O filme Chainsaw Man – O Filme: Reze Arc (Chainsaw Man – The Movie: Reze Arc) conseguiu o que parecia impossível: destronar Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Infinity Castle – Akaza Sairai do primeiro lugar das bilheteiras japonesas, posição que ocupava há nove semanas consecutivas. A nova produção do estúdio MAPPA arrecadou 1,25 mil milhões de ienes (cerca de 8,45 milhões de dólares) no seu fim de semana de estreia, vendendo mais de 807 mil bilhetes.
A obra baseada no mangá de Tatsuki Fujimoto estreou-se em 421 salas de cinema no Japão na passada sexta-feira, com sessões especiais à meia-noite em 12 cinemas distribuídos por Tóquio, Osaka, Nagoya, Fukuoka e Hokkaido. Apenas no primeiro dia, o filme vendeu mais de 272 mil bilhetes, gerando receitas superiores a 420 milhões de ienes.
O sucesso da estreia relegou o anterior líder, Demon Slayer: Infinity Castle, para o segundo lugar, com 390 mil bilhetes vendidos e 645 milhões de ienes arrecadados neste fim de semana. Apesar da queda, o filme mantém números impressionantes após mais de dois meses em exibição.
A distribuidora TOHO projeta que Chainsaw Man: The Movie possa alcançar os 5 mil milhões de ienes ao longo de toda a sua exibição cinematográfica, um objetivo ambicioso que reflete a confiança no potencial comercial da obra.
A Sony Pictures Entertainment adquiriu os direitos de distribuição mundial do filme, programando estreias escalonadas em diversos mercados internacionais. Em Portugal a estreia vai acontecer dia 23 de outubro de 2025.
Baseado no arco Reze do mangá de Tatsuki Fujimoto, o filme conta com Reina Ueda a dar voz à personagem Reze. A história centra-se em Denji, que se tornou “Chainsaw Man”, um rapaz com coração de demónio e membro da Divisão Especial 4 de caçadores de demónios. Após um encontro com Makima, a mulher dos seus sonhos, Denji abriga-se da chuva e conhece Reze, uma jovem que trabalha num café.
A equipa técnica inclui Tatsuya Yoshihara como diretor, que trabalhou como storyboarder, animador-chave e diretor de episódios na série anime. Hiroshi Seko regressa como argumentista, Kazutaka Sugiyama como designer de personagens, e kensuke ushio como compositor.
As canções do filme incluem “JANE DOE” interpretada por Kenshi Yonezu e Hikaru Utada como tema final, enquanto Kenshi Yonezu interpreta também “IRIS OUT” como tema principal. O filme inclui ainda “Hawatari Nioku Centi” dos Maximum The Hormone como canção de inserção, numa versão especial “Estimated 70% Unredacted Edit” que não tinha sido lançada anteriormente, em parte devido à segunda metade da letra referenciar a personagem Reze.
O mangá Chainsaw Man, de Tatsuki Fujimoto, começou a ser publicado na Weekly Shonen Jump em dezembro de 2018 e terminou a sua “primeira parte”, o arco “Kōan” (Segurança Pública), em dezembro de 2020. A segunda parte, intitulada “Gakkō-hen” (Arco Escolar), começou na Shonen Jump+ da Shueisha em julho de 2022. O mangá tem mais de 30 milhões de cópias em circulação e venceu o prémio Best Manga nos The Harvey Awards durante três anos consecutivos.