Mais...
    InícioAnimeCrescimento Histórico do Anime em 2023: Expansão Global e Popularidade em Alta

    Crescimento Histórico do Anime em 2023: Expansão Global e Popularidade em Alta

    Aniem cresceu 14,3% em 2023

    A AJA (Associação Japonesa de Animação) finalmente publicou o seu relatório da indústria para o ano de 2023 e foi constatado que foi um ano de recordes para o anime.

    Segundo o relatório, o valor total da indústria de anime atingiu 3,34 mil milhões de ienes (aproximadamente 21,27 milhões de dólares), representando um crescimento de 14,3% em comparação com 2022. Este é o maior aumento desde que a AJA começou a registar dados em 2002.

    Pela segunda vez desde 2002, o mercado externo superou o mercado interno, representando 51,5% do valor total. O mercado internacional gerou 1,72 mil milhões de ienes, um aumento de 18% em relação ao ano anterior, enquanto o mercado interno cresceu 10,6%, atingindo 1,62 mil milhões de ienes. Os principais contribuintes para o mercado global foram a América do Norte e a Ásia, que, em conjunto, geraram 72% da receita total.

    Entre os setores de maior destaque do mercado japonês estão o streaming, que cresceu 51,4%, para 250,1 milhões de ienes, e as vendas de merchandise, que representaram 700,8 milhões de ienes. Por outro lado, segmentos como a música, o home video e o cinema apresentaram uma quebra.

    Em termos de plataformas de streaming, a Netflix liderou as receitas de conteúdos de anime com 2,07 milhões de dólares, seguida pela Crunchyroll com 1,16 milhões de dólares e pela Hulu. Estes serviços mostram uma forte procura de anime, especialmente na América do Norte e na Ásia, regiões importantes para a indústria.

    O relatório confirma que a indústria do anime não só recuperou dos efeitos da pandemia, como também está a crescer. Com um mercado global em expansão, o anime está a posicionar-se como uma das forças culturais e económicas mais importantes do Japão, atraindo cada vez mais fãs em todo o mundo.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares