A MBS Television confirmou numa conferência de imprensa realizada a 27 de setembro que o staff da produção da adaptação para anime do mangá Dandadan, escrito e ilustrado por Yukinobu Tatsu, chegou a um entendimento com os representantes de YOSHIKI após a controvérsia gerada pela canção “Hunting Soul” no episódio 18 da série.
Kohei Yagi, diretor de programação geral da MBS, esclareceu que “é verdade que recebemos um pedido do lado do YOSHIKI para diálogo. Em resposta, o nosso comité de produção envolveu-se adequadamente em discussões com o lado do YOSHIKI. Depois de compreendermos as situações de cada um, a posição foi de ‘vamos avançar a partir daqui'”.
A polémica teve início a 7 de agosto, quando YOSHIKI, líder da icónica banda X Japan, expressou confusão nas redes sociais após o lançamento da canção “Hunting Soul”, uma clara homenagem ao músico e ao seu grupo. O artista revelou ter sido contactado por advogados sobre possível violação de direitos de autor, perguntando aos fãs como deveria reagir e marcando os perfis oficiais de Dandadan e serviços de streaming.
DanDaDan pede desculpa por controvérsia de direitos de autor
Curiosamente, YOSHIKI admitiu ter achado a homenagem divertida e manifestou interesse em ver a série. A canção, interpretada pela banda fictícia HAYASii (inspirada nos X Japan), foi posteriormente removida de várias plataformas de streaming japonesas pouco mais de uma semana depois.
O comité de produção do anime emitiu um pedido de desculpas por não ter dado conhecimento prévio a YOSHIKI e aos X Japan sobre a utilização das suas semelhanças. No comunicado, o staff mencionou estar envolvido em discussões construtivas e considerando futuras colaborações criativas. A canção acabou por regressar às plataformas de streaming.