アニメでここまで美しさやしなやかさ、軽やかさを表現できるなんて知らなかった#medalist #メダリスト pic.twitter.com/NDkZI0V78s
— 編集長X (@hensyucyoanime) February 1, 2025
A adaptação para série anime do mangá Medalist de Tsurumaikada estreou em janeiro de 2025 contando uma história sobre patinagem artística no gelo, mas na Coreia do Sul estão a acusar o anime de plagio por ter copiado a rotina da patinadora coreana Yuna Kim, que foi a primeira campeã olímpica sul-coreana na modalidade em 2010 e mundial em 2009.
Segundo os fãs coreanos, a coreografia em questão é praticamente igual a uma coreografia que Yuna Kim apresentou na União Internacional de Patinagem no Gelo em 2009. Não só os movimentos, mas também os figurinos e a música são muito semelhantes, o que fez com que muitos se questionassem se o estúdio de animação simplesmente copiou e colou a performance da patinadora sem permissão.
Vale a pena lembrar que nesta série anime a ex-patinadora olímpica Akiko Suzuki está a coreografar as rotinas de patinagem em colaboração com a patinadora artística reformada Yuhana Yokoi e a patinadora artística competitiva ativa Hinano Isobe.
Com animação pelo estúdio Engi (Uzaki-chan Wants to Hang Out!), a direção é de Yasutaka Yamamoto (Noblesse), o argumento é de Jukki Hanada (Love Live! Sunshine!!) e o design de personagens é de Chinatsu Kameyama (In Another World With My Smartphone).
Nos comentários podemos ler:
- Como nunca conseguiram vencê-la na vida real, transformaram-na na vilã de um anime para a derrotarem ali e assim obterem uma ‘vitória espiritual’… O Japão sendo o Japão.
- Qualquer pessoa pode ver que copiaram. Usaram a mesma música, Danse Macabre, por isso é óbvio que é Yuna Kim.
- Quando Yuna ainda estava ativa, o Japão atacava-a a nível nacional. Ora, no anime, criam uma personagem “génio”, colocam-na com uma roupa semelhante, fazem-na executar a Danza Macabra e dizem que não se parece nada. Não funciona.
- Especialmente na patinagem artística… Todos nos lembramos de como o Japão era obcecado por Yuna Kim.
- Os figurinos, a música e a coreografia são exatamente os mesmos de Yuna Kim. Na patinagem artística, as coreografias também são protegidas por direitos de autor. Eles pagaram? Pediram permissão para usá-las?
- Pediram autorização a Yuna Kim para usar a sua coreografia?
- Deveriam exigir o pagamento pelo uso da coreografia.
- O que mais me incomoda é que usaram elementos que fazem lembrar Yuna e, ainda assim, na história do anime, a protagonista japonesa (que é claramente inspirada em Mao Asada) acaba por vencer. É óbvio que simplesmente pegaram em vídeos da Yuna Kim e transformaram-nos em anime.