Nanare Hananare (Cheer for you!) é uma série anime que inexplicavelmente está a passar debaixo dos radares de muita gente, por estar “presa” a uma das temporadas anime de verão mais frias dos últimos anos, que felizmente está a horas de dar lugar a uma das mais quentes temporadas de anime do outono de sempre.
Mas o que torna Cheer for you! uma série anime digna de ser referida num género tão clássico como as histórias do quotidiano e de amadurecimento? A resposta é a protagonista Anna Aveiro Nakamura dos Santos Moreira Cuccittini, uma jovem brasileira da província de Gunma, uma localização em Honshu que tem mais de 13 mil brasileiros, que leva as cores da sua herança no seu “moletom” e a sua irreverência carioca até uma escola do ensino básico e após conhecer um grupo de outras meninas decidem tornarem-se numa equipa de cheerleaders da sua escola.
Embora estejamos perante uma obra original produzida pela DMM.com (Blue Period, Skip and Loafer), a animação foi entregue ao estúdio P.A. Works (True Tears, Angel Beats!, Another, Shirobako, Charlotte) e mesmo que este esteja apenas encarregue da animação, os seus temas e temáticas são os tradicionais que este estúdio já nos habituou, ou seja, muitos conflitos internos e externos numa história emocionante de amadurecimento.
Felizmente Anna Moreira é a personagem que é a cola que une todo o grupo e eleva a série para novos patamares. A jovem é apresentada logo no primeiro episódio com um misto de samba e apitos de futebol, porque o seu nome é referente a vários elementos do futebol do Brasil e de Portugal. Aveiro e Santos são as referências de Portugal porque a lenda viva do nosso país, Cristiano Ronaldo, tem o nome completo de Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. Moreira é um nome mais comum no Brasil e, entre os vários jogadores que o possuem, temos Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho. Cuccittini é um nome incomum nas origens portuguesas da Anna, contudo se tivermos em conta que o nome completo de Lionel Messi, é Lionel Andrés Messi Cuccittini, e o nome da personagem ser à base de retalhos de nomes de jogadores de futebol até que acaba por fazer sentido. Por fim, Nakamura também tem contexto porque além de ser uma simples ligação entre o Brasil e Japão, é também o nome de um é um ex-futebolista profissional japonês.
Contudo, existe outra particularidade verdadeiramente interessante nesta Anna dos cabelos loiros, a sua seiyuu é na verdade uma alusão à própria personagem. Larissa Tago Takeda tem origens brasileiras, a sua mãe é brasileira e o seu pai tem descendência japonesa, e apesar de ser um nome que talvez pareça novidade, a seiyuu interpretou anteriormente Sakura em Zom 100: Bucket List of the Dead entre outras personagens menores e figurinos noutras séries.
Anna, é mais do que cara bonita, a jovem também carrega os costumes do seu país para o Japão, o que inicialmente causa um grande choque cultural por cumprimentar as suas amigas com beijos na bochecha, algo que para nós é normal mas que para o Japão é extremamente íntimo. Também é extremamente ativa nas redes sociais e procura viralizar com o quer que seja, algo que no Japão até é visto com um pouco de desdém. Por fim, o seu nome é uma alusão ao Brasil por ser conhecido como o “país do futebol”, Captain Tsubasa é outra alusão a este tema.
Para finalizar com chave de ouro a caracterização desta personagem, muita vezes Anna parece esquecer-se de algumas palavras em japonês e usa os termos em português, como “obrigado” e “bom dia”, que atuaram muitas vezes como efeito cómico e serviram para introduzir elementos culturais bem interessantes nesta divertida série para fãs de anime no Brasil e Portugal.
Porque haveria de os portugueses de falar sobre essa personagem? Ela é brasileira, que seja os brasileiros que falem dela, já teve outras seja em manga ou anime. Se fosse um personagem realmente português é que seria de admirar.
por conta dela falar português e a cultura brasileira ter forte influência de Portugal, por conta do Brasil ser uma ex colônia portuguesa. Sem comentar tbm que ela tem o sobre nome do Cristiano Ronaldo.
Ela é brasileira, não portuguesa.
Pois, é o que diz no texto… No texto também diz que o nome faz referencia a Portugal/portugueses
Acordem-me qdo for sobre uma personagem tuga!