A adaptação para série anime da webnovel The Beginning After The End de TurtleMe está a ser amplamente criticada pelos fãs e o seu autor veio agora pronunciar-se publicamente no Reddit.
TurtleMe reconheceu a polémica, afirmando que “As coisas se tornaram… barulhentas, à falta de melhor palavra“. Mas, longe de ficar chateado, expressou a sua gratidão pelo apoio que recebeu dos seus fãs mais leais: “Fiquei realmente comovido com as mensagens sinceras que recebi. Nestes quase dez anos a escrever TBATE, esta história uniu uma comunidade incrível“.
Antes era só eu a escrever no canto de uma cafetaria. Agora tenho uma equipa, parceiros, leitores… e cada nova etapa traz os seus próprios desafios.
Já sobre a produção do anime, comentou:
Trabalhar com tantas pessoas — Tapas, Studio A-Cat, Crunchyroll — tem sido uma experiência de aprendizagem total. Cada um tem a sua visão do que poderá ser TBATE. No final, haverá sempre diferenças criativas, mas acredito mesmo que todos estão a dar o seu melhor.
Também se tentou afastar da qualidade apresentada pelo anime:
Na indústria anime, é extremamente raro o autor ter controlo sobre os detalhes do projeto desde o início. Foi um golpe para mim, porque estou habituado a supervisionar tudo, desde a novel ao mangá. Quando se ama algo — um animal de estimação, a tua história, o teu filho — e este enfrenta desafios, não se deita tudo fora e começa-se de novo. Você apoia-o e ajuda-o a crescer.
Recordou também que quando a obra foi adaptada para manhwa também existiram críticas:
Só podíamos fazer episódios de 30 a 50 painéis, muito menos do que o “normal”. Mas graças ao apoio, a equipa cresceu e conseguimos melhorar. Isto não é assim tão diferente.
Terminou com um apelo à comunidade:
Não vos estou a pedir para gostarem de algo que não gostam, mas, por favor, sejam respeitosos e deem o exemplo neste vasto oceano que é a Internet. Muitos criadores veem os seus fãs como uma faca de dois gumes. Tenho a sorte de empunhar esta espada, e isso começa com o reconhecimento e o respeito pelos dois gumes.
Falou falou e não respondeu nada
Eu estou mais pasmado à escolha do estúdio que o autor escolheu para fazerem a adaptação para anime. Tipo, as outras opções eram assim tão más?
>”é extremamente raro o autor ter controlo sobre os detalhes do projeto desde o início. Foi um golpe para mim, porque estou habituado a supervisionar tudo, desde a novel ao mangá”
Talvez o monsieur Turtle podesse tirar uma ou duas lições do mestre Go Nagai relativamente a relações de negócio, direitos contratuais e controlo creativo das adaptações anime dos seus trabalhos…
Cara hipócrita, ele demitiu o cara que desenhava simplesmente por que o cara pediu um aumento de salário, então ia se esperar o quê da adaptação para anime, ele escolheu o Studio A-Cat por ser barato e por ele ser mão vaca, ele não está nem aí para fã nenhum, nas palavras dele sobre esse “vasto oceano” é para gente se conformar com o que tem e foda-se se não gostarem.