A animação japonesa sofre da síndrome de Galápagos?

A animação japonesa sofre da síndrome de Galápagos?

O analista e jornalista da indústria anime, Tadashi Sudo, publicou na segunda-feira um artigo na ITMedia onde fala sobre os problemas que a indústria japonesa de anime enfrenta face à globalização de conteúdos. A questão central por trás do artigo é “A animação japonesa sofre da síndrome de Galápagos?”

A Síndrome de Galápagos é um termo de origem japonesa que se refere a produtos criados isoladamente do mercado global que são difíceis de exportar para o exterior. Sudo argumentou que, devido ao seu estilo visual distinto, a animação japonesa tem sido historicamente muito popular quando exportada para o exterior desde pelo menos a década de 1960, com títulos como Astro Boy. Nos anos 90, títulos como Akira e Ghost in the Shell também transmitiram com sucesso o apelo exclusivo do anime, e o boom ainda continua até hoje. No entanto, com o passar do tempo, outros países estão a produzir animações com um apelo semelhante ao anime. Em vez de definir o padrão mundial para o futuro, como Hollywood e a Disney fizeram no passado, a animação japonesa corre o risco de sofrer do Síndrome de Galápagos, enquanto equipas criativas no exterior produzem conteúdo mais atraente globalmente.

Sudo argumentou que o que precisa mudar na animação japonesa não é o estilo visual e que o conteúdo também não precisa mudar especificamente para atrair um público global. Segundo ele a maior coisa que precisa de mudar é o próprio Japão que precisa de mais diversidade e precisa de se expor mais a culturas estrangeiras. Como exemplo da situação de desconhecimento das perspetivas estrangeiras, Sudo referiu uma polémica em torno de JoJo’s Bizarre Adventure em 2008, onde a Shueisha pediu desculpa por uma cena em que o vilão Dio é mostrado a ler o Alcorão.

É importante estar ciente de que um grande número de pessoas está a assistir anime numa extensão que antes era inconcebível, e que esses telespectadores são de diversas origens. Existem algumas coisas que são tabus que antes não teríamos percebido. Devemos ter a máxima consideração.

Ele esclareceu depois que isso é um assunto separado do “politicamente correto“. Em vez da globalização, é um reflexo da mudança na própria sociedade do Japão para evitar a expressão violenta na mídia infantil, garantindo o equilíbrio de género num elenco de personagens e removendo preconceitos contra género, idade e raça. Para Sudo, não se trata de acompanhar o mundo, mas de acompanhar os tempos.

Há muitas coisas que antes eram permitidas, mas que atualmente não o são, mas esse é um assunto separado da globalização ou da Síndrome de Galápagos.

Sudo alega depois que, embora tenha havido muita preocupação no Japão em relação à singularidade da animação japonesa, o resto do mundo está a começar a mudar rapidamente. Apesar dos temores de falta de exportabilidade, a animação japonesa transcende barreiras culturais e outros países estão a começar a desenvolver o seu próprio estilo de animação influenciado pelo Japão.

Sudo apontou para a categoria “Anime” da Netflix, que se pode referir a trabalhos que não foram desenvolvidos no Japão, mas são inspirados no estilo visual da animação japonesa. As peculiaridades estilísticas, como personagens com olhos grandes, já foram ridicularizadas ou consideradas incomuns na Ásia e no Ocidente, mas agora estão a tornar-se mais comuns na animação estrangeira.

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O Japão quase não mudou, mas o mundo está a mudar dramaticamente. A singularidade do anime japonês, sujeita ao Síndrome de Galápagos, expandiu-se para o mundo, e essa singularidade está agora, de fato, a diluir-se. A disseminação do estilo japonês pode ser vista como um sinal de sucesso para a cultura japonesa. Pelo contrário, agoura um período difícil para o Japão. Este estilo que antes se pensava pertencer apenas ao Japão pode ser criado fora do país, o que compromete a posição de topo do Japão e aumenta a concorrência.

Sudo não acredita que a animação japonesa perca as suas características únicas, mas, na pior das hipóteses, o Japão pode perder a competição e apenas o estilo visual permanecerá no mundo. É por causa dos sucessos anteriores do Japão que esse perigo se tornou relevante.

Então, onde está o futuro do anime? Dado que o estilo de animação japonês transcendeu as barreiras culturais, Sudo sugere que os processos de criação e produção do lado japonês também podem beneficiar da transcendência das fronteiras nacionais. Sudo propôs fazer anime com uma comunidade de pessoas que abraçam o estilo, sem ter consciência da nacionalidade.

Quando o anime aceita talento e cultura estrangeiros, o local em que é criado não precisa ser o Japão. Existem muitas coproduções internacionais que resultaram em fracasso, mas entre uma comunidade que não tem uma visão conflitante sobre a direção, deve ser possível criar trabalhos globais como uma equipa. O sucesso dos filmes de Hollywood foi a disseminação da cultura americana. Por causa do seu sucesso, pessoas talentosas em todo o mundo empenham-se para chegar a Hollywood, e as pessoas no exterior assumem as suas tradições e criam coisas por conta própria. O anime também pode tornar-se forte e generoso, conectando muitas pessoas talentosas em todo o mundo.