios tiveram um aumento em suas receitas em 2017. Receitas que tiveram o benefício dos títulos populares e rendimentos de copyright que tendem em aumentar. Em termos de lucros, as companhias que registaram um crescimento nos seus ganhos foram 54,9% (primeira vez em 3 anos que se registou um número superior à metade), no entanto as companhias que tiveram uma queda dos lucros foram 40%. Em adição as companhias em défice (excesso de dividas) são 21,6% do total, representando os 1 em cada 5 em risco de falência devido ao elevado défice e à falta de lucros.

A razão pela falta de lucros e défice dá-se pelo aumento nos custos de staff e investimento, tais como contratação de animadores, treino para trabalhadores em full-time e introdução de meios tecnológicos no ambiente de trabalho (tablets, computadores, canetas digitais, etc.) Em adição aos casos em que a o cronograma das produções é alargado e os episódios têm de ser adiados por falta de meios humanos, os custos adicionais ocorrem, especialmente em estúdios especializados em outsourcing (subcontratados), onde a margem de lucro mínimo não pode ser assegurada devido à redução de orçamento e cortes na fonte da produção.


Será que a indústria de animes vai melhorar de forma a ter um crescimento sustentável?

O ministério da economia, comercio e indústria japonês divulgou guias em que mostram as transações apropriadas na produção de anime de 2013 para servir de exemplo para novas companhias e outra que estejam já em dificuldades. O ministério ainda visa em desenvolver esforços para resolver os problemas por toda a indústria, compilando novas leis e regulações, como melhorar o ambiente de negociação, desenvolvimento dos departamentos de recursos humanos e maior gerência de cronogramas das produções.

Tendo em conta essas mesmas circunstâncias, alguns estúdios têm seguido a reorganização da indústria, como fusões e agrupamentos. Por exemplo, a Sunrise adquiriu a Xebec da IG port em abril deste ano. As contas da Xebec já à muito têm estado no “vermelho”, no entanto a sua habilidade de produzir títulos populares é inquestionável. Com a grande falta de recursos humanos por toda a indústria, a Sunrise comunica que irá criar novas produções adicionado o potencial de produção da Xebec aos seus projetos. Tamanha consolidação de negócio e restruturação é esperada na indústria em que novas companhias são criadas uma atrás da outra, e pode ser esperado de evitar o excessivo número de pedidos de produções e a elevada busca de recursos humanos (não disponíveis atualmente na indústria). Alguns estúdios estão a promover uma melhoria no ambiente de trabalha com esforços para introduzir a tecnologia CG em vista a aumentar a eficiência das produções e maior gerência de cronogramas.

Em ordem a continuar a entregar conteúdo que atrai os fãs de anime em todo mundo nos próximos 10 a 20 anos, a indústria terá que enfrentar várias dificuldades como a melhoria e manutenção da sua estrutura e ambiente de trabalho, como também desenvolver uma forma de “devolver” os lucros para os estúdios e seu staff.

Subscreve
Notify of
guest

61 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Ragnarok
Ragnarok
11 , Julho , 2019 3:41

Eles terão o link do estudo que o Yahoo.jp faz no qual eles baseiam suas anotações?

Eu gostaria de revisá-lo. Obrigado

Saudaçoes do Mexico.

LuCaS SilVa
LuCaS SilVa
26 , Agosto , 2019 7:44

o certo se fazer é assim
fica polomenos 6 meses sem fazer anime
quando volta
fazem animes q precisam de continução
ajuda a madhouse a j.cstaff com os animadores mais tops
e direitor q faz animação e lutas e sem furo nos roteiros.

King Lion 2019
King Lion 2019
26 , Agosto , 2019 7:44

Na minha opinião, a indústria está muita saturada de uma casta de gêneros que eu não gosto nem desgosto (moe, Ecchi, comédia romântica escolar, enfim). Não é colocar o meu gosto acima dos outros, é simplesmente falar a realidade. Não tem mais inovação na indústria, é uma penca dos mesmos animes, mesmas premissas, toda santa temporada. Isso vai desgastando a indústria e os estúdios.

