A adaptação para série anime do mangá Sakamoto Days, escrito e ilustrado por Yuto Suzuki, foi bem recebida e quebrou até recordes na Netflix, no entanto, a qualidade da sua animação continua a ser alvo de críticas.
Surgem cada vez mais nas redes sociais comparações da animação com os painéis do mangá com o objetivo de provar que a produção não faz jus à arte original.
É assim que chegamos à mais recente polémica, onde um utilizador comparou uma das cenas do mais recente episódio da série com o seu painel de origem no mangá. Obviamente, o painel original é muito mais detalhado e oferece muito mais detalhes do que o design simplista da cena no anime. O utilizador escreveu: “Cada painel épico é adaptado de forma tão barata. É muito difícil defender este anime“.
As críticas a “Sakamoto Days” têm sido uma constante desde antes do seu lançamento, com os fãs a lamentarem que a produção da TMS Entertainment tenha decidido focar-se mais no aspeto do quotidiano do que no combate, dando maior prioridade ao primeiro. Isto resultou numa qualidade de animação que não convenceu a maioria das pessoas, tornando-se talvez mais cara nas partes mais importantes da história.
Claro está que este tipo de opinião é completamente subjetivo, uma vez que é preciso conhecer o trabalho original e ter conhecimento prévio da indústria para determinar se a qualidade de um anime é má ou boa.
A animação é do estúdio TMS Entertainment (Dr. STONE), a direção é de Masaki Watanabe (KADO – The Right Answer, Bartender), o argumento é de Taku Kishimoto (BLUELOCK, Haikyu!!, Moriarty the Patriot) e o design de personagens é de Yō Moriyama (Lupin the IIIrd: Goemon’s Blood Spray, Lupin the IIIrd: Jigen’s Gravestone).
No elenco temos:
- Tomokazu Sugita como Tarou Sakamoto.
- Nobunaga Shimazaki como Shin.
- Ayane Sakura como Lu Xiaotang.
- Nao Touyama como Aoi Sakamoto.
- Ryouta Suzuki como Heisuke Mashimo.
- Natsuki Hanae como Yoichi Nagumo.
- Saori Hayami como Osaragi.
Sakamoto Day começou a sua serialização na Weekly Shōnen Jump da Shueisha em novembro de 2020. É publicado simultaneamente em inglês pela Viz Media e pela plataforma online Manga Plus.
Suzuki também é o autor de outros trabalhos one-shot, como Locker Room e Garaku. Sakamoto Days tem origem num one-shot que ele publicou em 2019, tornando-se o seu primeiro mangá a ser serializado.
Na descrição de Sakamoto Days podemos ler:
Taro Sakamoto costumava ser um assassino incomparável, ganhando um status lendário no submundo. Mas um dia, o impensável aconteceu. Sakamoto apaixonou-se. Ele começou a namorar, aposentou-se, casou-se e teve um filho, ficando acima do peso como resultado. Embora agora trabalhe como um humilde dono de loja de conveniência, o mundo dos assassinos ainda o segue. Sakamoto, juntamente com Shin, um jovem com telepatia e funcionário da sua pequena loja, protege a sua humilde vida e família, ou morrerá a tentar.
Ocidental é bem chato com isso. O anime não está tão horrível assim. Tá padrão indústria. Infelizmente nem todos vão ser Jujutsu Kaisen. Preferiram focar na comédia. E no Japão já agradou. Vida que segue.
Se tivesse padrão Nanatsu No Taizai na terceira temporada até entenderia essas críticas todas.
Nossa, a maioria das reclamações são exemplos de pegar uma página parada e comparar a cena do anime. Não faz sentido!
Acho que o moleque confundiu estilo visual com animação e a animação em si e boa pra razoável mais sim deixa a desejar Tms não e nenhum estudio como Toei ou um bones que esta cheio de talentos pra suprimir o calendário, sakamoto teve expectativas pra ser um grande anime pra audiência leiga mais nem isso acabou sendo nem todo anime precisa ter o melhor estúdio mais o padrão e exigência aumentou então tem que se adaptar, o mesmo pra o anime do tower of god a animação em si não e ruim longe disso e ate melhor que sakamoto mais não se compara com estúdios de alto escalão então tem a haver uma certa exigência sobre a animação de um anime pra viralizar em rede social e essas paradas nem todo anime precisa do melhor estúdio o padrão e a exigência so aumentou não tem a haver com animação.
Nunca na minha vida julguei que seria um desses caras que vive reclamando e dizendo que o mangá é melhor, mas não tá dando pra passar pano nessa produção, está muito morna e muito normal, mas seria pedir demais pra um estúdio desses sem contactos com animadores de ação top de linha, bastava só chamarem 5 caras bons em ação, mas nem um animador nesse nível temos. Espero que a Netflix abra o olho e troque o estúdio porque não tá dando certo isso aí.
Parei de reclamar de animação desde aquela porcaria que a MAPPA fez com SNK.
Pessoal mesmo sem vida e que não sabe o que é a diferença entre animação e estilo 😂