Mais...
    InícioAnimeBlack Clover #63 – O festival de sakuga tão antecipado

    Black Clover #63 – O festival de sakuga tão antecipado

    Uma revolução em forma de animação!!

    Black Clover #63 – O festival de sakuga tão antecipado

    Nesta última terça-feira foi exibido o episódio 63 de Black Clover que bem antes da sua exibição já era falado como o melhor episódio da serie até à data e um dos candidatos a episódio do ano.

    Este último episódio de Black Clover é uma das (não tão raras) situações onde membros da staff que trabalharam no episódio se empolgam muito antes do episódio ser exibido sabendo já que o output final irá ser uma bela prenda para os fãs da serie.

    Entre eles, claro o grande responsável por reunir a maioria dos talentosos e muitos jovens animadores que participaram neste episódio, o seu diretor Tatsuya Yoshihara que também foi o responsável por elaborar os storyboards do episódio além de também servir como um dos vários diretores de animação que supervisionaram os desenhos elaborados pelos animadores. Número esse que esteve muito acima da média, já que são contabilizados cerca de 8 diretores de animação, sendo que a média é de 1/2 ou no máximo 3 por episódio. Só pelo fato do número de diretores de animação ser tão elevado já podemos imaginar quão pesada foi a carga de desenho apenas neste episódio.

    Agora em relação ao episódio em si, já se tem falado em algumas comparações entre este episódio de Black Clover e episódios com grande conteúdo de ação como Boruto #65, Fate/Apocrypha #22 ou até o fatídico Naruto Shippuden #167. No entanto pelo ponto de vista do polimento de toda a animação é bastante diferente, até porque este episódio foi algo mais visto como um experimento bastante ambicioso para futuros projetos do que uma ideia já estabelecida e consistente.

    Este episódio ficou marcado, principalmente na sua primeira parte por uma animação fluída e bastante artística onde tiveram destaque a falta de animadores renomeados do estúdio pierrot mas também para a presença de animadores webgen internacionais como Gem e Till que também participaram em Boruto #65 e até alguns promissores animadores que ainda são estudantes.

    O episódio contou com uma vertente ambiciosa tanto de mistura de estilos de vários animadores, mas também diferentes tipos de animação como o 2d tradicional (papel), o 2d digital e também algum 3DCG envolvido. Para entender-mos como foi complicado juntar todas estas vertentes e elementos no twitter um dos diretores de animação, Takafuji Aya,  revelou que tinha sido a primeira fez que supervisionou animação em formato digital:

    Gosso @gosso_blend (referindo-se ao animador Shota Goshozono) O seu trabalho parcial foi supervisionado! Foi a primeira vez que trabalhei com digital, então foi uma óptima experiência para mim tenho de dizer muito obrigado!

    Ao longo do episódio temos cenas fantásticas de ação como está de Yusuke Kawakami, que apesar de pecar um pouco pelos seus backgrounds simplistas não deixou de ser consistente. Esta cena elabora pelo GemPEBBLE e Till que certamente foi elaborada digitalmente. E pessoalmente a minha cena preferida de Toru Iwazawa que dominou totalmente a cena com efeitos fantásticos e desenho muito detalhado.

    Mas antes de passar-mos para alguns pontos negativos também destaco um momento que não sendo de ação também foi uma fantástica cenas de animação de personagem, onde Yuuki Yamashita e Yuzu Kusakabe exprimiram a parte mais cómica da personagem.

    No entanto para tamanha quantidades de desenhos, apesar de ter resultados em cenas incríveis por outro lado existiu também uma consequência para tanto desenho… que foi principalmente a animação de background que acabou por ser o elemento que foi mais negligenciado ao longo do episódio com alguns cortes que acabaram por não fazer juz ao resto da excelente animação.