Jão Veiga
Jão Veiga
Reply to  King Lion 2019
19 , Novembro , 2020 1:36

Falou tudo, mas não a gente não pode reclamar disso porque se não estamos colocando o nosso gosto acima dos outros.

Triste realidade de uma industria que eu já gostei tanto, mas tenho fé (mesmo que pouca) que um dia a indústria mude para melhor.

King Lion 2019
King Lion 2019
Reply to  Jão Veiga
19 , Novembro , 2020 1:44

Por exemplo, na próxima temporada terão incríveis 4 isekais. Eu nem ao menos lembro de uma outra temporada que tenha tanto Isekai assim. O pensamento do japonês é assim “teve um Isekai que deu certo, vamos replicar isso ao infinito” Só que conforme vai passando o tempo vai ficando desgastante.

Jão Veiga
Jão Veiga
26 , Agosto , 2019 7:44

300 ANIMES por ano.

Ta ae o erro, quanto mais produzem pior, eles não conseguem enxergar isso e nesse ritmo só vai piorando, era bom assistir anime quando não conhecia nada e tudo era novo, era uma exploração sem fim e tão boa, mas a mesmice é tanta que depois de uns anos muita gente simplesmente cansa disso.

A meu ver falta muito em inovação e planejamento, não vale de nada uma produção tão numerosa assim se 1 a cada 5 estúdios estão falindo, só faz menos com mais qualidade que não vai gastar tanto.

Nomura-San
Nomura-San
26 , Agosto , 2019 7:44

Isso tem uma culpa por parte do governo em “incentivar a econômica” que acaba criando empresas improdutivas que dependem do crédito do governo para sobreviver é só olhar os gráficos, muit embora a outra parte da culpa seja dos estúdios e dos produtores que estão cada vez mais enchendo a staff de trabalho sem nada de salário extra

Charles
Charles
26 , Agosto , 2019 7:44

Que nenhum bom estúdio acabe nessa porcentagem.

Scar
Scar
26 , Agosto , 2019 7:44

Embora tenha crescido a procura por animes graças as plataformas de streaming ainda falta qualidade.

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  Scar
19 , Novembro , 2020 1:36

Qualidade tem e só saber procurar. Todo ano tem uma boa quantidade de animes bons que poucas pessoas assistem. Ano passado é um bom exemplo disso, foi um bom ano para os animes, mas muita gente não sabe, muitos dos animes elogiados do ano passado foram pouco populares.High score girl, Planet With,Yagate Kimi Ni naru, SSSS.Gridman, lupin part 5, shoujo Kageki revue starlight,aggretsuko, gakuen Babysitters, Hisone to Masotan e saiki kusuo no psy nan 2 são alguns exemplos de animes bons que poucos assistiram. Qualidade não falta é só as pessoas procurarem direito. Esse ano mesmo já tem alguns animes bem elogiados que ninguém viu, exemplo é o Rilakkuma to kaouru-san da Netflix que está com ótimas críticas e ninguém sabe de sua existência.

Scar
Scar
Reply to  Rodrigouchiha10
19 , Novembro , 2020 1:44

A maioria q vc citou eu assisti e são bons sim. O problema é esses estúdios q fazem 10 animes no ano e fazem de qualquer modo q parece q desrespeita até o autor original.

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  Scar
19 , Novembro , 2020 1:51

Estúdios como JC staff realmente são um problema, mas tem estúdios que prezam pela qualidade de suas obras como o estúdio bones. Toda temporada estúdios menores lotam a temporada com animes ruins, mas tem vários animes que são bons só que não são conhecidos. O problema é que na hora do público fazer uma avaliação se teve bons animes no ano eles sempre esquecem que tem uma boa quantidade de animes desconhecidos. A média de animes bons por ano é parecido com qualquer outro tipo de mídia como o cinema, na verdade, em termos de cinema Blockbuster os animes estão melhor e tem melhor qualidade, com uma variedade maior de obras, tirando os filmes de arte porque ai você tem uma quantidade maior de boas obras, por vários países lançarem filmes, já que os animes ficam restritos a produção no japão, e poucos são feitos com o intuito de serem mais artísticos, mas isso não é nenhum demérito para os animes já que é uma mídia de caráter popular e vem surgindo obras com bastante qualidade de caráter popular nos últimos anos, e todo ano temos obras artísticas com muita qualidade como Sangatsu no LIon e Shouwa Genroku Rakugo Shinju que são sensacionais.

