Uma história que começou no fundo do poço transformou-se numa inspiração viral nas redes sociais. Li Shuangyong, um agricultor de 39 anos da província de Shandong, na China, conseguiu reconstruir completamente a sua vida após adotar o regime de treino do protagonista do popular mangá e anime One-Punch Man.
Em 2021, Li encontrava-se numa situação desesperante: o seu negócio de piscicultura tinha falido, o casamento terminou pouco depois e as dívidas acumulavam-se. Descrevendo-se como um “falhado na vida”, vagueava sem rumo até descobrir a história de Saitama, o herói de One-Punch Man que se transforma no homem mais forte do mundo após três anos de treino rigoroso.
A rotina diária de Saitama, 100 flexões, 100 abdominais, 100 agachamentos e uma corrida de 10 quilómetros, tornou-se o modelo de transformação que Li decidiu seguir à letra. “Tinha de me salvar. Não podia continuar a viver assim. Não podia ficar pior”, confessou recentemente.
Os primeiros dias foram brutais. Sem preparação física e recursos financeiros limitados, Li suava intensamente e os braços tremiam após apenas algumas flexões. Correr alguns quilómetros deixava-o exausto. Ainda assim, começou a documentar o progresso através de vídeos nas redes sociais.
Inicialmente, poucos prestaram atenção aos seus vídeos repetitivos. A maioria das pessoas considerava-o maluco e esperava que desistisse desta “tortura diária”. Contudo, à medida que a sua transformação física se tornava evidente, começou a ganhar seguidores fascinados com este “Saitama da vida real“.
Com o tempo, os 10 quilómetros diários tornaram-se cada vez mais fáceis. Li chegou mesmo a correr múltiplas vezes por dia e filmou-se numa corrida de 100 quilómetros, conquistando milhares de novos admiradores. Pessoas começaram a procurá-lo para treinar em conjunto, e um grupo de fãs em Taiwan chegou a transmitir as suas corridas num ecrã, treinando remotamente com ele.
No mês passado, Li celebrou 1000 dias de treino físico exibindo o físico tonificado e prestando homenagem ao mangá de One e Yusuke Murata que inspirou a sua transformação: rapou a cabeça e posou com o icónico fato de super-herói de One-Punch Man. Revelou aos seguidores que, durante este período, correu mais de 20.000 quilómetros e executou exercícios físicos milhões de vezes.
A história inspiracional de Li chegou mesmo aos ouvidos do criador de One-Punch Man, que o homenageou no Twitter com a mensagem: “A tua força de vontade é incrível! Parabéns“.
Agora, Li tem um novo objetivo: estabelecer um recorde mundial do Guinness correndo uma maratona todos os dias durante um ano inteiro. No entanto, adverte os seguidores para não seguirem cegamente o seu exemplo, alertando que o seu regime de treino não é adequado para todos e pode ter consequências graves.