Diretora defende animação de Gokushufudou muito criticada pelos fãs

Recentemente vimos o trailer (em cima) da adaptação para série anime do mangá The Way of the Househusband (Gokushufudou) de Kousuke Oono e começaram a chover críticas à animação.

Esta nova produção dos estúdios J.C.STAFF foi amplamente criticada por fãs que afirmam já ter visto apresentações em PowerPoint no mesmo nível.

As críticas foram tantas que a diretora da série anime, Chiaki Kon (Arcana Famiglia, Back Street Girls: Gokudolls, Higurashi no Naku Koro ni), veio a publico defender-se a dizer que este foi o estilo de animação pedido.

No vídeo promocional foi adotada uma produção “imóvel” dos painéis do manga. Os produtores disseram-se “Faça uma animação que pareça um mangá! Que os personagens não se mexam!”, e deu muito trabalho… Houve cenas em que pensei: “Seria muito mais fácil se fizéssemos do zero da forma tradicional”. Enfim, o trabalho era muito complicado.

O autor do mangá também já se pronunciou sobre a animação:

Achei que o método de animação se adequava muito bem à atmosfera acelerada do trabalho original. Senti que a velocidade das piadas não era prejudicada pelas várias maneiras de mostrar e dirigir com materiais limitados. Também acredito que as atuações dos seiyuu podem ser sentidas e apreciadas diretamente.

Com estreia agendada para o dia 8 de abril de 2021, a animação é do estúdio J.C.STAFF, a direção é de Chiaki Kon (Back Street Girls: Gokudolls, Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal Movie 1, Golden Time, Higurashi no Naku Koro ni) e o argumento é de Susumu Yamakawa (Back Street Girls: Gokudolls, Maiko-san Chi no Makanai-san)

The Way of the Househusband segue um membro aposentado da yakuza conhecido como “Immortal Tatsu”, que está a viver sua carreira pós-crime como dono de casa. Ele ainda consegue encontrar problemas de vez em quando, só que desta vez no corredor do supermercado, em vez de um beco.

Capa do volume 2 de The Way of the Househusband
Capa do volume 2 de The Way of the Househusband

The Way of the Househusband começou a ser publicado na Kurage Bunch da Shinchosha em fevereiro de 2018 e a Shinchosha lançou o seu 5º volume a 9 de junho de 2020. A Viz Media está a publicar o mangá em inglês e o seu 4º volume foi lançado a 15 de setembro de 2020.

O mangá ganhou a categoria de Melhor Publicação de Humor nod Will Eisner Comic Industry Awards deste ano. A obra inspirou também uma adaptação para série live-action.

Subscreve
Notify of
guest

24 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
CF
CF
3 , Março , 2021 2:21

Eu assisti uns bons segundos do trailer e, não gostei. Parei, refleti sobre e cheguei na seguinte conclusão: é igualzinho a Back Street Girls.

Irei assistir? Talvez.
A animação me agradou? Não.

DeFF
3 , Março , 2021 1:17

Esse trailer me fez lembrar do anime de Saiki Kusuo que tem algumas cenas assim. Se tivessem colocado dessa forma somente em certos momentos, a qualidade visual iria melhorar, e muito.

Não ficou 100% ruim/feio, mas poderia ter sido melhor no modo convencional, mesmo que simples ao estilo JCStaff, e a estória iria fazer seu papel que era carregar a adaptação.

Devem ter tido dificuldade em montar um roteiro também com base nesse formato…Senti pena da diretora depois que vi essa noticia o dia todo hoje.

Shuujin
Shuujin
3 , Março , 2021 0:29

O problema é que o pessoal quer tudo no estilo tradicional, quando veem algo diferente já choram, igual aconteceu com Eizouken, isso limita muito a liberdade criativa dos autores, eu achei a animação legal, sempre é bom ver algo que foge dos padrões, o pessoal tem que aprender que diferente e ruim não são sinônimos.