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
26 , Agosto , 2019 7:44

Só tem haters de moe aqui, um bando de Preconceituosos! Tem uma boa quantidade de moes ruins, mas tem uns bons, não deveriam generalizar!

Jão Veiga
Jão Veiga
Reply to  Rodrigouchiha10
19 , Novembro , 2020 1:36

Mau era se não tivesse ao menos uns bons, mas é uma minoria que se salva né.

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  Jão Veiga
19 , Novembro , 2020 1:44

Porque não tem grandes investimentos no gênero, os grandes estúdios não têm investido muito em moes nos últimos anos, o boom dos moes foi dos anos 2000, até os echis não tem quase nada atualmente comparado ao começo dessa década. são os isekais que saem aos montes, mas é normal, toda metade de década tem um gênero em alta que acaba se saturando. Na indústria de animes hoje são os isekais, no cinema são os filmes de super-heróis, mas ainda assim tem moes bons atualmente e merecem serem assistidos sem preconceito.

yk
yk
Reply to  Rodrigouchiha10
19 , Novembro , 2020 1:37

não gosto de moe porém não sou hater, é só gosto pessoal, pra mim os traços são muito infantilizados (sem falar das lolis que é puro fetiche) e “animes moe” (de slice of life/escolar especificamente) geralmente são mais bobinhos e esquecíveis mesmo
tem anime com traços moe bom? claro que tem

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  yk
19 , Novembro , 2020 1:44

Todo mundo tem direito de não gostar de um gênero, é só não falar que é uma porcaria e respeitar. Todo gênero tem obras boas, nós fans de animes já sofremos preconceito pelo nosso hobby, por pessoas que não conhecem animes, não é bom sofrer preconceito dentro do fandom também. Era para a comunidade ser mais unida e não um bando de elitistas que amam tachar alguns gêneros de animes de porcaria.

yk
yk
Reply to  Rodrigouchiha10
19 , Novembro , 2020 1:51

eu também acho, a galera não sabe respeitar o gosto alheio, posso não gostar de muitas coisas mas não fico jogando hate ou chamando de porcaria simplesmente porque >eu< não gosto

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  yk
19 , Novembro , 2020 2:00

Eu também não gosto de alguns gêneros de animes como isekai, mas eu dou uma chance a alguns porque de vez em quando eu acho um que eu gosto, como re:zero ou Konosuba. Você pode não gostar de moe, mas pode ter um ou dois que você pode gostar, eu recomendo Gakkou Gurashi, que tem um Plot twist sensacional se você quiser dá uma chance.

Foi legal a troca de ideias!

Mitsuke
Mitsuke
Reply to  Rodrigouchiha10
19 , Novembro , 2020 1:37

Eu uso o OtakuPT há anos e posso afirmar que aqui só tem o nego que “segue o trem”,o famoso “modinha”,(baseado no comentários dos usuários e até mesmo da staff)o que não falta nos comentários por aqui é nego falando que o Anime está morrendo por conta do moe e do ecchi,sendo que o ecchi está presente até mesmo nos animes populares que eles tanto idolatram,óbvio que muitas obras deixaram o ecchi de lado quando ficaram extremamente populares,mas isso não muda o fato que já houve ecchi nessas obras.

Jão Veiga
Jão Veiga
Reply to  Mitsuke
19 , Novembro , 2020 1:44

Acompanho a anos também e vejo de outro modo, não acho que o povo aqui seja influenciável pela vertente “modinha” é só que o povo não gosta daquilo que o normalmente Otakus comuns gostam que é cada vez mais comum em site de anime hoje em dia, aliás é comum no geral fãs de anime serem mais críticos nos dias de hoje quanto a esses aspetos pelo fato de já estarem cansados dessa mesmice desnecessária.

