O anime Anohana: The Flower We Saw That Day foi uma das grandes surpresas de 2011, quando estreou com animação pelo estúdio A-1 Pictures e direção de Nagai Tatsuyuki. Mas a criadora da história, Mari Okada, não estava nada confiante em que o anime fosse aprovado.
Numa recente entrevista ao Mantan Web, Mari Okada aprofundou a origem da acarinhada série anime que marcou a primeira parceria criativa entre ela e o diretor de Anohana, Nagai Tatsuyuki.
Mari Okada comentou que desde os momento iniciais da produção do anime o objetivo era contar uma história de maioridade, um drama contemporâneo, algo que ela creditava seria pouco atrativo para os estúdios de animação:
Quando propusemos Anohana pela primeira vez, pensei que definitivamente não seria aprovado. Não tinha apelo suficiente como obra original, e alguns até acharam que era fraco e simples. Mas é isso que se espera de nós. Ser capaz de fazer uma história que não seria aprovada em mais lado nenhum é, na verdade, bastante desafiante.
Apesar das dúvidas desta equipa criativa, AnoHana acabou por se revelar um enorme sucesso. Isto acabou por fazer com que a dupla Mari Okada e Nagai Tatsuyuki voltassem a trabalhar juntos em animes como Anthem of the Heart (2015), Maquia: When the Promised Flower Blooms (2018) e Her Blue Sky (2019).
A dupla conhecida como Super Peace Busters trabalhou recentemente no filme anime Fureru no estúdio CloverWorks (DARLING in the FRANXX, PERSONA 5 the Animation).
Na descrição de AnoHana podemos ler:
Quando Yadomi Jinta era criança, era uma peça central num grupo de amigos íntimos. Com o tempo, porém, estes amigos de infância separaram-se e, quando se tornaram estudantes do ensino secundário, há muito que deixaram de pensar uns nos outros como amigos.
Uma das amigas deste grupo, Honma Meiko, tem agora um desejo que pede a Jinta que realize. O problema é que ela já não se consegue lembrar qual é o seu desejo. Como Meiko não para de incomodar Jinta com isso, ele cede e decide tentar realizar esse desejo que desconhece; para isso, porém, pode ser necessária a ajuda dos seus outros antigos amigos, agora todos muito afastados dele e uns dos outros.
Há muito tempo que não fala com Anjou Naruko, Matsuyuki Atsumu, Tsurumi Chiriko ou Hisakawa Tetsudou; enquanto ele luta para realizar o desejo de Meiko e reúne os seus velhos amigos no processo, todos os velhos sentimentos que ainda existem entre eles e há muito tempo escondidos estão fadados a surgir novamente.