Autores falam sobre a polémica de Super Cub

Autores falam sobre a polémica de Super Cub

Os japoneses são conhecidos por serem muito cumpridores das regras e como tal o 6º episódio da adaptação para série anime da novel Super Cub de Tone Koken (história) e Hiro (ilustração) foi criticado por violar as leis de transito.

O que aconteceu no episódio? Acontece que Koguma e Reiko montaram juntas uma moto com Koguma a dirigir, uma ação que não é permitida no Japão até um ano após a obtenção da carta de condução de motos.

A situação gerou polémica a tal ponto que chegou às manchetes de populares jornais como o Yahoo! News Japan, onde também foi notado que a obra original especifica que Koguma está ciente de que está a cometendo um crime, algo que foi omitido na adaptação animada o que acabou por remover a coerência narrativa. Além disso, o fato de a situação se tornar viral também fez com que a polémica chegasse aos ouvidos do autor Tone Koken que escreveu o seguinte no twitter:

Depois de ver Reiko sofrer à sua frente, Koguma resolve obedecer às leis de trânsito e aos seus professores, é um tipo de personagem que nunca poderia escrever. Na adaptação animada de “Super Cub”, a produção disse-me de antemão que o fato de as duas andarem de scooter era uma violação das leis de trânsito.

O autor da adaptação para mangá, Kanitan, também se pronunciou:

Não apenas em mangá e anime, mas qualquer trabalho de entretenimento, nenhum deles são livros didáticos, então não vejo necessidade de as personagens serem absolutamente corretas.

Reki Kawahara, autor de Sword Art Online, também se juntou aos comentários, afirmando:

Acho que existe algo chamado “limite ético” que é automaticamente determinado na sua extensão pela construção do mundo, pela caracterização e pelo tom de uma obra. Não acho que ninguém causaria o caos se alguém violasse a lei em Golden Kamuy, mas se isso acontecer em Yuru Camp, certamente haverá. Eu acho que é isso o que está a acontecer aqui.

A animação é da responsabilidade do Studio Kai (2ª parte da adaptação para série anime do mangá 7SEEDS), a direção é de Toshiro Fujii (Boruto: Naruto Next Generations), a história é de Toshizo Nemoto (Macross Delta, Last Hope, Inu X Boku Secret Service) e o design de personagens é de Tōru Imanishi (Girly Air Force, WorldEnd).

Quanto a seiyuu temos:

  • Yuki Yomichi como Koguma
  • Ayaka Nanase como Reiko
  • Natsumi Hioka como Shii Eniwa

A história da novel desenrola-se à volta de Koguma, uma menina do ensino médio em Yamanashi. Ela não tem pais, amigos ou hobbies, e a sua vida diária é vazia. Um dia, Koguma compra uma moto Honda Super Cub usada. É a primeira vez que ela vai para a escola de moto. Ficar sem combustível e recorrer a desvios torna-se uma pequena fonte de aventura na vida de Koguma. Ela está satisfeita com esta estranha transformação, mas a sua colega de classe Reiko acaba por lhe dizer que ela também vai para a escola de moto. Um clube Super Cub começa a abrir o mundo de uma menina solitária, apresentando-a a uma nova vida quotidiana e amizade.

A Sneaker Bunko começou a publicar a novel em maio de 2017. Kanitan começou a lançar em dezembro de 2017 na Comic Newtype da Kadokawa uma adaptação para mangá.

Subscreve
Notify of
guest
16 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
CF
CF
26 , Maio , 2021 19:59

Eu notei isso no episódio e, nem sabia que tinha uma lei para tal no Japão. A intenção do episódio era essa mesma, quebrar as regras, mas não de uma forma revolucionária ou algo do tipo, mas pelo contexto da protagonista. O anime é muito bem escrito a tal ponto de, apresentar nuances em diversos momentos que, em um slice of life moderno (moe colorido) não seriam capazes para tal.

Dito isto, fica claro que obra não é sobre realismo, é sobre como uma garota “começa a viver” com sua Cub. Para tal, a obra em diversos momentos usa e abusa de conceitos que, por vezes não compactuam com a realidade, ou seja, uma metáfora.

As pessoas adoram, criar polêmicas atoa.

Aleksey K. "Лонелy Деемо"
26 , Maio , 2021 18:13

Essa notícia soa surreal pra qualquer um, especialmente para aqueles que como eu vivem em um país onde para pilotar uma moto o requisito é ter grana pra comprar ou audácia para roubar uma. E não, não estou dizendo que não existem leis de trânsito no Brasil, só que tal como o anime mostra, não segui-las é socialmente aceito e até incentivado em alguns casos.

1102
1102
26 , Maio , 2021 17:08

Por essas e outras que o mundo precisa de um chazinho de camomila.

iv11M
26 , Maio , 2021 16:50

“Não apenas em mangá e anime, mas qualquer trabalho de entretenimento, nenhum deles são livros didáticos” – Kanitan 2021
Falou tudo e mais não digo.

847AM
847AM
26 , Maio , 2021 16:48

comment image

Alexia Santos
Alexia Santos
26 , Maio , 2021 16:11

Concordo com o Kanitan, a responsabilidade de ensinar o certo e o errado são dos responsáveis e não do autor de uma obra de entretenimento.
É sempre mais fácil jogar a culpa e a responsabilidade em cima dos outros, a cada dia as pessoas estão perdendo mais o senso entre ficção e realismo.

Katsuki Sennin
Katsuki Sennin
26 , Maio , 2021 16:08

Pera ai, o autor de Sword Art Online ainda está a favor te toda essa polemica? Corrijam-me se eu tiver entendido errado o que o autor quis dizer.
Pelo amor de Deus mano, quer dizer que na tua historia de fadinhas podes fazer o que bem queres e entendes mas se for uma historia mais “realista” já não pode ignorar uma lei japonesa que é crime, ah vai dar uma volta!
Isto é daqueles casos em que se algum autor se fosse prenunciar deveria estar a tentar defender, não a piorar a situação.

Elivelton Silva
Elivelton Silva
26 , Maio , 2021 15:59

É impressionante o quanto de frescura que existe nesse mundo mds!

Samuel Silva
Samuel Silva
27 , Maio , 2021 23:34

A única polémica com Super Cub, na minha opinião, é só ter 12 episódios. Juntamente com Odd taxi está a ser a surpresa da temporada.

Ronanfalcon
Ronanfalcon
27 , Maio , 2021 21:47

Parece-me que estão muito sem o que fazer por lá.

1102
1102
Reply to  Ronanfalcon
27 , Maio , 2021 22:24

É que o congresso brasileiro tá sem vaga.

Osvaldo Fontoura
Osvaldo Fontoura
27 , Maio , 2021 21:20

Esse anime é massa, polemizar por uma bobagem é excesso de tempo ocioso!
Se fosse no Brasil rinha 2 homens 3 mulheres e 12 crianças em cima da moto e ainda virava meme!

Aky0
Aky0
27 , Maio , 2021 20:55

Autores de mangás são julgados como autores de livros didáticos
Às vezes não sei o que pensar da educação japonesa

Ψυκιησ 『Deus Da Censura』
Ψυκιησ 『Deus Da Censura』
29 , Maio , 2021 15:17

Krlh, pelo visto a burrice afetou até os autores.

Pico Paradox
Pico Paradox
18 , Dezembro , 2021 21:24

Japão com pornografia infantil: 😴🙈🥰
Japão com duas personagens montando numa moto: 😱😡

Julio
Julio
5 , Abril , 2022 16:21

Japones é incrivelmente retrogrado. credo kkkkkkk