Mitsuke
Mitsuke
Reply to  Jão Veiga
19 , Novembro , 2020 1:51

Não,eles não são críticos,pois a maioria gosta de anime Shounen de lutinha clichê.Não sou hater de shounen,mas 90% é das obras são iguais.

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  Jão Veiga
19 , Novembro , 2020 1:51

O problema não é criticar, é normal o público ficar mais critico com o tempo, mas esse pessoal que geralmente critica os animes falando que todo ano temos pouco animes bons, não assistem nem metades das obras elogiadas do ano. Se os otakus lessem mais reviews de animes e ficassem mais antenados nos animes que estão sendo elogiados, perceberiam que tem mais qualidade nos animes atualmente do que eles pensam.

Jão Veiga
Jão Veiga
Reply to  Rodrigouchiha10
19 , Novembro , 2020 1:59

Sinceramente é complicado, isso de ler review sobre coisas boas é muito relativo porque tem VÁRIOS reviews por ae fora e muitas vezes coisas ruins são super elogiadas porque muita gente que assiste anime não liga de fato pra qualidade e dão overhype em qualquer coisas que não seja nada demais.

Nanatsu no Taizai, por exemplo, recebe VÁRIOS elogios e se tu for ver a obra não tem nada demais mesmo eu gostando um pouco da obra, pois muitos não sabem diferenciar gosto de qualidade, percebi isso falando com um amigo meu.

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  Jão Veiga
6 , Dezembro , 2020 2:39

Mas é com as reviews que a gente pode ser objetivo e não subjetivo sobre a situação da indústria. Tem obras que são elogiadas, mas eu não gosto, é normal , por exemplo o Sayonara no Asa que tem 100 porcento de aprovação no Rotten Tomatoes é super elogiado pela crítica, mas eu não gosto, mas na hora de fazer uma avaliação da situação da indústria temos que ser objetivos e não ligar só para a opinião pessoal.

Quando falei em ler reviews, falei de blogs ou sites especializados nisso, como o ann e o anime 21, e não em reviews de myanimelist, opinião popular ou coisas parecidas.

Na minha opinião o pessoal se precipita em falar que não tem inovação na indústria, por não assistir os animes pouco conhecidos, ano passado foi um bom ano para os animes e aposto que vai ter muita gente falando que foi ruim. Por não terem assistidos os animes desconhecidos. A maioria dos animes são ruins, é normal, mas a média de animes bons é parecido com cinema e até superior dependendo dos anos.

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  Jão Veiga
6 , Dezembro , 2020 2:39

Comentário apagado.

artur victor
artur victor
Reply to  Mitsuke
19 , Novembro , 2020 1:45

Ecchi sempre existiu desde inicio nesta industria, até diminuiu hoje em dia comparado ao que era antes, mas como sempre tem que ter um bode expiatório pra levar a culpa e o ecchi é o escolhido, pois é principal gênero que a galerinha que paga de cult odeia .

Mitsuke
Mitsuke
Reply to  artur victor
19 , Novembro , 2020 1:51

Sim,o ecchi sempre existiu,ele está presente desde o começo,mas esses “fãs de anime” não entendem nada sobre a “indústria otaka”,só assistem anime populares no OCIDENTE,nunca leram um mangá na vida,então nem preciso falar sobre LN,novel e VN.Eles se acham donos da verdade sem ter conhecimento algum sobre a indústria,patético.

artur victor
artur victor
Reply to  Mitsuke
19 , Novembro , 2020 2:00

Meu maior medo(e parece estar se concretizando), é os japoneses começarem a dar ouvidos a galera aqui do ocidente vide sony com suas censuras toscas. Por isso não quero que a cultura de animes e mangá não se popularize tanto mundialmente.

Likou
Likou
Reply to  Rodrigouchiha10
19 , Novembro , 2020 1:37

Galera aqui só enxerga os animes que gostam e tomam isso como padrão universal de qualidade. Até normal com os fãs de anime, infelizmente.

