
Há mudanças importantes a acontecer num dos estúdios mais respeitados da PlayStation. Brian Fleming, co-fundador e líder de longa data da Sucker Punch Productions, está a deixar o cargo após quase 28 anos. A Sony Interactive Entertainment anunciou esta terça-feira que, a partir de 1 de janeiro de 2026, Jason Connell e Adrian Bentley assumirão as rédeas do estúdio responsável por franquias icónicas como Sly Cooper, inFamous e Ghost of Tsushima.
Lê-se no comunicado oficial:
“Ao longo do último ano, Brian trabalhou em estreita colaboração com a PlayStation Studios para garantir que a Sucker Punch ficasse nas melhores mãos possíveis para avançar com uma base sólida para o sucesso contínuo do estúdio”.
Fleming não sai imediatamente, o co-fundador vai permanecer no estúdio até abril de 2026 para ajudar na transição.
Jason Connell serviu como co-diretor criativo na franquia Ghost, enquanto Adrian Bentley, como diretor técnico, liderou os esforços de engenharia e produção do estúdio. Segundo a Sony, Connell e Bentley têm combinados 37 anos de experiência na Sucker Punch.
Podemos ler:
“Jason e Adrian têm sido instrumentais em moldar a direção criativa e técnica da Sucker Punch nos últimos anos. Jason, que serviu como Co-Diretor Criativo na franquia Ghost, ajudou a definir a identidade visual e o estilo de narrativa do estúdio, trazendo profundidade cinematográfica e ressonância emocional aos jogadores da PlayStation em todo o mundo. Adrian, como Diretor Técnico, liderou os esforços de engenharia e produção do estúdio, impulsionando inovação através de ferramentas de desenvolvimento e sistemas de jogo que tornam os mundos da Sucker Punch tão imersivos”.
Nate Fox, outro nome crucial no desenvolvimento da série Ghost, continuará como co-diretor criativo. A decisão de não promover Fox a chefe do estúdio sugere que ele prefere manter-se focado nos aspetos criativos em vez de assumir responsabilidades administrativas mais amplas.
A Sucker Punch Productions foi fundada em outubro de 1997 por Brian Fleming, Chris Zimmerman, Bruce Oberg, Darrell Plank, Tom Saxton e Cathy Saxton, todos ex-funcionários da Microsoft. Zimmerman estava “desencantado” com a sua carreira na Microsoft e queria fazer algo diferente, aproximou-se dos colegas Fleming e Oberg e partilhou a sua ideia sobre criar uma empresa de videojogos.
O nome da marca foi criado a partir de um de vários nomes que a equipa tinha proposto sem sucesso como nomes de código de projetos na Microsoft. Zimmerman partilhou as opções de nome com a sua esposa para obter a sua opinião, e ela aconselhou a equipa a não usar Sucker Punch como nome do estúdio. A equipa foi contra o seu conselho, já que o público-alvo para videojogos naquela época era maioritariamente jovens homens, um grupo com o qual o nome Sucker Punch ressoaria.
O primeiro jogo do estúdio, Rocket: Robot on Wheels, foi lançado em 1999 para a Nintendo 64. Embora tenha recebido críticas positivas, não teve bom desempenho comercial, um início difícil que quase pôs fim ao sonho. Mas em 2002, tudo mudou com Sly Cooper and the Thievius Raccoonus para a PlayStation 2.
A Sony ficou impressionada o suficiente para continuar a parceria, resultando em Sly 2: Band of Thieves (2004) e Sly 3: Honor Among Thieves (2005). Depois de três jogos de Sly Cooper, o estúdio mudou de rumo com inFamous em 2009, um jogo de mundo aberto inspirado em banda desenhada sobre super-heróis que encontrou o seu mercado e conquistou rapidamente uma base de fãs fiel.
A Sony adquiriu oficialmente a Sucker Punch em agosto de 2011, após o lançamento de inFamous 2, tornando-a parte dos PlayStation Studios. O estúdio lançou inFamous: Second Son em 2014 e inFamous: First Light no mesmo ano.
Mas foi em 2020 que a Sucker Punch atingiu novos patamares. Ghost of Tsushima, um jogo de ação-aventura em mundo aberto ambientado no Japão feudal, tornou-se num dos títulos first-party da PlayStation que vendeu mais rapidamente.
Ghost of Yotei: Review – O Vento Sopra Mais Forte em Hokkaido
A sequela, Ghost of Yotei, foi lançada em outubro de 2025 e vendeu 3,3 milhões de cópias em menos de um mês, números impressionantes considerando que é exclusivo da PS5.









