Witchy Precure!!: MIRAI DAYS, a continuação de Witchy Pretty Cure!, estreou recentemente e o seu episódio está a gerar polémica no Japão devido a um beijo entre as protagonistas, Mirai Asahina e Liko Izayoi.
Apesar de ser uma continuação de um anime destinado maioritariamente a crianças, esta cena rapidamente se tornou um trending topic no Japão, polarizando opiniões entre fãs e detratores.
Desde a sua transmissão original há quase uma década, “Mahoutsukai Precure!” foi uma das edições mais memoráveis da franquia Precure. No entanto, esta representação inesperada de afeto romântico entre as protagonistas não só causou surpresa, como também críticas, especialmente por parte daqueles que acham que o foco da série mudou para chegar a um público mais adulto.
Os comentários sobre a cena inundaram plataformas como o Twitter, com opiniões divididas entre os que celebram a representação e os que a criticam, argumentando que não é adequada para um anime destinado a crianças.
Entre as criticas podemos ler:
- Eu gosto do yuri, mas não gosto que estas coisas sejam feitas com as obras que eu adorava quando era criança. Apenas sinto aversão. Queria que a Precure se focasse na amizade, no esforço e na vitória.
- Por outro lado, eu ficaria encantado com um beijo entre duas pessoas que realmente se amam oficialmente, mas se for apenas uma estratégia de marketing yuri, parece queerbaiting, e eu não gosto disso.
- Desculpem, o Maho Precure não tem culpa, mas graças aos otakus que estão sempre a falar de yuri, agora sinto que vou começar a não suportar Maho Precure. Eu não gosto mesmo do yuri. As pessoas que dizem que Precure ou Aikatsu são yuri parecem-me irritantes.
- É verdade que havia um toque yuri na série anterior, mas esta parece diferente, não é? A série anterior tinha um clima mais de amizade do que de romance, mas agora há um claro foco lésbico. Não me importo com o Yuri, mas se dizem que não são direcionados para adultos e o fazem, o que é que se passa?
Alguns fãs acreditam que esta decisão pode marcar uma mudança de rumo para a franquia, direcionando-a para um público mais adulto. No entanto, outros temem que esta mudança crie uma desconexão com o público infantil, que historicamente tem sido o cerne da Precure. Seja qual for o resultado, não restam dúvidas que “Mahoutsukai Precure!! “Mirai Days” está a criar um burburinho e a deixar uma forte impressão tanto no seu público original como nos novos espectadores.
Witchy Pretty Cure!: MIRAI DAYS conta com animação dos estúdios Toei Animation e Studio DEEN, a direção é de Takayuki Hamana, o argumento é de Isao Murayama (Witchy Pretty Cure!, Star Twinkle Precure) e o design de personagens é de Asami Sodeyama (Hanabichan The Girl Who Popped Out of the Game World). A música é da responsabilidade de Hiroshi Takaki (Witchy Pretty Cure!).