Neste dia internacional da mulher fica aqui uma lista com algumas mulheres que dirigiram alguns animes populares.
A indústria anime é tradicionalmente composta por elementos do sexo masculino mas com o passar do tempo e modernização dos métodos de produção vemos cada vez mais mulheres a surgir e a provar o seu valor. Em baixo encontram 12 mulheres que dirigiram animes que se tornaram populares. Quais são os vossos favoritos?
Sayo Yamamoto
Conhecida por: Michiko to Hatchin / Lupin III: The Woman Called Fujiko Mine / Yuri!!! on Ice
Sayo Yamamoto é uma estrela em ascensão na indústria anime. Ela dirigiu dois animes aclamados pela crítica e em 2012 ganhou o prémio New Face no Japan Media Arts Festival pelo seu Fujiko Mine.
Embora ela agora dirija animes também trabalhou em obras como Samurai Champloo, Eureka Seven e Ergo Proxy
Yoshimura Ai
Conhecida por: My Teen Romantic Comedy SNAFU / Ao Haru Ride / Cheer Danshi!
Yoshimura Aifoi uma surpresa, uma completa desconhecida que impressionou com OreGairu e Ao Haru Ride. Ela trabalhou anteriormente como diretora de episódios na primeira temporada de Gintama e Oreimo.
Atsuko Ishizuka
Conhecida por: The Pet Girl of Sakurasou / No Game, No Life / Hanayamata
Atsuko Ishizuka é uma das diretoras mais respeitadas no Japão mas curiosamente ela nunca quis entrar na indústria anime. Ela queria seguir uma carreira na música mas uma curta anime apanhou a atenção do estúdio Madhouse. Desde então ela dirigiu animes como Aoi Bungaku, The Pet Girl of Sakurasou e No Game No Life.
Naoko Yamada
Conhecida por: K-On! / Tamako Market / A Silent Voice
Naoko Yamada é uma das mais jovens diretoras da Kyoto Animation. Escusado será dizer que K-ON! é o anime mais popular do estúdio e que Tamako Love Story lhe valeu o prémio New Face em 2014.
Utsumi Hiroko
Conhecida por: Free! /Hyouka (diretor da episódios)
Hiroko é mais uma das jovens a ganhar destaque no estúdio Kyoto Animation. Até ao momento ela apenas dirigiu Free! tendo trabalhado como diretora de episódios em Nichijou, K-On! 2 e Chuunibyou.
Chiaki Kon
Conhecida por: Junjō Romantica / Higurashi no Naku Kori ni / Golden Time
Chiaki Kon é uma veterana na indústria anime tendo começado a trabalhar em 1998. Ela dirigiu obras de géneros tão diferentes como horror em Higurashi: When They Cry (Higurashi no naku koro ni), yaoi em Junjō Romantica, harém reverso em Arcana Famiglia e comédia romântica em Golden Time. Ela também dirigiu episódios de Bleach e Hetalia.
Rie Matsumoto
Conhecida por: HeartCatch Precure! the Movie / Kyōsōgiga / Kekkai Sensen (Blood Blockade Battlefront)
Com o seu estilo muito próprio o primeiro trabalho de Rie Matsumoto foi a direção do filme de Heartcatch Precure! mas só com Kyōsōgiga é que o seu estilo ganhou popularidade.
Kiyoko Sayama
Conhecida por: Angel Sanctuary / Vampire Knight / Skip Beat
Sayama está na indústria anime desde 1993 e é uma das que maior sucesso tem. Começando de baixo ela gradualmente foi progredindo na sua carreira até que finalmente se estreou em 1995 como diretora de Miyuki-chan in Wonderland. Desde essa altura ela trabalhou como diretora de episódios de Princess Tutu, Kaleido Star e Blood+.
Soubi Yamamoto
Conhecida por: This Boy Caught a Merman / Meganebu! / This Boy Can Fight Aliens!
Soubi Yamamoto é conhecida por trabalhar em OVAs yaoi e por conseguir trabalhar com orçamentos reduzidos. A sua série mais popular é Meganebu! mas ela não esqueceu as suas origens e continua a dirigir yaoi.
Kotono Watanabe
Conhecida por: Btooom! / Chihayafuru (diretora de episódios) / My Love Story!! (diretora de episódios)
Watanabe estreou-se como diretora em 2012 com a série anime Btooom!. Ela foi diretora de episódios de Chihayafuru, Aoi Bungaku Series e Supernatural: The Animation.
Mitsuko Kase
Conhecida por: Saikano / Glass Maiden / Ristorante Paradiso
Provavelmente é uma das diretoras menos conhecidas. Começou a sua carreira por baixo em Patlabor e foi subindo na hierarquia até que em 2002 se estreou como diretora em Saishuu Heiki Kanojo.
Ela chegou a trabalhar como diretora de episódios de Stardust Memory e até como argumentista de City Hunter 2 e o seu percurso abriu a porta a muita mulheres na indústria anime.
Noriko Takao
Conhecida por: Saint Young Men / The iDOLM@STER Cinderella Girls
Noriko Takao começou a sua carreira como artista secundária na Kyoto Animation com InuYasha, na altura em que o estúdio trabalhava para outras companhias. O seu talento não passou despercebido e ela rapidamente se tornou diretora de episódios de animes como Clannad, Clannad: After Story e Lucky Star.
A A-1 Pictures não deixou escapar a oportunidade de a contratar como diretora e a sua primeira obra foi Saint Young Men (Saint Oniisan) em 2012.
Isto lembrou-me que ainda não vi Koe no Katachi.. Espero que o filme seja tão bom ou melhor que o mangá
Já devo ter visto metade dessa lista e acho a direção de alguns bem decentes! Muitas mandaram bem, outra nem tanto.
Alguns dos animes eu gosto bastante, mas outros eu não gosto, e confesso que alguns já era muito esperado que fossem dirigidos por mulheres.
Alguns títulos que gosto na lista. Que sejam mulheres ou não, espero que tenha sempre bons diretores por trás dos animes.
”Mas ela não se esqueceu de suas origens e voltou a dirigir yaoi” KKKKKKKKKKK
A Atsuko Ishizuka é a unica que me interessei, pelos animes q ela dirigiu (pelo menos os mostrados) são bons :/
Nossa faz tempo q não lia o nome Saikano escrito em algum lugar.
Ishizuka minha favorita. Essa mulher tem uma mao divina quando se trata de dirigir animes. A Madhouse precisa colocar mais obras nas maos dessa mulher.
Tenho minhas duvidas se Hiroko continua na KyoAni ou virou free-lancer. Achei muito estranho ela nao ter dirigido o filme de Free.
Gosto da Chiaki Kon ela é otima com comedias romanticas. Mas tem muito anime com a direcao dela que eu detestei.
Sayo ainda ta começando. Michiko é um bom anime e o sucesso de Yuri on Ice deve abrir mais portas pra ela no futuro.
“12 Mulheres que dirigiram amimes populares” Animes esta escrito com dois M, amimes.
Talentosas .
Apesar de ter vários animes que elas dirigiram , eu não ter gostado de alguns , concordo que todas são talentosas.
Feliz dia internacional da mulher
A única aí que gostei do trabalho dela foi a Chiaki Kon com Higurashi.