A segunda temporada da série animada Arcane recebeu muitos elogios, mas os fãs chineses tiveram uma experiência bem diferente no final da série graças à censura da série na China.
Em baixo vão encontrar spoilers de Arcane 2
Na China, cenas importantes da história romântica de Arcane 2, incluindo o final emocional, foram censuradas, gerando debates sobre as políticas de conteúdo LGBT do país.
Ao longo da temporada, Caitlyn e Vi enfrentaram desafios que testaram a sua relação, e no episódio 8, finalmente tiveram um momento íntimo que marcou um antes e um depois na sua relação.
No desfecho da série, Caitlyn e Vi são mostradas como um casal estável e amoroso, consolando-se mutuamente após a devastação do confronto final. A cena culmina com Caitlyn a encostar a cabeça no ombro de Vi, perguntando-lhe se ainda está disposta a lutar. Vi responde amorosamente: “Eu sou a sujidade debaixo das tuas unhas. Nada me vai tirar daqui”.
Os fãs repararam que esta cena, e outras relacionadas com o desenvolvimento romântico entre Caitlyn e Vi, foram alteradas na versão chinesa de Arcane. Podem ver em cima um vídeo a comprar as duas versões.
A censura de Arcane reacende o debate sobre as restrições culturais e o seu impacto nas produções internacionais. Enquanto a versão global da série celebra o amor entre pessoas do mesmo sexo, a adaptação chinesa reflete as limitações que os criadores enfrentam quando tentam atingir o público em mercados com regulamentações rigorosas.