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  Likou
19 , Novembro , 2020 1:45

Concordo.

ZoldyckP
ZoldyckP
26 , Agosto , 2019 7:44

A indústria de anime está com o olho muito maior que a barriga. Esse aumento exacerbado de produções e comitês está igual crescimento de pais emergente, sem estrutura, planejamento, controle adequados, onde aparece o lucro rapidamente mas igualmente os problemas.

toygame
toygame
26 , Agosto , 2019 7:44

Tem que diminuir as produções de animes e investir em coisas que realmente dê retorno .
Animes harem que tem muito Ecchi e moe são uma porcaria que só serve para fan service de poucos

artur victor
artur victor
Reply to  toygame
19 , Novembro , 2020 1:37

Mas as produções de ecchi diminuiram bastante já faz um tempo.

toygame
toygame
Reply to  artur victor
19 , Novembro , 2020 1:44

por agora decaiu a quantidade,por que gastaram uma grana fazendo esse tipo de produção e teve bem pouco retorno

Scar
Scar
Reply to  toygame
19 , Novembro , 2020 1:37

“Animes harem que tem muito Ecchi e moe são uma porcaria que só serve para fan service”

Mas é isso q vende no JP -q

toygame
toygame
Reply to  Scar
19 , Novembro , 2020 1:44

olha nem tanto,só alguns que acabam vendendo bastante como To Love Ru

Likou
Likou
Reply to  toygame
19 , Novembro , 2020 1:37

Essas são as séries que sustentam os estúdios menores na verdade. Não é só fazer as séries que você gosta, incrivelmente o público de certas produções é pequeno mas fiel.

Jão Veiga
Jão Veiga
Reply to  Likou
19 , Novembro , 2020 1:44

Mas ele não disse que tem que fazer só o que ele gosta, apenas deu sua opinião sobre aquilo que tem de pior na industria no ponto de vista dele só que aparentemente um certo publico alvo parece sensível demais quando falam algo das obras que eles gostam.

Joe
Joe
Reply to  Jão Veiga
19 , Novembro , 2020 1:51

Bando de mimimizento aqui nos comentários. “Ai não pode criticar o gênero que eu gosto se não eu vou chamar de hater ou modinha que só curte anime mainstream” quando vem com um argumento desse nível não vale nem a pena debater.

Likou
Likou
Reply to  Joe
19 , Novembro , 2020 2:00

Retardado como você é o pior, já vem com papo de mimizento. Eu não vejo ecchi, não gosto desses animes, mas eu entendo como funciona o mercado e que tem público diferente do meu gosto. Mas imbecis como você merecem ser tratados como os retardados que são então foda-se, não tem pq ter uma discussão séria.

King Lion 2019
King Lion 2019
Reply to  Likou
6 , Dezembro , 2020 2:39

Nossa. Chamar de mimizento te ofende tanto assim cara pra dar esse piti todo? Kkkkk pessoa com a auto estima mais baixa que eu já vi na vida.

Joe
Joe
Reply to  Likou
6 , Dezembro , 2020 2:39

Se a carapuça serviu, vista mimizento. E segundo, o imbecil e retardado aqui é você que não consegue interpretar um texto simples. Que deve ser um verme frustrado cheio de barba na cara que ofende os outros gratuitamente por causa de anime na internet. Vai descontar tuas frustrações pessoais em outro seu infeliz.

Joe
Joe
26 , Agosto , 2019 7:44

Mais de 300 animes por ano, uns 20-30 realmente bons (ou menos), o resto só porcaria. Fazer o que? Os caras querem lotar a indústria de Isekai e romance escolar moe, então que aguentem as consequências.

Kondou-san
Kondou-san
Reply to  Joe
19 , Novembro , 2020 0:45

Disse tudo. Acho que indústria cai no erro de cair em padrões estabelecidos e não inova ou melhora o que já existe. Se antes já o respeitava pelos seus comentários bem certeiros, com este você fechou a nota.

