Mais...
    InícioAnimeDescobre os valores psicossociais das personagens de Don't toy with me Nagatoro-san

    Descobre os valores psicossociais das personagens de Don’t toy with me Nagatoro-san

    Por detrás de muito bullying temos uma série do mais interessante nos campos da psicologia social

    Ijiranaide Nagatoro-san (Don’t toy with me Nagatoro-san) é um manga escrito e ilustrado por Nanashi, que recebeu recentemente uma série anime. Esta como sabemos é alvo de polémicas por colocar um rapaz em situações controversas. Contudo, por detrás de muitos inuendos sexuais e “Senpais” não consigo ignorar o facto que Ijiranaide Nagatoro-san é uma série extremamente interessante num ponto de vista psicossocial. Embora o seu número de personagens se resuma a uma mão-cheia, todas são dotadas de valores esmiuçáveis para quem vibra com a psicologia humana.

    Começamos pelas supostas amigas da Nagatoro, Gamo-chan e Yoshi. Curiosamente, reparo que esta dupla infernal, não tem o devido destaque nas conversas ou discussões da série, pois apresenta condições psicossociais bem interessantes. Estas representam a faixa de indivíduos que usa elementos de prestígio, para destacar ou se afirmar num grupo social. Gamo-chan, usa a projeção da Nagatoro, para se manter numa posição socialmente favorável, a jovem imita as mesmas ações e valores para permanecer no mesmo. Certas vezes quando é confrontada, ou seja, quando faz frente à Nagatoro, entra em pânico porque sabe se perder o seu elo social, não pode viver o seu Superego, e regressa ao estado banal de uma estudante normal.

    Contudo, Yoshi, a outra companheira sempre acompanhada da Gamo-chan, consegue ir mais além destes registos, porque bateu ainda mais fundo no poço. A jovem não tem absolutamente nem voz, nem voto em qualquer assunto. Age de força automática, imitando quer ações como a última palavra de uma frase de destaque para se manter no grupo. Um dos registos mais interessantes desta foi durante um episódio, quando manifestou uma atitude própria e voluntária, e foi imediatamente confrontada pela Gamo-chan, para manter a sua posição social teve de voltar ao seu estado habitual.

    Quanto à própria Nagatoro, de início foram quase intragáveis as situações que colocava o seu Senpai. Contudo, com desenrolar da série e acontecimentos estas passaram a ser mais “teases” que outra coisa. Isto porque o bullying nesta fase é uma fachada, e sem se dar conta apaixonou-se pelo Senpai, pelo simples facto deste ser autêntico, amável, preocupado com o seu bem-estar, e perseguir os seus sonhos. Contudo, como vivem em mundos muito diferentes, a única forma que encontrou de aproximação foi esta via. No fundo, a Nagatoro também deseja que o rapaz aja com mais confiança, saiba-se impor e por essa razão as constantes provocações. Também em certos registos, a Nagatoro parece gradualmente querer evadir-se do seu mundo de “Gal” e de indivíduos falsos e superficiais que se julgam melhores apenas pela sua aparência, este manifesto geralmente surge quando está acompanhada de outros rapazes, e age sem brio.

    Finalmente temos o Senpai (que se parece imenso com o protagonista de Persona 5), alguém desconhecemos o nome, e parece que no passado sofreu de um grande dissabor social -ou quem sabe trauma- e devido a esse acontecimento manifesta em todos os momentos uma enormíssima falta de confiança. Nesta fase o Senpai, refugia-se na sua bolha de conforto, ou seja, o Clube de Arte. É evidente que com o desenrolar de acontecimentos o jovem desenvolveu sentimentos amorosos pela Nagatoro, mas como são um misto de sensações que desconhece e geram confusão com a sua psique não encontra definitivamente com viabilidade para os corresponder. Também se aproximou mais do íntimo da sua amiga, por ser a única pessoa que interagiu com a sua perturbada personalidade.

    Como veem por detrás de muita polémica, Ijiranaide Nagatoro-san, esconde muitos valores psicológicos e uma leque de personagens absolutamente deliciosas nesta temática. Foi interessante ver o crescimento das suas personagens e tudo aponta que com o desenrolar da série, e quem sabe uma segunda futura temporada, estas sementes produzam frutos ainda mais ricos e sumarentos.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    9 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    9 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    1102
    1102
    19 , Maio , 2021 10:51

    Se fosse eu já tinha pedido arrego.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Reply to  1102
    19 , Maio , 2021 12:24

    O Senpai é muito paciente.

    1102
    1102
    Reply to  Bruno Reis
    19 , Maio , 2021 13:17

    Se um dia isso tiver dublado e quiserem colocar nele o nome de padre ou santo eu aceito de boa, seria estranho, mas aceito.

    Everaldo
    Everaldo
    19 , Maio , 2021 12:13

    man, o que tu falou da Nagato se confirma com o proximo episodio, e no manga com uma pequena exposição do passado sela mostra a causa depa assumir o posto de “gyaru”. sua foi bem interessante cara.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Reply to  Everaldo
    19 , Maio , 2021 12:23

    Obrigado, o efeito Gyaru, foi notório nos primeiros momentos. Quem sabe se a análise que fiz das outras personagens confirma-se também.

    Ruan Freitas
    Ruan Freitas
    19 , Maio , 2021 12:41

    Artigo muito bom, me deu um estalo quando veio a referência com o protagonista de persona 5, nunca tinha reparado nisso kkk. Essas situações são bem exageradas no anime mas retratam bem como é alguém que sofre bullying e é muito legal mostrar a Nagatoro ajudando e incentivando o senpai a lutar contra.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Reply to  Ruan Freitas
    19 , Maio , 2021 12:54

    Guess it was the “LAST Surprise” you were expecting!
    *bam tum diss*

    Brincadeiras à parte a Nagatoro é o heroi sem capa da série.

    wolfezz
    wolfezz
    23 , Maio , 2021 14:04

    achei muito legal sua análise e se caso haja mais temporadas, as amigas da nagatoro serão (eu espero que adaptem até o momento atual do mangá) mais trabalhadas ainda que eu ache que foi pouco.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Reply to  wolfezz
    7 , Junho , 2021 19:36

    É possível que recebamos mais outra temporada está a ter muito sucesso.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares