Numa exibição especial de Mobile Suit Gundam Seed FREEDOM a Sunrise anunciou que está em produção uma prequela chamada Mobile Suit Gundam Seed FREEDOM ZERO.
O realizador Mitsuo Fukuda, o produtor Hisakazu Naka e Sōichirō Hoshi, voz de Kira Yamato, estiveram presentes no palco para a exibição comemorativa. Revelaram que os argumentistas Chiaki Morosawa e Shigeru Morita escreveram o cenário enquanto planeavam Gundam Seed Freedom. Além disso, Fukuda afirmou que o guião de SEED FREEDOM ZERO foi concluído há 20 anos. Os storyboards estavam quase a meio, e os storyboards mais antigos, na verdade, são anteriores aos de Gundam Seed Freedom. Acrescentou que há 20 anos, SEED FREEDOM ZERO foi originalmente planeado como um OVA, mas a equipa ainda não decidiu como será apresentado agora.
Na descrição de Mobile Suit Gundam Seed FREEDOM podemos ler:
Em C.E.75, a luta ainda continua. Há movimentos de independência, e agressões por parte do Cosmos Azul… A fim de acalmar a situação, uma agência global de manutenção da paz chamada COMPASS é estabelecida, com Lacus como seu primeiro presidente. Como membros da COMPASS, Kira e seus companheiros intervêm em várias batalhas regionais. Em seguida, uma nação recém-criada chamada Foundation propõe uma operação conjunta contra um reduto do Cosmos Azul.
20 anos após o seu último lançamento, Gundam SEED regressa de forma espetacular aos cinemas com uma nova história e uma continuação muito aguardada da série que impressionou uma geração de fãs de anime! Produzido pela Bandai Namco Filmworks e SHOCHIKU, com produção realizada pela Sunrise e dirigido por Mitsuo Fukuda, o filme estreou no Japão no dia 26 de janeiro de 2024, e alcançou o incrível número de 2,69 milhões de bilhetes vendidos, tornando-se assim no filme mais lucrativo da história da franquia nas bilheterias japonesas.