
A Madhouse é conhecida por produzir séries anime com um enredo muito bem escrito, na sua maioria contêm, violência, acção, um clima negro e obscuro, mantendo a sua demografia na faixa adulta, claro que alguns dos seus títulos são voltados para o público mais jovem, como é o caso de Kiba e Beyblade G Revolution. Mas sabiam que o percurso da Madhouse esteve ligado com o Lendário Osamu Tezuka? Para isso vamos fazer uma viagem até a Mushi Productions.
A Mushi Productions foi fundada em 1961, pelo célebre Osamu Tezuka, quem não conhece este nome? Osamu é considerado o pai do Anime, criador de várias obras e personagens famosas tais como Astro Boy, Blackjack e Kimba o leão branco (que até teve transmissão no nosso país uns bons anos atrás na RTP).

Com a criação do estúdio de Tezuka criou-se uma grande rivalidade com a Toei Animation, que neste período dominava por completo o mercado japonês com os seus filmes e animações para o cinema. Tezuka convidava para trabalhar até si muitos jovens, que mais tarde tornariam-se sinónimos de grandes nomes na animação japonesa, tais como Kazuko Nakamura, Shigeyuki Haiashi, Gisaburo Sugi, Eiichi Yamamoto entre muitos outros.

Tezuka conseguiu produzir a sua primeira obra chamada Aru Machikado no Monogatari, tinha 38 minutos de duração, e foi produzida com os lucros providos das publicações das suas obras manga. Esta animação estreou no Japão em Novembro de 1962 e com este trabalho Tezuka ganhou a primeira edição do Prêmio Ofuji, criado para homenagear a vida do veterano Noburo Ofuji, que tinha falecido a poucos meses atrás. Ofuji foi um grande mangaka e animador nascido em Tóquio em 1900, faleceu a 28 de julho de 1961, deixando um vasto número de trabalhos de grande importância e influentes na cultura japonesa.

Em 1962 chega as cadeias de televisão japonesas o primeiro anime realizado pelo estúdio Otogi Production, de Ryuchi Yokoyama, chamado Manga Calendar. Um ano mais tarde, em 1963, Tezuka termina a sua primeira série de anime para televisão, Astro Boy, baseada no próprio manga de Osamu Tesuka, considerada por muitos como verdadeiramente a primeira série de anime da história. Depois de Astro Boy, seguiram-se as outras obras já referidas acima.
Na década de 70 a situação financeira da empresa atravessava por momentos críticos e para enfrentar as suas dívidas, a empresa solicitou um empréstimo de mais de 130 milhões à Fuji TV, que era a principal fonte de rendimento das produções da Mushi. Mas este efeito ainda foi pior quando a mesma não aceitou e interrompeu a aquisição por completo das séries da Mushi, fazendo ainda mais agravar a situação.

Apesar disso, Tezuka continua a produção de Kanashimi no Belladonna, que chegou aos cinemas em 1973 e foi considerado pela crítica como uma obra-prima, mas infelizmente não chegou para encher os potes da empresa. Em Novembro deste mesmo ano, o Banco Daiwa emite a ordem de pagamento da sua dívida a Mushi Productions, mas como não teve meios como pagar, acabou fechando as suas portas com uma dívida de uns impressionantes 350 milhões de ienes!!

Pouco depois ex-funcionários da Mushi Productions juntaram-se num pequeno complexo nos subúrbios de Tóquio e tiveram uma ideia tão louca que originou o nome da própria companhia fundando a Madhouse. Após o seu primeiro trabalho Ace wo nerai (Jenny a Tenista), a Madhouse tornou-se num dos estúdios mais influentes de animação,criando técnicas de animação como a Postcard Memories (parar uma cena num frame e preservando o traço, mas substitui-la por uma imagem pintada), efeitos de luz incidente na célula de animação, e cenas repetidas para causar impacto (Captain Tsubasa usou e abusou desta técnica). Também obviamente obteve o estatuto de lendária e brindou-nos com obras de altíssima qualidade como Trigun, Vampire Hunter D: Bloodlust, Cardcaptor Sakura, Black Lagoon, Death Note, Boogiepop Phantom, Claymore, Hunter X Hunter (2011), Parasyte, Death Parade e por ai fora. Hoje em dia o legado de Maruyama ainda vive mas no estúdio MAPPA, a Madhouse presente está a cargo de outra equipa mas o seu espírito vanguardista e de enorme qualidade ainda é sentido nas suas obras.

