
Durante a New York Comic Con deste ano, o Anime Corner conseguiu sentar-se com o staff por trás de Trigun Stargaze, a “fase final” do novo anime Trigun, vai estrear em janeiro de 2026 (temporada anime de Inverno). Entre os entrevistados estiveram Yasuhiro Nightow, autor original da série, Masako Sato, diretora do anime, e os produtores Yota Shirasu e Yoshihiro Watanabe, ambos do estúdio Orange (Beastars, Land of the Lustrous).
A obra original de Nightow foi publicada pela primeira vez em março de 1995 na Monthly Shonen Captain, mantendo-se em serialização até dezembro de 1996. Trigun destacou-se ao fundir a estética dos westerns com um cenário futurista, seguindo Vash the Stampede, conhecido como “The Humanoid Typhoon”. A personalidade pacifista do protagonista, que contrasta fortemente com o mundo violento à sua volta, deu origem a arcos narrativos que exploram temas como pacifismo e niilismo.
O primeiro anime estreou entre abril e setembro de 1998, mas foi a sua transmissão na Adult Swim, nos Estados Unidos, que cimentou o seu estatuto de culto. Quase 25 anos depois, o estúdio Orange produziu Trigun Stampede, emitido no início de 2023, e agora prepara-se para lançar Stargaze em janeiro de 2026 na Crunchyroll.
Quando questionado sobre o seu envolvimento no projeto, Nightow brincou com a simplicidade do seu papel: recebe designs, argumentos, composições de série e designs de arte, e o seu trabalho resume-se a dizer “ok”. Nas sessões de gravação, limita-se a comentar “é incrível”. Apesar do tom humorístico, o mangaká admitiu que assistir aos primeiros dois episódios de Stargaze, exibidos durante o evento, lhe provocou uma avalanche de emoções.
“Estes episódios contêm coisas muito sérias e muito humorísticas, do lado luminoso ao lado sombrio da narrativa”, explicou Nightow. “A escala do próprio mundo é enorme, do tamanho micro ao macro. Como disse antes, esta experiência fez-me redescobrir o mundo de Trigun”.
Para o autor, ver o staff do anime adaptar o seu mangá ao mundo contemporâneo tem sido revelador. “Gastei tudo o que podia para criar aquele mangá. Para Stampede e Stargaze, a equipa basicamente pegou no meu trabalho e adaptou-o. Nesse sentido, estas séries parecem lançar uma nova luz e mostrar-me lados diferentes de Trigun que nunca tinha visto”.

Masako Sato, na cadeira de diretora, explicou que a sua abordagem passa por criar condições para que cada membro do staff dê o seu melhor. Quanto às cenas de ação versus momentos mais emocionais, Sato foi categórica: ambos são igualmente importantes. “O Orange é muito bom em animação 3D, e os animadores são excelentes a descrever ações. O que fiz foi preparar ambientes para eles darem o seu melhor”.
Para as cenas centradas em personagens, a diretora revelou seguir ensinamentos do diretor Takahata, que defendia que para descrever uma personagem não é preciso colocar a câmara perto dela. “Desde que apresentes a situação da personagem à audiência, a audiência vai interpretá-la. Podes usar mãos, planos por trás delas”.
Yota Shirasu, produtor do Orange, destacou que o staff colocou especial atenção nas expressões faciais das personagens. Essa capacidade não vem apenas do esforço individual, mas da continuidade do staff entre projetos. “Anteriormente trabalhámos numa série chamada Leviathan, e lá dedicaram-se muito às expressões num sentido realista. Sinto fortemente que essa experiência passou para Trigun Stargaze”.
Um dos desafios mencionados foi a integração de novos membros criativos mantendo a espinha dorsal da equipa anterior. Shirasu considera esta decisão arriscada mas necessária para manter a qualidade, exemplificando com a entrada do diretor de composição Murayama.
O mangá original de Trigun é conhecido por equilibrar elementos sérios e humorísticos. Shirasu garantiu que a adaptação de Stargaze conseguiu enfatizar ainda mais esses elementos. A série chega num momento em que o Orange consolidou a sua reputação na animação 3D, e a expectativa dos fãs é elevada.
Trigun Stargaze estreia na Crunchyroll em janeiro de 2026. Enquanto isso, Trigun Stampede continua disponível na plataforma para quem quiser revisitar ou descobrir a série pela primeira vez.








