Anne Shirley anime op screenshot

Estreando em abril desde ano e sendo finalizado no dia 27 de setembro, a série anime Anne Shirley, uma nova adaptação para série anime da novel Anne of Green Gables (Ana dos Cabelos Ruivos) de Lucy Maud Montgomery, teve seus 24 episódios lançados no streaming pela Crunchyroll.

A série anime teve animação do The Answer Studio (Tower of God 2), a direção foi de Hiroshi Kawamata (Hal’s Flute, Shimajirō to Ehon no Kuni, Shimajirō to Kujira no Uta) e o design de personagens foi de Kenichi Tsuchiya (The Garden of Words, Flavors of Youth).

O elenco de voz do anime contou com Honoka Inoue como Anne Shirley, Aya Nakamura como Marilla Cuthbert, Yasunori Matsumoto como Matthew Cuthbert, Naoya Miyase como Gilbert Blythe e Yume Miyamoto como Diana Barry.

A história da série acontece no final do século XIX na cidade fictícia de Avonlea, em Prince Edward, no Canadá, onde uma menina órfã de 11 anos chamada Anne Shirley é enviada por engano aos irmãos de meia-idade Matthew e Marilla Cuthbert. Os irmãos pretendiam originalmente adotar um rapaz para os ajudar na quinta. A obra conta as aventuras de Anne na escola e na cidade.

Esta não é a primeira adaptação para anime do romance Lucy Maud Montgomery. Em 1979 a obra ganhou uma adaptação que foi exibida no Japão com 50 episódios e com o nome Akage no Anne. Está versão da obra teve direção de Isao Takahata (Grave of the Fireflies, Only Yesterday, Pom Poko) poucos anos antes de ele e Hayao Miyazaki fundarem o Studio Ghibli.

O próprio Hayao Miyazaki (Nausicaä of the Valley of the Wind, Spirited Away, Ponyo) também esteve envolvido na produção do primeiro anime de Anne Shirley fazendo o layout e design dos primeiros 15 episódios. Já Yoshifumi Kondō (Whisper of the Heart) desenhou as personagens e supervisionou a produção de animação da série anime de 1979.

Agora a versão de 2025 da obra de Lucy Maud Montgomery tinha o desafio de conseguir se desvencilhar das comparações de sua primeira versão em anime, da série live-action Anne with an E, lançada em 2017 pela Netflix, e conseguir apresentar para um novo público a história de Anne Shirley.

Em uma indústria anime em que parte do público quer uma animação cada vez mais complexa em cenas de luta, ou histórias com milhares de camadas em seus personagens. Anne Shirley vai para o caminho de uma história extremamente básica e simples, mas até mesmo obras mais simples podem se tornar excelentes quando contadas da forma correta.

No decorrer dos 24 episódios, acompanhamos Anne Shirley em diversos momentos de sua vida e os dilemas que ela enfrenta no decorrer deste caminho. A série o tempo todo parece reforçar que a vida não é um caminho reto e que as escolhas que fazemos reverberam em nós e em outras pessoas. Isso é feito sempre com o olhar lúdico e sonhador da protagonista, e faz com que o espectador também tente imaginar positivamente cada situação.

A série possui uma gama bem grande de personagens carismáticos, que possuem seu momento de destaque em momentos episódicos no decorrer da obra. Até aqueles com destaque menor são citados em algum momento. Isso funciona muito bem por causa do roteiro muito bem escrito e que utiliza bastante dos diálogos entre os personagens para centralizar o espectador sobre algum ocorrido e sobre quem eles estão falando.

O anime possui uma animação bem simples, mas é no simples que o The Answer Studio (Tower of God 2) trouxe a beleza pra série. Se utilizando de muitas cores vivas, cenários bem detalhados e personagens visualmente únicos. A edição e montagem da série também é muito fluida e dinâmica, fazendo os episódios ser bastante divertidos e emocionantes em muitos momentos.

No geral, a série anime Anne Shirley, uma nova adaptação para série anime da novel Anne of Green Gables (Ana dos Cabelos Ruivos) de Lucy Maud Montgomery, foi uma grata surpresa. Com uma história simples, mas emocionante, personagens carismáticos, animação bem produzida e edição dinâmica.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments