O mangaká Yuu Kamiya, nome utilizado pelo brasileiro Thiago Lucas Furukawa na publicação do mangá No Game No Life, recentemente envolveu-se numa polémica ao criticar a falta de segurança no Brasil.
O autor nasceu no Brasil, passou parte da sua infância nos Estados Unidos e mudou-se aos 7 anos para o Japão, onde reside atualmente. Apesar de ter passado grande parte da sua vida fora do seu país natal, Kamiya mantém a nacionalidade brasileira.
Num tweet que rapidamente se tornou viral Yuu Kamiya descreveu assim a viagem que fez com a esposa ao Brasil:
Quando fui ao Brasil com a minha mulher, disse-lhe: “Okay, chegaremos ao aeroporto no Brasil em breve. Veste as roupas desgastadas que te preparei. Tira os relógios e todas as joias. Leva contigo três carteiras. Assume que duas delas vão ser roubadas.
Esposa: “Que raio de país é este?”
Eu: “Um país com uma taxa de criminalidade 102 vezes superior à do Japão”.
Ele continuou:
Eu: “Os iPhones e os Apple Watches são vendidos por um preço particularmente elevado, por isso não cometa o erro de os usar lá fora. Os modelos mais recentes são muitas vezes roubados como que por magia”. Esposa: “Pois… é por isso que uso este Android velho e barato…” Pelo menos era assim até há 5 anos. Pergunto-me se melhorou desde então. Eu acho que não.
Mais tarde ele abordou a violência no Brasil:
Bang bang! Esposa: “…ouço isto todos os dias. Os fogos de artifício rebentam com tanta frequência em São Paulo?” Eu disse: “Isto é um tiro”. Esposa: ” “
No final ele deixou um elogio ao Brasil:
…Se continuar assim, vai parecer que só fiz coisas negativas ao meu país de origem e não quero fazer isso. O Brasil tem certamente uma má segurança pública, mas depende da área, e as áreas seguras (ainda não tão seguras como o Japão) são seguras, a comida é deliciosa e há muitas coisas sobre isso. Pessoalmente, gosto da abertura, ou melhor, da rudeza dos brasileiros, que é bom e mau, e são tranquilos.
Vale dizer que o problema de segurança pública é muito visível em cidades grandes, orquestrada por facções do narcotráfico e utilizando-se da desigualdade sociais das periferias para se esconder e enraizar.
Mas cidades do interior é mais pacífico, porém ainda com bastante casos.
Infelizmente, é um problema sistêmico que deve ser resolvido só após uma grande mudança na legislação penal (responsabilidade do congresso nacional), com mais multas e apreensão de bens de familiares condenados.
E mais educação moral e ética na infância dos jovens periféricos. Esse é um papel da família, porém devido a desestruturação e problemas socioeconômicos destes, esse dever é cobrado erroneamente dos governos e está acabou ficando com as igrejas.
As igrejas fazem um trabalho louvável espalhando a moral cristã, mas está acarretando outros problemas, como a crença que a igreja é mais importante que a escola. O que não está trazendo aumento de produtividade e renda na periferia. No final, os jovens periféricos ficam dependendo das igrejas, do estado ou do narcotráfico…
É um problema muito grande que vai demorar pra ser resolvido de modo “normal”.
Mas se vier algum governante linha dura, com tolerância zero e ignorar certas “convenções sociais internacionais”, o problema poderá ser resolvido rapidamente (porém com muito s@ngue).
Acho que só se conserta o Brasil a curto prazo de adaptarem a mesma lógica que foi feita pelo presidente de El Salvador, como você bem pontuou a violência no Brasil e sistêmica e estrutural demais para ser resolvida como medidas simples, só nos restaria radicalismos, direitos humanos só servem para humanos direitos. Porém suspeito que a quantidade de políticos vinculados ao crime organizado nesse país dificilmente faria com que esse tipo de medida fosse para frente, já houve casualidades por muito menos, até hoje acho estranho o acidente de Eduardo Campos e de outras figuras públicas que se envolveram mais do que era esperado em certas pautas políticas. Fortalecer a educação de base seria excelente a longo prazo porém dependeria de um projeto político unificado e extenso demais para um mandato de 4 anos.
Se vc se candidatar, eu voto em vc.
Eu espero que não volte mais, se voce vai algum lugar ja com essa mentalidade não vai, esse comentario só prejudica.
Mas ele mentiu? Tá certo que há certos exageros na fala dele, porém a situação da segurança pública no Brasil nunca foi realmente boa, mas de fato é triste pensar o quanto a percepção estrangeira de alguns aspectos do Brasil é tão mal vista lá fora
Ele tem razão tho…
Só falou verdades, o bostil é intancavel…… Faz o L
Tanto lugar pra ir e foi logo pra São Paulo ‘-‘
Na próxima vez vai inventar de ir no Rio…
faz o L, tenho que lembrar que o hoje ta melhor que amanha.
Faz o L bostil socialista LIXO E CORRUPTO