Este artigo foi enviado pelo nosso leitor Bruno Reis. Podem enviar as vossas reviews para o email admin@otakupt.com.
Otimo post, por isso que ela um dos melhores estudios, não costuma estregar obras abaixo da media, geralmente entrega boas animações, se bem que a animação de All Out não ta la grande coisa, e Alderamin tava bem fraca mas mo geral entrega animação com aspectos tecnicos mediano/otimo, apesar da maioria dos animes terem um ambiente mais denso,ele faz qualquer tipo de anime, um otimo estudio, pena que com tanto animadores saindo nesses ultimos anos, o estudio esta um pouco instavel. Mesmo assim continua sendo meu 4° estudio favorito.
Madhouse é um estúdio muito bom, ele tem erros, como todo estúdio tem, mas tem muito mais acertos do que erros, a animação deles na maioria dos casos é excepcional, e apesar de o estúdio ter a fama de só fazer seinen, é um estúdio que faz tudo quanto é tipo de anime, fez ecchi (High School of the Dead), shounen (HunterxHunter), shoujo (Ore Monogatari), anime de esporte (Dia no Ace), slice of life (Hanayamata), yuri (Strawberry Panic) e muitos outros, é verdade que a especialidade do estúdio são os seinens, mas o estúdio não é só isso, ele também faz muito bem outros estilos de anime.
Gosto do estúdio. Não chego a ser um daqueles que idolatra tudo que ele faz, mas acho que fazem bons trabalhos.
Boogiepop Phantom e uma das melhores obras da MAD HOUSE que poucas pessoas devem ter dado a chance de assistir devido a ser meio antigo
FAZ DA KYO ANI OU UFOTABLE AGORA
Eu gosto muito da madhouse deve ser o meu estudio favorito(antes era ufotable ate sair god eater) o unico anime que me decepciono tanto em historia quanto em animação do estudio foi mahou sensou… inclusive o anime foi um fracasso total em vendas
so lamento por raramente madhouse fazer continuação, desse jeito posso nunca ver uma continuação de overlord um dos meus animes favoritos
acredito que as sequencias que ela fez da pra contar nos dedos porem como sao animes que não vi nem lembro os nomes
Gostei do texto, pessoas realmente talentosas por trás de todos os projetos lançados prla Madhouse até os dias atuais, sejam obras solos, originais ou adaptações.
Mas é impressionante como eu odeio esse estúdio, a Madhouse sofre um problema sério de boas narrativas e eu ainda quero descobrir a mente responsável pela adaptação porca que eles fizeram de Chaos; Head.
Enfim, Madhouse só me decepciona uma obra atrás da outra.
Sempre soube bem pouco em geral sobre a origem da madhouse esse artigo ajudou bastante quanto a isso muito obrigado por ele XD.
Já sei que vai ter uma certa pessoa que odeia esse estúdio e vai fazer de tudo para deixar isso bem claro hahaha.
Espero que tenha mais destes seu esforço é muito bem vindo aqui. Ainda mais com um conteúdo interessante destes.
Mad house é um estúdio superistimado.Seus animes mais antigos tem uma qualidade péssima.
Seus animes recentes e novos tem uma qualidade muito grande mas erra em várias questões.
Gosto muito dos trabalhos da mad house, o problema é essa má fama de agora de fazer varios animes 1 cour apenas pra promover o material original e nunca mais voltar. Porém isso parece estar mudando…
Acho que o sonho de muita gente é ver um remake de yuyu hakusho pela mad house, seria épico.
Ótimo Post!
Acho que a Madhouse sempre foi minha preferida, mais por conta do seu estilo único de fazer animações com ambientes mais densos ou até mesmo mais violenta e tramas maduras.
Se bem que de vez em quando a qualidade do estúdio fica meio instável, principalmente recentemente que bons animadores saíram do estúdio e fundaram o estúdio NUT (Pelo que fiquei sabendo)… a última coisa acima da média que vi deles foi HxH 2011 e OPM (Por causa que o diretor tinha ótimos contatos com animadores profissionais), Ore monogatari não exige uma grande animação pelo conteúdo… e Diamond no Ace eu não vi então não falo nada, mas tem outros recentes que tiveram vários problemas com a animação, de qualquer forma em si é um estúdio que adoro.
Ótimo post, também estou no aguardo dos próximos. XD
MadHouse dificilmente decepciona até em comédia eles conseguem trazer algo bom, como Ore no Monogatari. Bem quando um anime é anunciado é até legal porque meio mundo vem e diz ” Tomará que seja Madhouse o Studio” haha, só isso já comprova o quão amada é a Madhouse.
Kingdom poderia ter sido animado pela Madhouse a obra é incrível e, ainda tenho 1% de esperança que o mangá vai ser publicado no Brasil. rsrs
Só digo isso AMEI ^^
Tem um erro nessa postagem,Beyblade G-Revolution foi animado pelos estúdios Nippon Animation e SynergySP
Madhouse é um studio que raramente me decepciona em seus trabalhos.
Gosto de quase tudo produzido por esse studio. Apesar de Mahou Sensou ser mancha que jamais se apagara da minha memoria kk.
Como eu queria que Berserk e Tokyo Ghoul tivessem pego esse studio em suas adaptacoes. Com certeza seria melhor que essa adaptacoes porcas que foram feitas.
Agora fico no aguardo da segunda temporada de Mahouka. Que é a continuacao que mais aguardo do studio.
Gostei da ideia desse post. No aguardo dos proximos.