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
Reply to  Kondou-san
19 , Novembro , 2020 1:37

Problema é que ¨inovar¨ maioria das vezes não garante retorno. Quase tudo é um ¨tiro no escuro¨.

Jão Veiga
Jão Veiga
Reply to  Marcio Hoglhammer Moreira
19 , Novembro , 2020 1:44

Isso seria até que seria um bom ponto se não tivesse o fato de que a mesmice tb muitas vezes não gera tanto retorno assim.

Claro que é uma jogada mais safe, mas ainda assim são muitas as vezes que a obra sai no prejuízo então a falta de inovação não se deve apenas a essa questão de “falta de retorno”.

Kondou-san
Kondou-san
Reply to  Marcio Hoglhammer Moreira
19 , Novembro , 2020 1:44

Isso é verdade, mas chega a ser triste que a toda a temporada é quase sempre mais do mesmo, saturando o mercado e depois é o que se vê. Espero que essa situação mude no futuro.

1102
1102
Reply to  Kondou-san
19 , Novembro , 2020 1:37

Não seria play safe?

Kondou-san
Kondou-san
Reply to  1102
19 , Novembro , 2020 1:44

Jogar pelo seguro nem sempre é a aposta mais acertada.

1102
1102
Reply to  Kondou-san
19 , Novembro , 2020 1:51

Verdade, mas é aquela coisa, jogar seguro nesse caso pode ser uma boa, a ideia seria eles usarem o Hype para fazer um filme de baixo orçamento que dá muito retorno, supostamente e assim ganhar uma grana fácil, dai eles repetem o processo várias vezes enquanto da lucro e terminam com um saldo e em ultimo caso isso ainda pode dar certo, o resultado final pode ser diferente, mas a ideia pode ser algo assim, infelizmente isso pode parecer uma hipótese forçada, mas é mais verídica do que muitas pessoas pensam.

Kondou-san
Kondou-san
Reply to  1102
19 , Novembro , 2020 2:00

A sua resposta, não me leve a mal, parece a ideia de negócio do JC Staff nos últimos tempos.

Dá para fazer animes bons com baixo custo, o problema é que não podem agradar a todos. Lá vai o tempo em que orçamentos astronómicos eram significado de qualidade, hoje em dia, dá para fazer um bom anime com um orçamento bem equilibrado.

Daiago
Daiago
Reply to  Joe
19 , Novembro , 2020 0:46

Melhor comentário que eu vi hoje

LuCaS SilVa
LuCaS SilVa
Reply to  Daiago
19 , Novembro , 2020 1:36

e o pior tbm em partes
muitos gostam de isekais e romances schools (como eu)
eles fazem pq muito gostam
se todo mundo gostase de ação tipo HunterxHunter attack on titan one punch man

eles faziam mais animes assim
pra te ver nessas temporada sao pouco animes q tao fazendo sucesso

João Vítor Nerís
João Vítor Nerís
26 , Agosto , 2019 7:44

J.C.Staff que abra o olho fazendo anime pra caralho, só em julho eles vão lançar 4 animes de uma vez

Mario
Mario
Reply to  João Vítor Nerís
19 , Novembro , 2020 0:45

JC staff é infalivel kkkk, eles não gastam quase nada nos animes e faturam bem em cima deles, o suficiente pelo menos para pagar as contas.

LuCaS SilVa
LuCaS SilVa
Reply to  João Vítor Nerís
19 , Novembro , 2020 1:36

qual o anime da sua foto de perfil????????

LuCaS SilVa
LuCaS SilVa
Reply to  LuCaS SilVa
19 , Novembro , 2020 1:44

ata e do steins gate 0 kkkkkk agr q vi

LuCaS SilVa
LuCaS SilVa
Reply to  João Vítor Nerís
19 , Novembro , 2020 2:15

‘-‘ vix trap kkk

Likou
Likou
Reply to  João Vítor Nerís
19 , Novembro , 2020 1:37

J.C. Staff sobrevive tranquilamente explorando a galera até a morte infelizmente.