    Black Clover #63 – O festival de sakuga tão antecipado

    Tendo em conta que desde o inicio a produção deste episódio estava condenada a simplesmente não dar certo por ser tão ambiciosa para um projeto de longa duração como Black Clover e claro tendo em conta que o estúdio pierrot tem sempre os seus principais animadores bastante ocupados, penso que num todo podemos dizer que foi um excelente trabalho que fizeram neste episódio. Com tempo, planeamento e o projeto certo todos os elementos inseridos neste episódio como o 2d tradicional (papel), 2d digital e 3DCG com certeza nos vão proporcional peças extraordinárias de animação.

    E por último fiquem com uma serie de tweets enviados por vários membros da staff que participaram no episódio com desenhos genga (crus) de algumas cenas:

    Episode 63 Staff:

    Diretor do episódio e Storyboard: Tatsuya Yoshihara
    Diretor chefe de animação: Itsuko Takeda, Shirou Shibata
    Diretor de animação: Eri Irei, Toshiya Kouno, Makoto Shimojima, Satoru Shiraishi, Takafuji Aya, Mayumi Nakamura, Lazy Anime Lab (Azure), Tatsuya Yoshihara
    JIWOO ANIMATION PRODUCTION
    Kim kyoung hwan, Kim yoon joung
    Revival

    Key Animation: Tatsuhiro Ariyoshi, Isuta, Toru Iwazawa, Ebakasu (Yuzu Kusakabe), KAI, Kato Kai (Kosuke Kato), Kasen (Akihito Furuya), Yusuke Kawakami, Shouta Sannomiya, Kai Shibata, Tarou Tanaka, Kai Ikarashi, nakari, Hayato Nishimaki, Hidenori Makino, Tatsuya Miki, Meshiya (Yuuta Iino), Tatsuya Yoshihara, Yama (Yuuki Yamashita), gosso.blend (Shota Goshozono), Gem, Till, PEBBLE, mol, moaang

    JIWOO ANIMATION PRODUCTION
    Kim eun jin, Park jin gwang, Kim nam hyeon, Lee su yeon, Hong da yeong, Shin jae hui

    Choi in hye

     

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    6 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    6 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Marcondes Pereira
    Marcondes Pereira
    11 , Julho , 2019 18:27

    Gostei da animação deste episódio, pois ela transmite uma sensação de movimentos muito intensos, bem como de tensão, o que combina com a batalha demonstrada. Ela ter pouca consistência não me incomoda.

    Asuma Yon
    Asuma Yon
    11 , Julho , 2019 18:27

    A animação estava boa, os frames que estavam simples.
    O pessoal tem que entender que fazer animação é uma coisa e a qualidade dos frames é outra.
    Ficou na cara que no BD eles devem caprichar mais, não devem ter tido tempo suficiente para terminar em todo capricho.

    Gabriel Augusto Vidigal
    Gabriel Augusto Vidigal
    11 , Julho , 2019 18:27

    Ficou lindo pra porra, nunca vou entender quem fala mal disso.

    Ronie Peter
    Ronie Peter
    11 , Julho , 2019 18:27

    Eu recomendo as pessoas lerem no Sakuga Blog sobre o diretor, Tatsuya Yoshihara. Yoshihara é um animador digital veterano que ajudou muitos artistas a ascender. Vários desses animadores estiveram em Boruto episódio 65, e suas animações podem ser encontradas no Sakugabooru.

    Davi
    Davi
    11 , Julho , 2019 18:27

    Teve algumas cenas inacabadas também, essa cena do mar de fogo nos rascunhos estava bem melhor, assim como uma cena do Asta voando no começo por entre as nuvens e sendo atacado por lasers, porém não tinha lasers, mas ironicamente tinha o som xD
    Provavelmente devem melhorar ou finalizar a animação quando sair em bd. No mais, foi uma ótimo animação, ainda prefiro o design consistente, e por isso espero que o próximo episódio sakuga de BC seja com o design normal.

    Ronie Peter
    Ronie Peter
    Reply to  Davi
    11 , Julho , 2019 20:14

    Essa cena foi o animador Yusuki Kawakami experimentando o Bender, um tipo de software 3D. O diretor deixou ele fazer o que queria rs

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares