Todos sabiam que esse episodio prometia ser incrível, alguns até mesmo temiam que fosse decepcionante já que era pra ser tão incrível que poderia não alcançar as expectativas criadas, ou até mesmo que o enredo fosse entupido de clichê para que continuasse seguindo, mas Boku no Hero não decepcionou, entregou mais um ep. eletrizante e com boas soluções.
Mas primeiro vamos tirar a solução fraca que houve do caminho, nesse arco já ocorreram algumas vezes de soluções pobres surgirem, como All might não conseguir alcançar Bakugou que estava ao seu lado e nesse infelizmente temos outra, quando os vilões estão sendo levados pelo portal ocorre aquela velha síndrome “Captain Tsubasa”, lembram? ele corria durante o ep. quase todo o que equivalia a muito mais que só um campo de futebol ou de uma área para chute a gol…All might fez a mesma coisa, sabemos nós que aquele lugar que estavam não era tão grande, já o vimos inúmeras vezes, mas o maior herói do mundo dá vários passos para “alcançar” os vilões, mas e por que essas coisas acontecem? bom, colocar os vilões na mão dos heróis de maneira definitiva agora não dá, é jogar fora boas ideias então coloca-se ele frente a frente mas inventa uma solução para que eles fujam.
Toda a compreensão que nos foi passada do poder do All for one sustentava a ideia que aqueles jovens jamais poderiam enfrenta-lo, por mais que Midoriya tenha o poder de All might em si, ainda não dominou e liberou completamente então uma derrota numa batalha contra esse vilão era uma ideia simples de entender, então a concepção de coloca-lo para enfrentar All for one trazia automaticamente aquele pensamento de que Midoriya somente pelo poder do esforço ou determinação iria conseguir vencer, afinal nós que vemos Shounen já vimos essa solução algumas inúmeras vezes.
Mas a adição do All might à luta trouxe algumas coisas interessante, primeiro vimos pela primeira vez um combate frente a frente entre esses dois seres super fortes, muito interessante por sinal, pudemos ver o perigo que de fato esse vilão representa pois o maior herói está agora mais fraco, a reação do Bakugou em ver All for one segurando o soco do All migt fala por sí so…não é comum imaginar isso naquele universo, é quase inconcebível que alguém faça tal ato, acabou que a batalha não foi exatamente grandiosa por si só, não falo isso negativamente, ela na verdade foi assustadora do ponto de vista que o All might teve e continuará tendo dificuldades, é como se a grandiosidade fosse por parte do vilão e isso é muito interessante de se ver.
Bakugou que por sua vez brilhou mais uma vez, ficou de pé frente a frente com os vilões e os enfrentou, o roteiro agora começa a dar mais atenção a ele, o mais interessante é ver que aquele garoto que só parece um esquentado que grita, é perspicaz e consegue captar as implicações no campo de batalha e a atitude dos vilões, desde o ep. anterior estamos vendo isso.
Agora o roteiro tinha um problema em mãos, colocar Midoriya e seu grupo na batalha, mas como fazer isso se eles estavam paralisados apenas com a presença daquele ser?, pois bem, é por isso que particularmente acho que Boku no hero trouxe um excelente protagonista, sem berros, sem complexo de que pode fazer tudo no mundo, ele agiu de maneira inteligentíssima, primeiro ao entender que aquela ideia de ir salvar Bakugou por si mesmo era tolice, entendeu que ir para a luta era imprudência. Um ponto a ressaltar é que não somente Midoriya estava tremendo mas todos de seu grupo incluindo Todoroki que normalmente é mais equilibrado, todos temiam aquele poder.
O segundo ponto na demostração de Midoriya como um excelente protagonista foi o plano pensado por ele, que é totalmente coerente com o que o personagem vem sendo, ele sempre foi esse garoto inteligente, lembram-se lá no inicio a forma como ele usou a placa e os explosivos para ultrapassar de todos na corrida? ou de como ele a poucos episódios liderou o time como um profissional?!
A inteligencia demostrada por ele está no fato de compreender a situação em que estavam, eles precisavam fugir dali, porém fugir com Bakugou em mãos, compreender a posição dos vilões para que o plano tivesse exito, perceber a reação deles ao ataque, entender a mente de Bakugou e captar qual seriam suas atitudes, realizar a posição do All might, o que poderia fazer para o auxilio do plano, além de entender a importância de quem chamaria o Bakugou, ele conhece muito bem a personalidade dele, percebam a quantidade de coisas que ele precisava considerar e todas elas foram consideradas em seu plano, ele pegou aquilo que conhecia, aquilo que tinha em mãos e ajustou rapidamente para agir, por que tinha que agir.
A execução do plano foi o ponto alto do ep. e o ponto mais emocionante, ver todos trabalhando em conjunto, sem precisar de fato lutar, a reação do Bakugou e a explosão foram pontos excelente do ep., que teve cenas muito bem animadas, Boku no hero todo na verdade tem uma boa direção mas há momentos que são mais detalhados como nesse ep., unida a trilha sonora, todos esses elementos unidos, o tratamento dado pelo roteiro aos personagens e ao plano, a animação, a trilha sonora criaram essa cena que tenho certeza que deixou muita gente eletrizado, e pensando nela quando o ep. acabou.
Outra coisa a ser pontuada é que foi muito importante Kirishima ter uma parte vital para o plano, ele é muito amigo de Bakugou e estava frustrado por não ter feito nada, ele sentia que precisava fazer algo, e de fato ele fez.
Alguns pontos acerca desse momento…única personagem de fora do plano foi a yaoyorozu, a função dela na equipe foi levar eles até lá, a rápida reação dos vilões também deve ser pontuada, a aparição da heroína foi outra coisa muito boa, afinal ela já estava lá e também é uma profissional.
O mais interessante nessa situação toda é como ela se desenrolou, não houve soluções milagrosas, não houve determinação que superou o vilão, houve apenas estratégia e estratégia é muitas vezes mais forte que força ou poder.
O restante do ep. dedicou-se a desenvolver mais a luta de All might/All for one, a retirada dos jovens de ambos os lados permite agora que eles lutem com toda sua força, e algumas coisas já provaram que isso é perigoso…principalmente para o All might.
É muito gratificante ver um battle shounen que leva sua narrativa dessa maneira, é muito pobre ver aquelas soluções preguiçosas, os escritores sustentam-se na mensagem de “determinação e esforço” para criar maneiras fracas e preguiçosas de resolver a trama, acredito ser muito mais interessante ver algo que é coerente, Boku no hero vem demostrando ser um shounen mais conciso, apresenta alguns defeitos claro, mas sua narrativa está acima da média de um shounen comum, a determinação e esforço ainda está lá persentes, mas a maneira com que se lida com esses conceitos é mais trabalhada, espero que continue assim e sem esquecer das boas mensagens nos apresente mais histórias interessante, inspiradas, eletrizantes, …afinal é por isso que vemos esses animes não?!
Deku é muito bok, adoro personagens inteligentes(sem sr aquele intekigente maquiavelico) gosto mais do que personagens fortes físicamente.