InícioAnimeAutor de Dragon Ball pode ter-se inspirado neste de anime de 1965...

Autor de Dragon Ball pode ter-se inspirado neste de anime de 1965 para criar Vegeta e os Saiyans

Peter_lawton, um fã de Dragon Ball, partilhou na X uma curiosidade muito interessante sobre Akira Toriyama, que pode explicar de onde o autor possa ter retirado inspirações para criar os Saiyans e até Vegeta, uma das personagens mais emblemáticas da obra.

No anime Tatakae! Osper, transmitido originalmente entre 1965 e 1967, encontramos uma rivalidade central bastante curiosa entre o protagonista, Osper, e Drome, um antagonista de aparência marcante, com entradas capilares pronunciadas e uma indumentária bem característica. Ambos pertencem a uma civilização antiga que foi destruída, sendo dois dos seus últimos sobreviventes, um elemento narrativo que acrescenta um peso quase mítico ao conflito entre as duas personagens e que tem imensos paralelos com Dragon Ball.

Durante os confrontos, há inclusive cenas emblemáticas, como a clássica pose de combate sobre uma rocha de formato sugestivo, um tipo de composição visual que viria a tornar-se icónica décadas mais tarde em Dragon Ball. De salientar que esta semelhança não se limita apenas à estética das personagens, como também se estende à simbologia, à rivalidade trágica entre sobreviventes e à construção visual dos confrontos.

Toda esta iconografia lembra fortemente elementos que Akira Toriyama popularizou cerca de 20 anos depois em Dragon Ball, o que levanta uma questão interessante. Será que Toriyama assistiu a Tatakae! Osper durante a sua infância? Na altura da exibição do anime, o autor teria cerca de 10 anos, uma idade em que referências visuais e narrativas tendem a ficar profundamente gravadas na memória.

Infelizmente é impossível afirmar com certeza se se trata de uma cópia consciente, de uma homenagem involuntária ou simplesmente de uma coincidência cultural dentro do imaginário dos animes da época. Ainda assim, a comparação é fascinante e revela como ideias, arquétipos e imagens podem atravessar gerações e até reaparecer sob novas formas, nem que seja inconscientemente.

Bruno Reis
Bruno Reis
Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -

Notícias

Populares