King Lion 2019
King Lion 2019
Reply to  Shuujin
3 , Março , 2021 1:12

O problema não é nem isso, o estilo de animação que eles tentaram colocar aqui se chama Motion Comic, mas é mal feito, tem animações desse estilo no Youtube feitas por fãs melhores que isso aqui. O negócio é mal animado mesmo, perceba que os quadros não estão nem finalizados direito, já que é só quadro estático se esperaria ao menos quadros estáticos bem desenhados. E olha que isso é um trailer, onde suspostamente deveria ter as “melhores cenas”

Shuujin
Shuujin
Reply to  King Lion 2019
3 , Março , 2021 21:51

Eu não enxerguei como mal desenhado ou finalizado, me pareceu proposital essa escolha artística inclusive a falta de cenário em algumas cenas, me parece que esse estilo minimalista foi proposital pra dar um ar cotidiano e simples como uma forma de contrastar com a aparência nem um pouco simples do protagonista, inclusive algumas deformações pontuais como forma de comédia, eu posso estar dando crédito demais pros produtores, mas pra mim não me pareceu algo mal feito, mas sim algo mais estilizado e diferente, apesar de uma coisa eu tenha de concordar, ficou clara a falta de orçamento pra esse anime, algo já esperado de um anime da Netflix.

King Lion 2019
King Lion 2019
Reply to  Shuujin
3 , Março , 2021 22:21

Não concordo, porém respeito a opinião. Mas em uma coisa concordamos, o orçamento aqui foi do troco do pão. A desculpa de “foi proposital” é perfeita pra fazer qualquer porcaria como isso aqui. Mas se for ver fan animations no YT onde o pessoal faz esse tipo de coisa se recurso nenhum e sai melhor, dá pra se ter uma ideia.

Shuujin
Shuujin
Reply to  King Lion 2019
4 , Março , 2021 15:30

Ser proposital não é desculpa, é algo que acontece, é a visão artística do produtor, você ou outros podem até não gostar, mas aquilo foi o que o criador quis passar, acho que você não tá sabendo a diferença entre ser “feio” por ser mal animado e “feio” propositalmente, vou dar como exemplo a luta do Naruto vs Pain, muita gente acha erroneamente que aquilo foi mal animado, mas não, aquilo foi propositalmente a visão do diretor, a diferença entre ser mal animado e ser proposital é que proposital desde o começo os criadores idealizaram daquele jeito, já mal animado é quando os criadores até tinham uma visão na cabeça, mas por N motivos não conseguiu realizar a ideia. Mas nesse caso, parece que eles até fizeram o máximo com os centavos que a Netflix deu como orçamento, e eu particularmente não achei ruim.

Pedro Rodrigo
Pedro Rodrigo
Reply to  Shuujin
3 , Março , 2021 14:12

Tens razão, eu vou dar uma vista de olhos na certa, só acho que seria preferível um anime assim num anime original, até porque se é para se parecer a um manga como um rapaz aqui disse dá sempre para ler o manga, a história ganhou prêmio de melhor comédia do mundo neste último ano, muita gente estava com vontade de verem um bom investimento nisso, já agr a sério que as pessoas acharam isso de Eizouken, ganhou o melhor diretor e animação

Shuujin
Shuujin
Reply to  Pedro Rodrigo
3 , Março , 2021 21:53

No caso de Eizouken, teve YouTuber que ficou chorando por causa dos traços, dizendo que era feio e que deveria ser igual SAO, isso tomou uma repercussão bem grande no Twitter e a hashtag disso chegou até no mangaka, tem um pessoal que quer todos os animes iguais, por isso tem tanto anime genérico por aí….

King Lion 2019
King Lion 2019
Reply to  Shuujin
3 , Março , 2021 22:25

Esse lerdão aí do int0xi anime foi literalmente o único que pensou isso. Pois o resto da internet basicamente abraçou a obra depois disso, lotando as redes sociais de memes e paródias com as personagens principais. Inclusive o anime se saiu bem em diversas premiações internet a fora aí também.

