Um veterano diretor da indústria do anime gerou controvérsia ao criticar publicamente o estúdio MAPPA (Jujutsu Kaisen, The God of High School, Dororo, Dorohedoro) por ter removido o nome do diretor original Ryū Nakayama dos créditos de Chainsaw Man: The Compilation. Kazuomi Koga, conhecido pelo seu trabalho em séries como Pokemon, Golden Kamuy e Re:Zero, utilizou as redes sociais para expressar a sua indignação com a decisão.
A polémica surgiu com o lançamento dos filmes de compilação que resumem a primeira temporada do anime Chainsaw Man. Segundo relatos, o nome de Ryū Nakayama, diretor da série anime, foi completamente omitido dos créditos, apesar de o filme incluir material da temporada que ele dirigiu.
Koga não poupou nas críticas ao estúdio, declarando que a remoção dos créditos demonstra que “os diretores de animação de obras originais não têm direitos morais ou direito à integridade”. O realizador veterano considerou a atitude “uma falta de respeito” e questionou se a MAPPA é “um estúdio que protege os seus diretores”.
“Numa edição compilatória, o nome do diretor anterior foi elegantemente apagado, e com cortes, áudio regravado e outras modificações… independentemente da qualidade da versão televisiva, mesmo com financiamento de uma única empresa, fazer isso significa que o estúdio não protege os seus diretores, por isso não gostaria de trabalhar lá”, escreveu Koga nas redes sociais.
某総集編で前監督の名前がキレイに消えててカット編集に音声新録等の改変されてるって事は、やはり原作物アニメのアニメ監督には著作人格権や同一性保持権は無いって事だよなぁ…
TVの出来は兎も角、一社出資でもそれをやるって事はあのスタジオは監督を守らない会社って事だから俺は仕事したくないや— 古賀一臣@アニメ監督 (@the_red_scanner) September 6, 2025
O diretor estabeleceu uma comparação com a indústria cinematográfica, sugerindo que se tal situação ocorresse num filme estrangeiro ou japonês live-action, “seria uma questão bastante séria”. Koga lamentou que na indústria anime “esse tipo de coisa não acontece”, referindo-se aparentemente à falta de proteção para os criadores.
Esta controvérsia surge num momento particularmente sensível para a MAPPA, que tem enfrentado críticas crescentes sobre as condições de trabalho oferecidas aos animadores. Durante a produção da segunda temporada de Jujutsu Kaisen, vários profissionais do estúdio partilharam publicamente relatos sobre as duras condições vivenciadas durante o processo de criação.
O caso levanta questões mais amplas sobre os direitos dos criadores na indústria anime, onde é comum que os créditos e reconhecimentos sejam alterados conforme os interesses comerciais dos estúdios. A situação também coincide com o lançamento próximo de Chainsaw Man The Movie: The Reze Arc, previsto para estrear dia 23 de outubro em Portugal.
Até ao momento, a MAPPA não emitiu qualquer declaração oficial explicando a ausência do nome de Ryū Nakayama dos créditos dos filmes de compilação, deixando em aberto as razões por trás desta decisão controversa.