Mais...
    InícioAnimeAnime de Dragon Ball comemora hoje 35 anos

    Anime de Dragon Ball comemora hoje 35 anos

    Foi há precisamente 35 anos que estreou nas TVs japonesas o primeiro episódio da adaptação para série anime do mangá Dragon Ball de Akira Toriyama. Estavam assim dados os primeiros passos de uma série anime que iria conquistar todo o mundo.

    A série anime de Dragon Ball chegou a Portugal em 1995 pelas mãos da SIC e do outro lado do oceano, demorou ainda mais, só em 1996 o canal SBT começou a exibir as aventuras de Goku e companhia.

    Dragon Ball

    No Japão a série anime de Dragon Ball foi exibida de 26 de fevereiro de 1986 a 19 de abril de 1989, com um total de 153 episódios.

    Já a sua continuação, Dragon Ball Z, estreou a 26 de abril de 1989 e terminou a 31 de janeiro de 1996 com uns impressionantes 291 episódios.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    13 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    13 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Ryuk
    Ryuk
    26 , Fevereiro , 2021 23:54

    Muitos Parabéns, Dragon Ball! Um dos primeiros animes que vi quando era criança, e um dos maiores de sempre! Inesquecível!

    Samuel Silva
    Samuel Silva
    26 , Fevereiro , 2021 22:56

    Dragon Ball e Dragon Ball Z, pelo sucesso que tiveram em Portugal, fizeram maravilhas pelo anime para os otakus dos anos 90. Outros anime foram transmitidos pela TV portuguesa para tentar replicar o mesmo sucesso. Lembro-me que Evangelion foi transmitido pela SIC pouquíssimo tempo depois da transmissão no Japão com a promessa de que iria agradar a quem gostasse de Dragon Ball, ou o Tenchi Muyo na RTP2, que vinha do mesmo pais do Dragon Ball. Muitos outros se seguiram porque as portas já estavam abertas. Quem gosta de shonen tem que dar graças a DB e ao Akira Toriyama. Não sei de inventou a fórmula do sucesso mas que, pelo menos, a confirmou, não há dúvidas.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Reply to  Samuel Silva
    27 , Fevereiro , 2021 8:42

    Claro, e nunca esquecer o Rurouni Kenshin que na minha opinião foi o que chegou mais perto

    Stefano Barbosa
    Stefano Barbosa
    26 , Fevereiro , 2021 17:06

    parabéns

    Jujutsu Kaisen é podre
    Jujutsu Kaisen é podre
    26 , Fevereiro , 2021 16:02

    Será q quando completar 50 anos vão fazer um remake?

    1102
    1102
    Reply to  Jujutsu Kaisen é podre
    27 , Fevereiro , 2021 8:04

    Vai saber, daqui 15 as animações podem ser bem diferentes do que imaginamos.

    João Victor
    João Victor
    26 , Fevereiro , 2021 14:23

    Sem dúvidas, um dos animes mais importantes da história, se não o mais, conquistando várias gerações, e o responsável por popularizar os animes no mundo todo.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    26 , Fevereiro , 2021 12:25

    Parabéns Dragon Ball!!

    Pois, é meus amigos, faz hoje 35 anos que a série Dragon Ball estreou na Fuji TV, e nada nem ninguém imaginaria do fenómeno que se iria tornar, e o movimento mundial na cultura pop que iria produzir.

    Nascida da mente de Akira Toriyama, quando este dava voltas ao miolo para encontrar um sucessor para Dr. Slump, e a ideia surgiu quando a sua mulher indicou ao seu marido e editor para fazerem uma pausa e tomarem chá. Nesse tempo a TV estava ligada e era transmitido um filme de artes marciais. Imediatamente a mente do jovem mangaka explodiu de ideias, e o molde principal para Dragon Ball foi criado, contudo, ainda conhecido como Dragon Boy, e gradualmente, Goku e o resto das personagens foram tomando as suas formas, e a história que partiu do conto de Wu Cheng’en, viagem ao oeste, recebeu a versão que conhecemos e amamos.

    Dragon Ball, é uma das séries que explora o maior sentido de aventura. Goku, Bulma e todos os seus amigos viajam por todos os cantos do planeta em busca das míticas Dragon Balls, que como sabemos aos reunirmos 7 destas esferas mágicas, o Dragão Sagrado surgirá e realizará um desejo. Dragon Ball, ao contrário do que aparenta na sua superfície, ou seja, violência aos olhos comuns também apresentou diversos elementos budistas. Por exemplo, o fazer o bem colher a recompensa, vimos em Goku quando ajudou a tartaruga a encontrar o caminho para o mar, e ser recompensado indiretamente com o que procurava e além da nuvem Kinto’un. Ou então o modo de vida que o Tartaruga Genial imprimiu nos seus dois jovens discípulos.

    Em Portugal a série só estreou numa tarde em 1995, e partiu da controversa herança francesa, ou seja, alguns nomes foram trocados, Goku andou com diversas crises de identidade no seu nome, (Songóku, Sungoku, Songonku, Songoku, Congos) só mesma a atriz Cristina Cavalinhos (Bulma/Lunch), é que desde sempre o pronunciava certo. Claro que o caso mais evidentete foi com Piccolo Daimao, que ficou conhecido como Coraçãozinho de Satã (um nome a evitar pelos mais crentes). O sucesso de Dragon Ball no nosso país também se deve ao exemplar trabalho que o falecido António Semedo, colocou na produção e nas suas personagens. As gafes e alusões à la SIC que partiram dos Motoratos de Marte, e se estenderam a Sailor Moon e muitas mais séries, eram hilariantes e depressa conquistaram pessoas de todas as faixas etárias. É de louvar como a produção dos estúdios Novaga recebeu Dragon Ball, primeiro com muita surpresa (pensavam seriam apenas 13 episódios) e depois com carinho porque abraçaram de tal forma as personagens que ainda hoje o fazem, como é o caso do nosso João Loy, também conhecido como o eterno Vegeta.

    Dragon Ball, é uma série que considero como o vinho, mesmo passados tantos anos continua vibrante, única, e com um sabor ainda mais requintado. Bem-hajam e parabéns mais uma vez a Dragon Ball.

    Nuno Alves
    Nuno Alves
    26 , Fevereiro , 2021 9:42

    Bons velhos tempos.

    Luis Miguel Clara
    Luis Miguel Clara
    27 , Fevereiro , 2021 16:59

    parabens a todos do dragon ball

    1102
    1102
    27 , Fevereiro , 2021 8:03

    Isso me faz sentir tão velho.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    26 , Fevereiro , 2021 19:24

    Nem vos passa para a cabeça o que Dragon Ball foi cá, o país literalmente parava. Ninguém ficava indiferente, fossem chefes, empregados, estudantes e até funcionários e professores. Também marcou um período cultural e diria histórico no nosso país.

    Samuel Silva
    Samuel Silva
    Reply to  Bruno Reis
    26 , Fevereiro , 2021 23:01

    Na época, ou programavas o gravador de VHS para gravar o episódio e ver quando chegasses a casa ou então tinhas mesmo de ver durante a transmissão na TV. Não havia internet generalizada nem boxes das operadoras de telecomunicações para ver quando nos apetecesse.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares