
Foi agora atualizada a lista com as 25 franquias mais lucrativas de sempre e no TOP 25 encontramos várias propriedades japoneses, sendo que a liderança vai para a franquia Pokémon.
A lista revela as franquias de maior sucesso financeiro inclui ganhos com videojogos, merchandising, mangá, anime, resultados de bilheteira, DVD/BD, vendas de livros, receita de televisão, música, concertos, peças de teatro e outras fontes de rendimento.
A lista apresenta, sem surpresa, várias franquias japonesas, como Hello Kitty, Anpanman, Shounen Jump, Dragon Ball, One Piece, Yu-Gi-Oh! e Fist of the North Star.
Em baixo encontram o TOP 25
- Pokémon – $92.121 bilhões
- Hello Kitty – $80.026 bilhões
- Winnie the Pooh – $75.034 bilhões
- Mickey Mouse & Friends – $70.587 bilhões
- Star Wars – $65.631 bilhões
- Anpanman – $60.285 bilhões
- Disney Princess – $45.187 bilhões
- Mario – $36.143 bilhões
- Shōnen Jump / Jump Comics – $34.117 bilhões
- Harry Potter – $30.871 bilhões
- Marvel Cinematic Universe – $29.128 bilhões
- Spider-Man – $27.078 bilhões
- Gundam – $26.457 bilhões
- Batman – $26.448 bilhões
- Dragon Ball – $24.031 bilhões
- Barbie – $24.003 bilhões
- Fist of the North Star – $21.818 bilhões
- Cars – $21.794 bilhões
- Toy Story – $20.743 bilhões
- One Piece – $20.515 bilhões
- Lord of the Rings – $19.937 bilhões
- James Bond – $19.900 bilhões
- Yu-Gi-Oh! – $19.848 bilhões
- Peanuts – $17.428 bilhões
- Transformers – $17.220 bilhões

Isso mostra como a qualidade das franquias japonesas é absurdamente superior as americanas. Os produtos americanos tem inúmeros motivos e facilidades para conseguir entrar no mercado de vários países, o único motivo dos japoneses é a qualidade, e mesmo assim no top 10, 5 são japonesas.
Discordo, esses números mostram a forma como empresas grandes conseguem trabalhar marcas populares e manter o interesse das pessoas nas mesmas. Yu-Gi-Oh, por exemplo, tem vários produtos derivados horríveis, como os animes toscos que vem lançando, mas como o jogo de cartas foi febre e ainda é popular em certos países eles conseguem atrair o interesse de novas gerações de crianças.
Nem todo material de Pokémon é uma pérola, como nem todo material de Batman é bom. Pegue o atual momento da indústria de animação japonesa, por exemplo, e o saldo não é bom com vários animes de qualidade técnica horrível (alguns é difícil chamar de animação, parece uma visual novel com mais imagens).
Ambos mercados fazem bons trabalhos e trabalhos horríveis, cada um para um estilo e gostos diferentes. Mercado americano não se resume a Marvel/Disney e DC, apesar da popularidade atual dos super-heróis.
O que esse gráfico mostra é o quão eficientes alguns grupos são em extrair até a última gota de sangue de seus consumidores. A Disney por exemplo segue uma fórmula “mágica” para quase todos os seus filmes Live Action e Animados. Pokémon faz algo parecido também, tanto o anime como os jogos seguem basicamente a mesma fórmula desde que debutaram no mercado. Também podemos concluir como algumas empresas são muito eficientes em vender produtos derivados de suas grandes marcas, como brinquedos, peças de teatro, álbuns, etc.
Lucro não necessariamente implica em qualidade, EA é o maior exemplo disso, mesmo fazendo vários jogos horríveis, quebrados ou incompletos, ainda é uma das empresas mais valiosas no mercado de jogos. PUBG é outro, a ideia pode ser boa, mas a execução técnica tá longe disso, o jogo é bugado e muito mal otimizado, como boa parte dos títulos recentes da Ubisoft no PC; e ainda sim a Ubisoft teve mais lucro no PC do que nos consoles.
Caramba Carros ser um pouco mais lucrativo que Toy Story q coisa.
Não fazia ideia de que Hokuto no Ken era tão famoso assim a ponto de aparecer numa lista dessas.
e nao tem dinheiro pa fazer animação boa como digimon tri
SJ com tudo