Yoshiki, o líder e baterista da célebre banda de rock, X JAPAN, divulgou nas suas redes sociais que foi contactado por advogados após o lançamento do tema “Hunting Soul”, que foi destaque na primeira parte do episódio 18 da adaptação anime de DanDaDan.
De acordo com o artista, a composição apresenta claras referências ao estilo sonoro e visual característico do grupo o que levanta sérias questões sobre eventuais conflitos de direitos de autor.
A situação começou quando Yoshiki, ao ouvir a faixa, manifestou surpresa e até admitiu que desconhecia totalmente esta produção. O músico japonês inclusive assinalou este acontecimento nas páginas oficiais de DanDaDan, em japonês e inglês, Netflix e Hulu, os meios responsáveis pela transmissão do anime no ocidente.
A ligação à banda X JAPAN foi posteriormente confirmada por Marty Friedman, ex-integrante dos Megadeath, responsável pela guitarra e arranjos da música, em colaboração com Seiichi Nagai. No enredo, a canção é interpretada pela banda fictícia HAYASii, cujos membros apresentam nomes e características visuais inspiradas nos elementos originais dos X JAPAN. Toshiro (baixo) remete a Toshi, Yoshikichi (bateria) a Yoshiki, Hideji (cantor) a Hide e Patarson (guitarra) a Pata. O próprio Yoshiki chegou a partilhar uma antiga gravação nas redes sociais de Kurenai, um clássico dos X JAPAN, onde salienta diversas semelhanças com a explosiva cena retratada no anime.
Após as primeiras publicações do músico, advogados entraram em contacto para analisar a possibilidade de existirem violações de direitos de autor. Yoshiki referiu que, embora inicialmente tenha achado a situação curiosa, rapidamente foi informado sobre o potencial conflito legal. Recordou ainda que, em ocasiões anteriores, outras produções que procuraram homenagear o grupo, estabeleceram previamente contacto com a Sony Music Publishing, detentora dos direitos de Kurenai, antes de utilizar qualquer referência, algo que a Science SARU não fez.