Com o Halloween à porta aqui ficam 10 animes com muito terror corporal, repletos de corpos distorcidos, estranhos e nojentos.
10Lily C.A.T.

Lily C.A.T. é um OVA de 1987 animado pelo Studio Pierrot, sim o estúdio de animes como Naruto e Bleach.
Fortemente inspirado em Alien de Ridley Scott e em The Thing de John Carpenter, na história a tecnologia Deep Sleep Capsule permitiu ao homem alcançar as estrelas. Estas câmaras retardam o processo de envelhecimento em 95%, pelo que numa viagem de 20 anos o viajante envelhece apenas um ano.
Corre o ano de 2264, e a Syncam Corporation enviou os Saldes e a sua tripulação de 13 pessoas e um gato para o espaço profundo para explorar o potencial de um planeta recém-descoberto a 20 anos de distância. Logo após a tripulação despertar da estase, porém, surgem problemas cada vez mais ameaçadores: primeiro, a tripulação descobre que dois membros da tripulação não são quem dizem ser; depois, um a um, os membros da tripulação morrem subitamente; e finalmente a nave começa a virar-se contra eles. Mas este não é o fim dos seus problemas…
O que deveria ser uma simples missão exploratória tornou-se uma luta pela sobrevivência…
O filme explora o terror de um inimigo desconhecido que manipula corpos, tornando-se numa experiência cheia de suspense e enervante, à medida que as personagens lutam contra transformações monstruosas enquanto tentam manter a sua humanidade.
9Junji Ito Maniac

Junji Ito Maniac: Japanese Tales of the Macabre é um anime baseado em várias histórias do mangaká Junji Ito.
O anime inclui 20 histórias de Ito que foram animadas “pela primeira vez”. O anime inclui histórias dos volumes de Tomie, Sōichi e The Hanging Balloons, entre outros volumes.
Não se trata apenas da estranheza física, mas a série tem também um impacto psicológico, explorando o medo de perder o controlo do corpo e da mente. A série amplia as horríveis possibilidades da forma humana.
8 Claymore

O mangá de Claymore inspirou uma série anime em 2007 com 26 episódios pelo estúdio Madhouse.
A história acontece num mundo fictício semelhante à era medieval europeia, que consiste num único continente dividido em 47 regiões. Nesse mundo, seres-humanos coexistem com criaturas chamadas Youma, monstros que se alimentam de vísceras humanas. Os Youma são capazes de adquirir a forma das suas vítimas, absorvendo as suas memórias e personalidade, permitindo que eles enganem amigos e familiares e se infiltrem nas vilas para se alimentar sem levantar suspeitas. Devido à situação, uma organização sem nome e altamente secreta criou uma ordem de guerreiras modificadas com o objetivo de proteger os humanos. Estas vieram a ser chamadas popularmente de Claymores, devido as imensas espadas claymore que empunham. Comummente, as vilas sob ataque de Youmas contratam os seus serviços para eliminar as criaturas (uma vez que são as únicas que são capazes de destingir um humano de um Youma).
Claymore envolve transformações horríveis dos humanos infetados por Yoma, que se tornam criaturas monstruosas. Por outro lado, as Claymores, guerreiras meio-humanas, sofrem intensas mutações para ganhar poder. O horror está nas suas lutas internas e externas, enfrentando mudanças físicas, como membros grotescos ou feições distorcidas. No seu interior, temem perder o controlo do seu lado humano, enfatizando o terrível choque entre a identidade humana e as formas monstruosas.
7Devilman Crybaby

Devilman crybaby é uma série anime do estúdio Science SARU com direção de Masaaki Yuasa (Ping Pong the Animation, Mind Game).
Um demónio possui o corpo morto de um jovem para fazer o mal. Mas depois de se apaixonar por uma menina humana, ele tem uma mudança de coração. Baseado no manga de Go Nagai.
Com fusões intensas entre demónios e humanos, mudanças de corpo, ossos a partir, transformações faciais feias e humanos a adquirir traços demoníacos, esta série tem de tudo. Depois, temos as batalhas assumidamente cruas de Devilman Crybaby, mostrando algumas das cenas mais brutais e violentas sem hesitação.
6Tokyo Ghoul

