A adaptação para série anime do mangá Dandadan, escrito e ilustrado por Yukinobu Tatsu, é um dos grandes animes de 2024 e superou mesmo as expectativas da produção.
A estreia do anime Dandadan foi um sucesso enorme e claro, fez aumentar exponencialmente as vendas do mangá. O editor da Shonen Jump, Shihei Lin, na sua mensagem de fim de ano não se esqueceu de Dandadan e revelou que todos ficaram surpreendidos com o seu enorme sucesso.
Shihei Lin escreveu:
A série anime de Dandadan, que começou a ser exibida em outubro após discussões cuidadosas e detalhadas, também alcançou o primeiro lugar em muitos sites de streaming ao redor do mundo. Também somos gratos pelo grande número de reimpressões do mangá original.
Superou as expectativas da equipa de produção e estamos muito felizes que as pessoas do mundo todo tenham gostado. A segunda temporada está programada para estrear no ano que vem, então continuaremos a fazer o nosso melhor para garantir que todos continuem a gostar.
A animação da série anime Dandadan é do estúdio Science SARU (DEVILMAN crybaby, Scott Pilgrim Takes Off, Keep Your Hands Off Eizouken!), a direção é de Fuuga Yamashiro (produção de DEVILMAN crybaby, direção de episódios de Time Machine Blues), o argumento é de Hiroshi Seko (Attack on Titan The Final Season, Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen, Mob Psycho 100) e o design de personagens é de Naoyuki Onda (Gantz, Rage of Bahamut, Berserk), com o design dos yokai a ser de Yoshimichi Kameda. A música é da responsabilidade de Kensuke Ushio (Chainsaw Man, DEVILMAN crybaby, Liz and the Blue Bird).
Dandadan começou a ser publicado na Shonen Jump Plus da Shueisha em abril de 2021. Yukinobu Tatsu foi assistente de Tatsuki Fujimoto em Fire Punch e Chainsawman, e também foi assistente de Yuuji KAKU em Jigokuraku. Tatsu também é autor de outros trabalhos serializados como Seigi no Rokugou e Fire Ball!, além de one-shots como Yamada Kiki Ippatsu em 2019 e Renai Saibaihou em 2015.
Na descrição de Dandadan podemos ler:
Depois de ser rejeitada agressivamente, Momo Ayase fica com raiva quando esbarra num rapaz que está a ser intimidado. Salvo pela sua bondade imprudente, o rapaz obcecado pelo ocultismo tenta conversar com ela sobre interesses sobrenaturais que ele acha que eles compartilham. Rejeitando as suas alegações, Ayase proclama que ela acredita em fantasmas, provocando uma discussão entre os dois sobre qual deles é real, alienígenas ou fantasmas. Numa aposta para determinar quem está certo, os dois decidem visitar separadamente lugares relacionados ao ocultismo e ao sobrenatural: Ayase visita o primeiro e o rapaz o segundo.
Quando os dois chegam a seus respectivos lugares, verifica-se que eles estavam meio certos, tanto alienígenas como fantasmas existem. Isto marca o início da aventura de Ayase e do rapaz, que compartilha um nome com o ídolo favorito de Ayase, Ken Takakura, enquanto tentam consertar os elementos sobrenaturais e de ficção científica surreais ao seu redor para regressar a uma vida normal.