Terumi Nishii, a designer e personagens de JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable e Knights of the Zodiac: Saint Seiya, recentemente numa entrevista ao ITMedia falou sobre os efeitos do investimento estrangeiro na indústria anime, nomeadamente os animes produzidos pela Netflix.
Segundo Nishii, os orçamentos para anime da Netflix são aproximadamente “duas vezes” ou “três vezes” superiores a um anime comum. No entanto, os salários dos animadores não aumentaram de acordo. Ela relatou que as empresas de produção de anime “não parecem entusiasmadas” e que o trabalho está mais duro do que nunca. Embora ela não esteja numa posição de declarar definitivamente onde o dinheiro está a ser gasto, ela disse que pelo que ouviu, o dinheiro recebido pelas produtoras tende a ir para investimentos de capital. Muitas empresas estão no vermelho e precisam do dinheiro para simplesmente se manterem à tona. Para usar uma analogia, ela disse: “É como se chovesse no deserto. É engolido pela areia e não é suficiente para fazer as plantas crescerem”.
Nishii também explicou que isto não é diferente dos negócios normais no Japão. Os IPs de anime pertencem às empresas e os animadores não colhem a sua parte dos lucros. Segundo ela, os criadores são convidados a assinar um acordo cedendo os seus direitos criativos ao trabalho. Com jogos (por exemplo, jogos para mobile), é comum as pessoas que trabalharam no projeto assinarem acordos de não divulgação, tornando-as incapazes de dizer no que trabalharam.
Nishii acrescentou ainda que, da perspetiva de um produtor, existem vários problemas ao trabalhar com a Netflix; por exemplo, a Netflix não tem direitos sobre merchandising e volumes DVD/BD. No entanto, isso não faz diferença para os animadores e as empresas subcontratadas, porque elas nunca teriam controle sobre o IP em primeiro lugar. Ela espera que os fãs possam entender a situação em que os animadores estão. Se os fãs têm mais conhecimento, as empresas também podem sentir-se mais inspiradas a repensar a sua abordagem para criar anime.
Na entrevista, Nishii também mencionou que ela pessoalmente está numa posição privilegiada porque trabalha diretamente com Vince Shortino, ex-gerente geral da Crunchyroll no Japão. Ele trabalha como “um tipo de gerente” para ela e a conecta com clientes. Ela complementa o seu ordenado com o trabalho em jogos, que ela diz que tende a pagar melhor que o anime.
Nishii já anteriormente se pronunciou sobre as fracas condições de trabalho dos animadores no Japão afirmando que “Não importa o quanto você goste de anime, não é aconselhável vir para o Japão e participar em trabalhos anime. Porque a indústria da animação geralmente está sobrecarregada”.
Nishii é diretora de animação, designer de personagens e também desenha o mangá Crown of Ouroboros.
Ela trabalhou como designer de personagens de animes como Penguindrum, JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable, Knights of the Zodiac: Saint Seiya, Haikara-San: Here Comes Miss Modern, Servant × Service e A Town Where You Live.
Ela foi diretor de animação em Penguindrum, Servant × Service, JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable e Fushigiboshi no Futago Hime.
Essa frase resume bem a situação deles, e tmb uma mensagem pra quem quer ser animador nessa industria:
“Não importa o quanto você goste de anime, não é aconselhável vir para o Japão e participar em trabalhos anime. Porque a indústria da animação geralmente está sobrecarregada”.
E falando de forma hipotética, se eu quisesse ser animador nessa industria, criaria um estúdio independente.
Isso não vai mudar,o problema mesmo é a economia do japão que só piora a cada decada
Sério que mesmo os orçamentos deles sendo duas ou três vezes maiores, só saem aqueles animes medíocres?
E quanto aos animadores é realmente uma pena, são os que mais mereciam ganhar nessa indústria
Pra mim tbm não era novidade…
Será que se determina-se um piso salarial, as coisas não melhorariam pro animadores?
Putz
Esse situação está ficando cada vez mais tensa, espero que resolvam isso logo pois já tá assim a um bom tempo, mas não dá mais pra ficar desse jeito pois uma hora vai dar muita treta.?
Nossa esse trabalhadores estão sendo escravos e estão passando fome.
Os animadores japoneses sofrem, deve ter algo errado na industria
Achei que o problema era a netflix, mas não tem como ser, a empresa apenas contrata o estúdio e é o estúdio que dá seu preço pelo serviço que o cliente pede, é a gestão do estúdio que não transmite bem os valores justos para os funcionários e sabemos como é no Japão…
Tem um detalhe que é dito que isso não jeito, a gente como animador/criador em todo lugar precisa assinar contrato que não temos direitos autorais da peça criada para o estúdio e as vezes nem podemos divulgar que fizemos.
Não é nenhuma surpresa, nem algo característico da animação, toda industria é assim, ano após ano, a industria pode dobrar de tamanho, triplicar o faturamento, mas os funcionários da base, piso de fabrica nunca vai sentir esse impacto, seus salários não sobem proporcionalmente, a única remuneração que acompanha é a dos patrões, mas ao mesmo tempo em caso de crise e prejuízo eles tem que assumir
Impressionante como essa situação dos animadores e vários outros trabalhadores no ramo dos animes não muda, pessoal fala tanto em assistir anime legalizado e tals para contribuir com os autores oficiais do produto, mas parece que quem recebe todo nosso dinheiro são apenas os “cabeças” das empresas, apenas os chefes e cargos mais elevados. Essa situação tem que mudar, senão daqui a alguns anos não terá mais pessoas interessadas em trabalhar nesse ramo.
Não é nenhuma surpresa. O modelo de exploração dos animadores está enraizado na indústria de animação japonesa.
Os esforços pra mudar esse cenário vão ser grandiosos.
é oficial…. animador só se lasca nesse mundo, vão pro youtube…aposto que ganham mais com padrinho