Tokyo Ghoul é uma série anime que estreou em 2014 com 12 episódios. Foi animada pelo Studio Pierrot.
Tóquio é assombrada por fantasmas misteriosos que devoram humanos. As pessoas são dominadas pelo medo desses fantasmas cujas identidades estão mascaradas de mistério. Um estudante universitário comum chamado Kaneki encontra Rize, uma jovem que é uma leitora ávida como ele, no café que ele frequenta. Mal Kaneki sabe que o seu destino vai mudar da noite para o dia com esse encontro.
Desde contorções corporais a características monstruosas, como línguas alongadas, kagune afiados (apêndices semelhantes a tentáculos) ou características faciais distorcidas, Tokyo Ghoul deu-nos tudo. Depois vem a transformação de Ken Kaneki, onde se transforma num meio Ghoul, e vemos uma estranha mudança no seu olho, e não nos podemos esquecer da sua fome por carne humana.
5Akira

O filme Akira foi originalmente lançado em julho de 1988.
O ano é 2019. Já se passaram 38 anos desde a eclosão da 3ª Guerra Mundial, iniciada com uma explosão atómica em 1982. O mundo foi devastado. Nas ruas de uma Neo Tokyo pós-apocalíptica, jovens delinquentes dedicam as suas vidas a espalhar o terror e o caos. Sob potentes motos e inflamados por drogas e bebidas, estes vândalos estão prestes a tornarem-se o percursor de uma nova Guerra Mundial.
Numa dessas noites, o gangue liderado por Shotaro Kaneda sofre um acidente inexplicável. Tetsuo Shima, o melhor amigo de Kaneda, atropela uma criança de estranha fisionomia. Após o acidente, Tetsuo começa a sentir reações esquisitas que parecem ter despertado poderes jamais imaginados o que acaba por atrair a atenção de agentes secretos do Governo envolvidos num projeto com experiências sobre poderes sobrenaturais.
Quando Tetsuo é capturado, ele torna-se numa cobaia nas mãos do Governo para estudar os poderes que começaram a surgir depois do acidente. E assim, enquanto Kaneda tenta salvar o amigo, uma terrível e poderosa entidade pode estar prestes a despertar.
Akira não é apenas uma lenda do cyberpunk, mas também um epítome do terror corporal a explorar mutações corporais nojentas como resultado de experiências científicas, cenas com muito sangue e muito mais para os fãs de terror corporal.
4Parasyte: The Maxim

A adaptação para anime do mangá Parasyte (Kiseiju) de Hitoshi Iwaaki.
O estúdio de animação é o Madhouse, a direção é de Kenichi Shimizu e o design de personagens é de Tadashi Hiramatsu (Magical Shopping Arcade Abenobashi, Karekano).
A história desenrola-se num mundo onde seres extraterrestres chamados Parasitas chegaram à Terra. Eles começam por se apoderar dos humanos ao entrar pelos seus narizes e ouvidos acabando por se unir ao cérebro. Um extraterrestre chamado Migi apenas é capaz de controlar o braço direito do estudante Shinichi Izumi, os dois acabam por aprender a coexistir e combatem os outros Parasitas que apenas vêm os humanos como comida.
As perturbadoras alterações corporais retratadas em Parasyte: The Maxim resultam da invasão de entidades parasitas no corpo humano. À medida que estes seres de outro mundo assumem o controlo, os humanos perdem a consciência, tornando-se hospedeiros destas criaturas. Os parasitas podem abrir os seus corpos hospedeiros como desejarem, estender e contrair os seus corpos e até tornar a pele superdura como defesa. Este desgaste do corpo proporciona um tipo diferente de experiência de terror.
3Neon Genesis Evangelion

Neon Genesis Evangelion é uma série anime que estreou em 1995 pelas mãos dos estúdios Gainax e Tatsunoko Production.
No ano de 2015, os Anjos, máquinas de guerra alienígenas enormes e tremendamente poderosas, aparecem em Tóquio pela segunda vez. A única esperança para a sobrevivência da humanidade reside no Evangelion, uma máquina de combate humanóide desenvolvida pela NERV, uma agência especial das Nações Unidas. Capazes de resistir a qualquer coisa que os Anjos possam fazer, a única desvantagem dos Evangelions reside no número limitado de pessoas capazes de pilotá-los. Apenas um punhado de adolescentes, todos nascidos há quatorze anos, nove meses após o aparecimento dos Anjos, são capazes de interagir com um Evangelion.
Um desses adolescentes é Ikari Shinji, cujo pai lidera a equipe NERV que desenvolveu e mantém os Evangelions. Lançado num turbilhão de batalhas e eventos que ele não entende, Shinji é forçado a mergulhar nas profundezas dos seus próprios recursos internos à procura de coragem e força não apenas para lutar, mas para sobreviver, ou corre o risco de perder tudo.
Neon Genesis Evangelion é uma série onde os limites sobre quem é humano e quem é máquina se esbatem, misturando ambos de uma forma assustadora. Os pilotos, como Shinji e Asuka, fundem-se tão intimamente com os seus grandes robôs que se contorcem de dor. Depois, há os Anjos, criaturas estranhas que mudam para formas assustadoras.
2Jujutsu Kaisen

A adaptação para série anime do mangá Jujutsu Kaisen de Gege Akutami.
A animação é do estúdio MAPPA (Dororo, Yuri!!! on Ice, In This Corner of the World, Rage of Bahamut Genesis), a direção é de Sunghoo Park (The God of High School), o argumento é de Hiroshi Seko (Attack on Titan: Lost Girls, Banana Fish, Vinland Saga), o design de personagens é de Tadashi Hiramatsu (His and Her Circumstances, Yuri!!! on Ice, Parasyte -the maxim-) e a música é da responsabilidade de Hiroaki Tsutsumi, Yoshimasa Terui e Arisa Okehazama.
Yuuji é um génio no atletismo. Mas ele não tem interesse em correr em círculos, ele é feliz sendo apenas um membro do Clube de Pesquisa Oculta. Embora ele esteja apenas no clube por diversão, as coisas ficam sérias quando um espírito aparece na escola! A vida está prestes a ficar muito estranha na escola do ensino médio de Sugisawa Town!
No mundo expansivo de Jujutsu Kaisen, Maldições sinistras utilizam técnicas horríveis. Embora não estejam exclusivamente centrados no terror corporal, certas personagens possuem habilidades que manipulam os corpos de formas horríveis.
1Made in Abyss

A adaptação para anime do mangá Made in Abyss de Akihito Tsukushi.
A animação é do estúdio Kinema Citrus, a direção é de Masayuki Kojima (Black Bullet, Tibetan Dog), o argumento é de Hideyuki Kurata (Samurai Flamenco, The World God Only Knows) e o design de personagens é de Kazuchika Kise (Ghost in the Shell: Arise Alternative Architecture, xxxHOLiC).
Na história, um enorme sistema de poços e cavernas chamado “Abyss” é o único lugar inexplorado no mundo. Criaturas estranhas e maravilhosas residem nas suas profundezas, e está cheia de preciosas relíquias que os seres humanos atuais são incapazes de fazer. Os mistérios do “Abyss” fascinam os seres humanos, e eles descem para explorar. Os aventureiros que se aventuram no poço são conhecidos como “Cave Raiders”. Uma pequena menina órfã chamada Rico vive na cidade de Ōsu na periferia do “Abyss”. O seu sonho é tornar-se numa Cave Raider como a sua mãe e resolver os mistérios do sistema de cavernas. Um dia, Rico começa a explorar as cavernas e descobre um robô que se assemelha a um menino humano.
O abismo é um lugar que não foi feito para ser explorado pelos humanos, pois representa ameaças muito mais terríveis do que a morte. Ainda assim, algumas crianças descem ao Abismo, iniciando assim a sinistra história de Made in Abyss. Desde simples efeitos da maldição, como náuseas, hemorragia e dor intensa, até repercussões físicas no corpo humano, Abyss castiga-os de formas significativas. Apesar dos seus jovens protagonistas, existem representações perturbadoras de desfiguração, alterações grotescas e transformações em entidades sobrenaturais.