Shuujin
Shuujin
Reply to  King Lion 2019
4 , Março , 2021 15:33

Você que pensa, você não tem nem ideia do tanto de gente que eu vi concordar com ele e dizendo que o anime era ruim por ter o traço feio e coisas do tipo, foi após isso ter tomado uma maior proporção que apareceu o pessoal pra defender o anime, mas mesmo após isso ainda teve gente falando que era ruim por ser feio.

Dominick Nicknick
Dominick Nicknick
Reply to  Shuujin
8 , Abril , 2021 21:09

n tem nada de revolucionário nisso, só foi feito com o cu mesmo

Savoir Frère
Savoir Frère
3 , Março , 2021 0:17

Netflix, né…

Arawn- Deus da morte
Arawn- Deus da morte
3 , Março , 2021 0:17

Alguém lembra do ninja slayer a técnica ou estilo é o mesmo.
Para mim ficou bom.

Joe
Joe
3 , Março , 2021 0:12

Qual a lógica de criar um anime que pareça um mangá e que os personagens não se mexam, se já existe o PRÓPRIO mangá? Que bobeira os caras fizeram aí hein..

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
2 , Março , 2021 23:54

Engraçado , mas não gostei dessa animação… SE seguir o trailer , passo longe
Vai parecer Thermas Romanas.. que foi uma droga

Pedro Rodrigo
Pedro Rodrigo
2 , Março , 2021 23:14

Eu percebo o lado dela e até tenho pena, agora sendo realistas, não vão ter a audiência que poderiam vir a ter e esses comentários não passam de pensamentos de muitas outras pessoas.

Marcio Rogerio
3 , Março , 2021 16:53

Vou assistir, me parece engraçado, acho que vou gostar.

?Pico Trap Delícia?
?Pico Trap Delícia?
3 , Março , 2021 15:43

Animação sem animação que legal só que não e o pior não é nem estar assim e sim que foi proposital e todos concordaram WTF !!! Bom só resta a direção se salvar e creio que vai sair algo engraçado pois é a diretora de back street girls mesmo assim foi ideia de jirico fazer quadros estáticos coloridos com falas propositalmente.??

♛ Mคster : Hirøshi ♛
4 , Março , 2021 23:17

Uma anime praticamente sem animação, só com alguns movimentos kkkkk, idéia de Jerico isso, uma Pena fazerem a adaptação desse jeito, pois o Mangá é Bem Legal, merece uma adaptação bem melhor, mesmo desse jeito, vou ver, por ter Curtido pakas o mangá.

Ψυκιησ 『Deus Da Censura』
Ψυκιησ 『Deus Da Censura』
3 , Março , 2021 4:49

“Houve cenas em que pensei: “Seria muito mais fácil se fizéssemos do zero da forma tradicional”. Enfim, o trabalho era muito complicado.”
Tá de brincadeira né, minha filha? Como Motion Cômico dá trabalho?

Péssima escolha, gostei nenhum pouco. Tava mó ansioso pra ver a obra e minhas expectativas caíram drasticamente dps disso, aff.

Joe
Joe
Reply to  Ψυκιησ 『Deus Da Censura』
3 , Março , 2021 6:13

Quando ela disse isso eu pensei naqueles animadores que fazem aqueles sakugas insanos, mas aparentemente esse anime todo travado dá mais trabalho que isso, lol.

Ψυκιησ 『Deus Da Censura』
Ψυκιησ 『Deus Da Censura』
Reply to  Joe
3 , Março , 2021 10:06

Né kkkk. Dps dessa, quero até saber o trabalho q tiveram com isso

Diego Andrew
9 , Abril , 2021 7:39

Acabei de assisti e ficou legal :v pena que só teve 5 episodios